E a Competição Europeia CanSat 2018 teve lugar... nos Açores!




A Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu a Ilha de Santa Maria, nos Açores, para sediar a final europeia do concurso CanSat 2018.

A final da competição europeia CanSat 2018 ficou a cargo do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) do Governo dos Açores, em colaboração com parceiros locais.

O evento teve lugar entre 28 de junho e 1 de julho de 2018. No total, competiram 19 equipas: as vencedoras das competições nacionais de 17 dos estados membros da ESA, nos quais se incluiu Portugal, e duas participações especiais, Hungria e Japão. 

A missão que se impôs às equipas foi o de projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite, o CanSat, cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) tinham de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. À semelhança do que acontece nos projetos espaciais reais, as equipas tiveram a tarefa de desenvolver o projeto do seu CanSat para levar a cabo uma missão científica. Durante a campanha de lançamento, as equipas lançaram e operaram os seus CanSats, analisaram os dados colhidos e apresentaram os seus resultados a um júri. Cada equipa foi composta por um máximo de 6 alunos do ensino secundário, de 14 a 19 anos, orientados por um professor.

Esta iniciativa da ESA, que ocorre desde 2010, tem o objetivo de estimular e aumentar o conhecimento dos jovens nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), bem como inspirá-los a seguir carreiras nesses ramos.

Clique aqui para saber mais sobre a competição CanSat Portugal 2018.

Clique aqui para saber mais sobre a competição europeia CanSat 2018.




Partilhe





Outras Notícias


Reveja a 5ª Conferência de Professores EspAciais
Reveja a 5ª Conferência de Professores EspAciais


Workshop de Formação de Professores CanSat 2019
Workshop de Formação de Professores CanSat 2019


Formações da ESA em 2019 para professores do Ensino Secundário
Formações da ESA em 2019 para professores do Ensino Secundário