Nesta ação de curta duração debatemos a importância da exploração espacial robótica e da tecnologia em geral.
Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?
Utilizando kits LEGO® Mindstorms EV3, montámos e programámos pequenos robôs que tiveram de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores, analisámos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.
Inscrições:
As inscrições encontram-se agora encerradas.
Destinatários:
Destinou-se a professores dos códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.
Estrutura:
Ação de curta duração de 6 horas.
Calendarização:
18 de maio de 2019 | Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Número máximo de formandos: 25 | Número mínimo de formandos: 20
Local de Formação:
Escola Secundária de Castro Verde
Objetivos:
O objetivo principal foi promover a literacia dos professores em relação aos seguintes temas:
- Exploração espacial;
- Programação;
- Desenvolvimento de projetos de investigação em sala de aula;
- Propriedades da luz;
- Análise de dados recolhidos com sensores.
Metodologia:
1ª Parte: Introdução teórica à programação e à exploração espacial. Durante a manhã, os formadores apresentaram os temas teóricos da ação de acordo com a metodologia de Inquiry Based-Learning.
2ª Parte: Montagem dos robôs e resolução dos desafios lançados para exploração do ambiente circundante.
Formadores:
Vera Andreia Leonardo Pina
João Emanuel Dias
Avaliação:
O processo de avaliação incidiu sobre a produção de um relatório escrito (no máximo uma folha), contendo uma reflexão crítica sobre a relevância da sessão de formação para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Adicionalmente, será requerido o preenchimento de uma ficha de avaliação da ação de formação.