Data: 25 de novembro de 2017
Horário: 14h às 19h
Local: Pavilhão de Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa
Destinou-se a professores do 2.º ciclo e do 3.º ciclo, códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550
Formador: Rui Delgado, Adelina Machado
Veja como correu o evento:
Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. O objetivo é dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, na recolha de dados e respetiva análise.
Dado estar a decorrer o concurso Astro Pi, promovido pela Agência Espacial Europeia, destinado a alunos de todos os níveis de ensino até ao secundário, esta formação também pretende apoiar os professores participantes neste concurso.
Assim, além de darmos a conhecer todos os conteúdos associados a este concurso, abordamos diversos tópicos, entre os quais:
- Introdução às linguagens de programação Scratch e Python.
- Em que consiste o kit Astro Pi?
- Como programar um Raspberry Pi.
- Como recolher dados e fazer a respetiva análise.
As atividades desta formação poderão ser integradas na sala de aula quer a nível do 2.º ciclo, abordando as condições necessárias à vida humana, quer a nível do 3.º ciclo no estudo das condições ambientais, no estudo dos fenómenos óticos ou em outros itens do currículo que o professor considere adequado.
Esta ação de curta duração é certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva (ao abrigo do decreto lei nº 22/2014).