Sobre

ESERO (European Space Education Resource Office) é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática, como forma de promover o interesse dos alunos nestas disciplinas nos níveis básico e secundário e incentivar carreiras científicas e de engenharia.

Em cada país aderente, ESERO é estabelecido em colaboração com instituições a nível nacional ligadas à educação de ciência, de modo a melhor corresponder aos interesses da comunidade educativa. Em Portugal a parceria foi estabelecida com a Ciência Viva, com sede no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa.

O ESERO Portugal quer ser um ponto de referência para os professores portugueses do ensino básico e secundário, facilitando a abordagem de temas do Espaço na sala de aula, através da disponibilização de recursos educativos, oficinas e cursos de formação.

Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica foi criada em 1996 para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens da população. A Ciência Viva começou como uma unidade integrada no Ministério da Ciência e Tecnologia e é, desde 1998, uma associação privada sem fins lucrativos tendo como associados a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência de Inovação SA e 9 instituições científicas de referência em Portugal.

A Ciência Viva tem promovido o ensino experimental nas escolas, campanhas nacionais de divulgação científica e a criação de uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva em todo o território nacional.

Agência Espacial Europeia A ESA é uma organização de 20 estados membros para "tornar realidade e promover a cooperação entre os estados Europeus em investigação e tecnologia espacial para fins exclusivamente pacíficos" (artigo 2 da convenção da ESA).

A ESA tem como missão social associada à sua missão científica e tecnológica a divulgação acessível para todos os cidadãos das suas missões e dos desenvolvimentos que estas trazem ao seu dia-a-dia, a par de um programa educacional com recursos para professores e alunos.

Portugal aderiu à ESA no ano 2000.

Mais informações sobre a ESA podem ser encontradas aqui.





Partilhe





© Ciência Viva - 2017