E a Competição Europeia CanSat 2018 teve lugar... nos Açores!




A Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu a Ilha de Santa Maria, nos Açores, para sediar a final europeia do concurso CanSat 2018.

A final da competição europeia CanSat 2018 ficou a cargo do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) do Governo dos Açores, em colaboração com parceiros locais.

O evento teve lugar entre 28 de junho e 1 de julho de 2018. No total, competiram 19 equipas: as vencedoras das competições nacionais de 17 dos estados membros da ESA, nos quais se incluiu Portugal, e duas participações especiais, Hungria e Japão. 

A missão que se impôs às equipas foi o de projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite, o CanSat, cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) tinham de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. À semelhança do que acontece nos projetos espaciais reais, as equipas tiveram a tarefa de desenvolver o projeto do seu CanSat para levar a cabo uma missão científica. Durante a campanha de lançamento, as equipas lançaram e operaram os seus CanSats, analisaram os dados colhidos e apresentaram os seus resultados a um júri. Cada equipa foi composta por um máximo de 6 alunos do ensino secundário, de 14 a 19 anos, orientados por um professor.

Esta iniciativa da ESA, que ocorre desde 2010, tem o objetivo de estimular e aumentar o conhecimento dos jovens nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), bem como inspirá-los a seguir carreiras nesses ramos.

Clique aqui para saber mais sobre a competição CanSat Portugal 2018.

Clique aqui para saber mais sobre a competição europeia CanSat 2018.




Partilhe





Outras Notícias


Workshops da 5ª Conferência dos Professores EspAciais
Workshops da 5ª Conferência dos Professores EspAciais


Portugal vice-campeão Europeu no CanSat 2018!
Portugal vice-campeão Europeu no CanSat 2018!


Reveja Don Thomas no Pavilhão
Reveja Don Thomas no Pavilhão