Astro Pi para principiantes (ESA)

    Astro Pi para principiantes (ESA)

Conteúdos:

Esta formação centra-se em atividades de sala de aula que fazem uso de uma abordagem de aprendizagem através de tinkering1, o que ajudará os professores a desenvolverem as capacidades de pensamento crítico dos alunos e testarem os seus conhecimentos nas disciplinas de programação e de ciência experimental.

Os computadores Astro Pi são pequenos dispositivos informáticos capazes de realizar grandes feitos. A ESA está a colaborar com a Fundação Raspberry Pi para gerir um projeto educativo que faz uso de dois computadores Astro Pi localizados na ISS, através de codificação experimentação científica. Durante esta sessão, os formandos terão a oportunidade de trabalhar com o software e hardware de um Astro Pi, incluindo o seu conjunto de sensores. Aprenderão a configurar e a programar um Astro Pi em Python, a linguagem por ele utilizada.

Estes computadores especiais podem ser comandados a partir da sala de aula para cumprirem diversas funções a bordo da ISS: permitem comunicar com os astronautas através da manipulação de texto e imagens numa tela de LED; e também podem realizar experiências científicas no Espaço. Estas duas tarefas são também os desafios do projeto escolar Astro Pi.

_________________

1Tinkering é definido como “uma tentativa de reparar ou de melhorar algo de uma forma casual ou desordenada”, segundo o Dicionário de Inglês de Oxford. No contexto desta formação, trata-se da capacidade de desmontar um item e de descobrir como o utilizar, melhorar e experimentar sem qualquer estrutura. Através do tinkering, os estudantes poderão utilizar todas as competências ou técnicas que incluem frequentemente a decomposição de uma tarefa ou problema, reconhecimento e abstracção de padrões, e formulação de algoritmos para resolver este e outros problemas ou situações semelhantes.





Partilhe