Investigadores convidados para esta Ação

    Investigadores convidados para esta Ação

Explorando os Limites da Vida: Do Mar Vermelho ao Planeta Vermelho e mais Além, por André Antunes

Esta apresentação irá focar-se no estudo dos limites da Vida no nosso planeta, explorando a biodiversidade das fossas abissais hipersalinas do fundo do Mar Vermelho. Estes ambientes invulgares e remotos são considerados como um dos mais inóspitos no nosso planeta, dado que combinam elevada salinidade, pressão, temperatura, para além de serem desprovidos de Oxigénio.

Apesar das suas condições adversas, estas fossas albergam uma enorme diversidade de novas e exóticas espécies. As semelhanças destes ambientes com algumas das características existentes em Marte e nos oceanos das luas geladas de Júpiter e Saturno (Europa e Encélado) fazem deles um alvo ideal para estudos astrobiológicos. Os frutos destas investigações são particularmente úteis para o planeamento de futuras missões espaciais em busca de Vida noutros planetas.


Biografia do formador: André Antunes é especialista em microbiologia de ambientes extremos e marinhos. A sua carreira de investigação envolveu períodos de trabalho em Portugal e em outros países na Europa, África, e Médio Oriente. Foi previamente professor universitário em Cabo Verde e no Reino Unido, sendo agora professor associado na Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, onde é o coordenador da área de astrobiologia no primeiro laboratório de referência estatal Chinês para ciências lunares e planetárias. A sua investigação centra-se atualmente em biodiversidade microbiana e bio-prospecção de ambientes extremos inexplorados, geomicrobiologia e astrobiologia.

 


Rochas, Água e Cabeço de Vide: Uma Água do Outro Mundo, por Carla Rocha

Na Terra existem formações e mineralizações que podem servir como análogos ao estudo das rochas em Marte, inclusivamente à envolvente da água e da Vida. Apesar de serem cenários opostos, as zonas de Cabeço de Vide e Rio Tinto são igualmente interessantes para estudar a vida extremófila e a influência da água nas rochas. Fazendo paralelismos com o Sistema Solar, iremos abordar a importância da água para a formação de certo tipo de rochas, perceber as diferenças entre vários tipos de água e aprender a realizar simples análises à água que nos podem fornecer muitas informações sobre as suas propriedades.


Biografia da formadora: Carla Rocha é Hidrogeóloga e neste momento está na fase final do seu Doutoramento no Instituto Superior Técnico. A suas áreas de especialidade são estudos hidrogeológicos em superfícies de interação entre água-rocha e geomorfologia da superfície de Marte. É autora de várias publicações cientificas com especial foco na região de Cabeço de Vide. O seu trabalho já recebeu atenção por parte dos media nacionais e internacionais.





Partilhe