Compreender a Terra através do Espaço I e II

Ações de longa duração

 

Vários professores do 1.º ciclo e pré-escolar tiveram a oportunidade de frequentar duas formações gratuitas e acreditadas de longa duração pelo ESERO Portugal .  

Os docentes tiveram de apertar bem o cinto para viajar connosco pelo Sistema Solar, enquanto pesquisaram as alterações climáticas, testaram as suas forças e montaram circuitos elétricos, entre muitas outras atividades que procurámos desenvolver de uma forma clara, interativa e divertida para os docentes fazerem com os seus alunos em sala de aula.

Todas as sessões dos cursos Compreender a Terra através do Espaço I e II (CTAE I e CTAE II) decorreram em formato presencial no Pavilhão do Conhecimento. O primeiro começou em março e o segundo em fevereiro de 2023. Apesar dos nomes dos cursos, o CTAE II pode ser feito independentemente do CTAE I. Saiba tudo aqui.

 

Informações gerais CTAE I CTAE II Galeria de fotos

Informações gerais

 

A ação “Compreender a Terra através do Espaço I” teve a sua primeira sessão marcada para o final do mês de março e a última para o início de junho de 2023. Já o “Compreender a Terra através do Espaço II” começou no final de fevereiro e terminou no final de abril.

Estes dois cursos de formação são destinados aos docentes do 1.º ciclo e do Pré-escolar. Nesta formação, pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares.

Ambas as ações são apresentadas de acordo com a metodologia Inquiry Based-Learning. Consulte todas as informações sobre cada uma destas formações:

Compreender a Terra através do Espaço I

8 sessões | Total 25 horas | Presencial

1.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Pré-Escolar

 

Datas e horário : 23, 28 e 30 de março; 2, 4, 9 e 11 de maio e 3 de junho de 2023.

As 8 sessões perfizeram um total de 25 horas. As primeiras 7 sessões tiveram a duração de 3 horas e decorreram em dias úteis, das 17h30 às 20h30. A última durou 4 horas, incluiu a apresentação final e teve início marcado para as 9h00 a um sábado.

 

Conteúdos :

Este curso explora os seguintes tópicos científicos: Sistema Solar, luz, temperatura, aspectos físicos do ambiente, o uso da matemática na vida quotidiana, noções básicas de gravidade e viver no Espaço. Mais informações aqui .

 

Acreditação:

A formação encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação.

 

Inscrições :

Foram feitas na página do Centro de Formação Ciência Viva . Número máximo de formandos: 20.

Compreender a Terra através do Espaço II

8 sessões | Total 25 horas | Presencial

1.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Pré-Escolar

 

Datas e horário : 28 de fevereiro; 2, 7, 9, 14, 16 e 21 de março e 29 de abril de 2023.

As 8 sessões perfizeram um total de 25 horas. As primeiras 7 sessões tiveram a duração de 3 horas e decorreram em dias úteis, das 17h30 às 20h30. A última durou 4 horas, incluiu a apresentação final e teve início marcado para as 9h00 a um sábado.

 

Conteúdos:

Este curso explora os seguintes tópicos científicos: Alterações Climáticas, observação da Terra, forças, electromagnetismo, luz e o corpo humano.

A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação. Mais informações aqui .

 

Inscrições :

Foram feitas aqui, na página do Centro de Formação Ciência Viva . Número máximo de formandos: 20.

Galeria de fotos

Apresentamos aqui algumas fotos tiradas em edições anteriores destes dois cursos. Nos últimos dois anos decorreram em formato online, este ano voltamos ao presencial!