ASTRO PI - Aprender a programar um Raspberry Pi
NOVA DATA: Esta ação tem data definitiva marcada para o dia 8 de fevereiro.
Horário: Das 14h às 19h.
Local: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa
Destina-se a: Professores do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo, códigos de docência 110, 230, 240.
Formadores: Sandra Gonçalves e Adelina Machado
Objetivos: Esta ação de formação pretende capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Para além disso, também lhes serão dadas ferramentas para sensibilizarem os alunos para a importância da programação como um instrumento essencial no dia a dia; quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como por exemplo a recolha de dados e respetiva análise.
As atividades desta formação poderão ser integradas na sala de aula quer a nível do 2.º ciclo, abordando as condições necessárias à vida humana, quer a nível do 1.º ciclo no estudo das condições ambientais, como a temperatura da sala de aula.
Conteúdos: Para mais informações sobre os conteúdos da ação consulte a sua ficha ténica aqui (PDF).
Apoio ao concurso Astro Pi: Neste momento, encontra-se a decorrer o concurso Astro Pi, promovido pela Agência Espacial Europeia, destinado a alunos de todos os níveis de ensino até ao secundário. Como tal, esta formação também pretende apoiar os professores participantes neste concurso.
Inscrições: As inscrições encontram-se agora encerradas.
Nota Importante: Esta ação tinha sido inicialmente agendada para o passado dia 23 de novembro de 2019. Foi adiada a pedido de vários docentes que manifestaram interesse em participar e que não tinham disponibilidade para o fazer nessa altura por se encontrarem com muito trabalho nas respetivas escolas, nomeadamente alguns dos próprios inscritos. Com o intuito de dar a oportunidade a todos, a título excecional, o ESERO Portugal decidiu adiar esta ação.
Por este motivo, os professores que já se tinham inscrito em novembro e que tinham sido selecionados pelo ESERO Portugal terão à mesma lugar nesta ação.
Esta ação de curta duração é certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva (ao abrigo do decreto lei nº 22/2014).