Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final

   Moon Camp 2018/2019 - Vencedores e Evento Final




Terminou a primeira edição do Moon Camp Challenge da ESA. Conheçam os projetos das equipas finalistas e fiquem a par da excelente prestação das equipas Portuguesas.

As 12 equipas vencedoras desta competição foram convidadas a participar num webinar ao vivo com o astronauta Tim Peake da ESA! Vejam também aqui a sua transmissão na íntegra.


Moon Camp: "may the games begin!"

O pontapé de saída da primeira edição desta nova competição da ESA contou com a participação de mais de 850 alunos de todo o mundo! As 294 equipas presentes tiveram como missão projetar e desenvolver uma base lunar em 3D.

Os alunos precisaram de investigar as condições de habitabilidade da Lua e de trabalhar arduamente ao longo de todo o ano letivo para poderem alcançar os objetivos propostos. A ESA deu-lhes a oportunidade de utilizar as ferramentas de design 3D da Autodesk, vários recursos educativos (incluindo animações da Airbus Foundation) e foram convidados a participar em webinars com especialistas em exploração espacial e em design 3D. 

Os projetos foram julgados com base na sua funcionalidade, criatividade, viabilidade e qualidade do respetivo modelo 3D. Um painel de especialistas da ESA em exploração espacial e lunar selecionou 20 finalistas para cada uma das duas categorias da competição, previamente definidas em função da faixa etária dos alunos.

Conheçam aqui os projetos finalistas da Categoria 1 (até aos 12 anos) e os da Categoria 2 (dos 13 aos 18). Portugal também marcou presença nesta fase final da competição, com duas equipas na primeira categoria e uma na segunda, respetivamente! 

Por fim, o Júri elegeu 6 vencedores para cada categoria: os 3 melhores projetos dos Estados Membros da ESA e os 3 melhores dos Estados não membros. Estão todos de parabéns, a qualidade do trabalho desenvolvido foi extremamente elevada!

 

Evento Final

O astronauta Tim Peake teve a oportunidade de acompanhar o trabalho produzido pelas 12 equipas vencedoras e aproveitou para felicitar todos os presentes: “Os vossos projetos têm designs brilhantes e fantásticos. Eu gostei particularmente das soluções que vocês propuseram para se protegerem das radiações, dos sistemas de suporte à vida e das formas que idealizaram para produzir alimentos. São bem reveladoras do vosso trabalho e dedicação.”

A pedido dos alunos, Tim partilhou algumas das suas experiências na Estação Espacial Internacional, falou do crescente problema do lixo espacial e das melhores formas de abordar esta importante questão.

As equipas revelaram-se muito curiosas sobre o futuro da exploração espacial e perguntaram a Tim se e quando seria possível construirmos uma base humana permanente na Lua. Tim tem feito muito trabalho de pesquisa ultimamente sobre este assunto e procurou responder a todas as questões, aproveitando também para recolher a opinião dos próprios alunos.

Após a sessão de perguntas e respostas, Tim despediu-se dos alunos dedicando-lhes algumas palavras de encorajamento: “Parabéns por terem superado este incrível desafio. Eu acho que todos fizeram um ótimo trabalho! Continuem. Precisamos de cientistas, engenheiros, astronautas e exploradores jovens e brilhantes para que todos os nossos projetos se tornem realidade. "

Assista aqui ao webinar do evento final do Moon Camp Challenge:

 


Agradecimentos

Obrigado a todas as equipas e professores Portugueses que participaram nesta competição pelo vosso esforço e pelo excelente trabalho desenvolvido. Aproveitamos para recordar que o Moon Camp estará de volta no ano letivo de 2019/2020.

Continuem atentos à nossa página!

 

Nota final

O Moon Camp é um projeto educacional curricular e interdisciplinar dirigido pela ESA e pela Airbus Foundation, em parceria com a Autodesk.




Partilhe





Outras Notícias



Fatal error: Uncaught PDOException: SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'FROM objecto o WHERE ' at line 3 in /var/www/html/www.esero.pt/includes/noticia.php:156 Stack trace: #0 /var/www/html/www.esero.pt/includes/noticia.php(156): PDOStatement->execute() #1 /var/www/html/www.esero.pt/includes/objectos.php(30): include('...') #2 /var/www/html/www.esero.pt/index.php(36): include('...') #3 {main} thrown in /var/www/html/www.esero.pt/includes/noticia.php on line 156