Professores EspAciais

    Professores EspAciais

Critérios para se ser Professor EspAcial: 

 

1.  Ter participado na Conferência de Professores EspAciais;

2.  Ter participado, pelo menos, numa formação de professores pelo ESERO Portugal;

3.  Ter aplicado os recursos do ESERO Portugal na sala de aula com originalidade e frequência;

4.  Ter disseminado as atividades e recursos do ESERO Portugal entre os seus pares, em eventos e na sua comunidade local.

 

Professores EspAciais 2022

 

Cristina Gonçalves

 

Hugo Oliveira do Carmo

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Física e Química A | 10.º e 11.º anos; Física | 12.ºano (neste ano letivo: Física e Química A | 11.º ano)

 

 

Ser Professor EspAcial é partilhar com os alunos, deslumbrado, o privilégio que temos, enquanto seres conscientes, para conhecer cada vez mais sobre o Espaço e o nosso lugar no mesmo, repleto de mistérios ainda por descobrir. E ensinar Ciência e a sua importância, enquanto ferramenta indispensável para esse conhecimento. 

 

Jeane de Fátima

 

Luísa Laborinho Alves

 

Maria Samora

 

Nelson Honório

 

Nuno Bettencourt

 

Paula Valamatos Reis

Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Cargo: Professora Bibliotecária e Coordenadora do Clube de Ciência Viva na Escola no seu Agrupamento

 

 

Ser Professora é poder inspirar diariamente. É dar e receber. É ensinar e aprender. É trabalhar em rede. Ser Professora EspAcial é mobilizar todos os recursos para honrar a nobre missão dos Clubes de Ciência Viva na Escola. É potenciar o saber em ação para promover a cultura e a literacia científica. É acreditar que o céu é o limite!

 

 

Rui da Costa

Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Aplicações Informáticas B | 12.º ano; TIC | 8.º ano

 

 

Para mim, ser professor EspAcial é uma oportunidade de cativar os alunos para as ciências e tecnologias, nomeadamente as que estão ligadas ao Espaço, pelo fascínio que estas intrinsecamente geram nos alunos. É lançar-lhes a semente do prazer que se tira em ser desafiado e ultrapassar obstáculos a cada dia: reforço sempre a ideia que só é impossível realizar o que ainda não foi realizado.

 

 

Rui Dias

Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Aplicações Informáticas B, TIC e Programação | 4.º, 9.º e 12.° anos

 

 

 

“Ser professor EspAcial permite-me potenciar os conhecimentos dos meus alunos e levá-los a patamares mais elevados.

 

 

Vera Silva

Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Redes de Comunicação | 11.° ano; Arquitetura de Computadores | 10.° ano

 

 

 

“Ser professora EspAcial é utilizar a interdisciplinaridade do Espaço para desenvolver projetos STEAM, permitindo aos alunos alcançarem objetivos específicos através deste tema.

 

 

Professores EspAciais 2021

 

Ana Monteiro

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química | 7.º ao 12.º ano

 

 

 

“Ser Professora EspAcial é aproveitar todas as oportunidades para aprender, com os olhos postos no Universo, e fazer o melhor em cada dia para inspirar e motivar os meus alunos.”

 

 

Carlos Almeida

Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: TIC, Programação, Redes de Comunicação e Aplicações Informáticas | 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário regular e profissional

 

“Ser professor não é só explicar a matéria, é mostrar aos alunos os diferentes caminhos para uma meta. No fundo, é ensiná-los a pensar. Ser Professor EspAcial é o reconhecimento de que o estamos a conseguir.”

 

 

Carlos Marques Dias

Grupo de docência: 500 - Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Matemática | 7.º, 8.º e 9.º ano (3.º Ciclo do Ensino Básico)

 

 

 

“Ser Professor EspAcial é olhar para o céu e querer ver e entender o Universo.”

 

 

Fernando Silveira

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade

Oficina das Ciências Fisico Naturais (resultado da fusão das disciplinas de Ciências Físico Químicas e Ciências Naturais), Física e Química | 7.º e 10.º anos 

 

“Ser Professor EspAcial é ter o privilégio de fazer parte de uma comunidade que leva mais alto professores e alunos com um trabalho absolutamente espacial!”

 

 

Jesuíno Simões

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade

Físico-Química | 9.º ano; Física e Química A | 11.º ano; Física | 12º. ano

 

“Ser professor é ajudar a aprender, e se for possível fazê-lo com a cabeça na Lua, perfeito.”

 

 

João Cera

Grupo de docência: 540 - Eletrotecnia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Controlo e Automação, Programação e Robótica, Tecnologias Aplicadas, Eletricidade e Eletrónica | 7.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano

 

 

“Ser Professor é despertar no aluno a vontade de aprender, ser Professor EspAcial é um reconhecimento de que o trabalho desenvolvido deu frutos.”

 

 

Maria do Céu Tavares

 

Maria do Rosário da Silva Baptista

Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano

 

 

 

“Ser Professora EspAcial é levar o Universo para dentro da sala de aula.”

 

 

Maria Teresa Teles

 

 

Ondina Espírito Santo

Grupo de docência: 520 - Biologia e Geologia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Biologia e Geologia | 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º ano)

 

“Ser professora é mais do que uma profissão. Amo o que faço, ensino e aprendo todos os dias e todos os dias são diferentes. Ser professora é superar desafios, é fazer parte da vida dos meus alunos, assim como eles fazem parte da minha, é contribuir para a sua formação a caminho do sucesso. E se, ao mesmo tempo, puder acrescentar ao Ensino o Espaço, a minha paixão, alcanço a felicidade suprema na vida de uma professora.”

 

 

Rui Patrício

Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas e anos de escolaridade:

TIC | 3.º e 4.º ano; Atividades Experimentais | 4.º ano

Projeto Tec. Música “O Digital na Educação Musical”, um projeto piloto com quatro turmas do 4.º ano e duas turmas de 5.º ano

 

“Ser Professor EspAcial é ser um ‘lançador’ de sonhos nas crianças.”

 

 

Sílvia da Conceição

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional

Disciplinas e anos de escolaridade: 9.º, 10.º e 11.º anos de Física e Química A e Curso Técnico de Informática e Gestão de Redes (TIGR) e Curso Técnico Auxiliar de Saúde (TAS)

 

“Ser Professor EspAcial é ter o privilégio de levar aos meus alunos ‘um novo olhar sobre o Universo’ para que possam sonhar, viajar e acreditar que um dia, também poderão partilhar a beleza do Espaço.”

 

 


Professores EspAciais 2019

 

Alina Louro

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Física, Química e Cidadania e Desenvolvimento (sou Coordenadora Geral da disciplina do Agrupamento de Escolas) | 7.º e 10.º ano (neste ano letivo)

 

“Para mim, ser Professora de Física é a realização de um sonho de menina. Ser Professora EspAcial é um presente pelo sonho alcançado.”

 

Helena Capela

Grupo de docência: 500 - Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: 3º ciclo e cursos profissionais (nos últimos anos)

 

 

Ser professora e, em particular, professora EspAcial, é abrir uma janela, afastar um pouco a cortina e dar um vislumbre do mundo em que vivemos para que, no futuro, aqueles que se cruzam connosco o possam amar, explorar, respeitar e proteger.

 

 

Isabel Borges

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Presentemente não está a dar aulas porque se encontra a fazer um doutoramento em Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação

 

 

Ser Professora EspAcial é simplesmente bem saber ensinar a Ciência :)

 

 

Maria Manuel Costa

 

Patrícia de Jesus

Grupo de docência: 520 - Biologia e Geologia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Biologia e Geologia (10.º e 11.º ano) | Biologia (12.º ano)

 

 

 

“Ser Professora EspAcial é ter o privilégio de ajudar os alunos a acreditar que o sonho comanda a vida! Não existem impossíveis!”

 

 

Pedro Jorge

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química A | 10º e 11º anos e Física | 12º ano

 

 


Ser Professor EspAcial é utilizar o Espaço para ensinar Ciência, inspirar os alunos a sonhar e a superarem o que pensam ser os seus limites.

 

Sandra Gonçalves

Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Anos de escolaridade: 1º, 2.º, 3.º e 4.º anos

 

 

Ser Professora EspAcial é dignificar a profissão e demostrar aos alunos o potencial do pó de estrelas que está em tudo e que sem ele não somos nada. É semear nas pequenas mentes o despertar para o que parece inatingível, todos os dias.

 

 

Sandra Vasconcelos

Grupo de docência: 120 - Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas e anos de escolaridade: Inglês | 3.º e 4.º ano

 

 

 

Para mim, ser Professora EspAcial foi como abrir as portas do conhecimento, fazendo mais com os meus alunos, e poder trazer mais Espaço para dentro da sala de aula.”

 

 

Vera Leonardo

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Física e Química | 9.º e 11.º ano

 

 

“Ser Professora EspAcial é muito especial… Significa que o método e pedagogia que uso para ensinar e aprender com os meus alunos tem um foco, um objetivo que orienta a aprendizagem! O tema Espaço está presente em tudo o que aprendemos na sala de aula como tema aglutinador.”

 

 

Professores EspAciais 2018

 

Cátia Santos

Grupo de docência: 230 - Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Disciplinas e anos de escolaridade: Matemática e Ciências Naturais | 5.º e 6.º ano

 

“Ser professor é ser inspirador de sonhos, é fazer as crianças sonharem enquanto aprendem. É fazer os alunos acreditar que conseguem, ajuda-los a ir mais longe, quem sabe ao Espaço... Ser professor é seguir os gostos e desejos dos alunos, é fazê-los olhar e admirar o mundo, criar curiosidade e fascínio pelo desconhecido e ajuda-los a ir à descoberta, com responsabilidade e autonomia, para serem adultos felizes e preparados.”

 

 

César Marques

 

Cristina Pinho

Grupo de docência510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridadeFísico-Química A | 10.º e 11.º anos e Física | 12º ano

 

 

“Ser Professora EspAcial é ensinar Física no contexto mais interessante e motivador do mundo: o Espaço.”

 

 

Dário Zabumba

Grupo de docência510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridadeFísico-Química A e Física | 10.º, 11.º e 12.º anos

 

 

“Ser Professor EspAcial é trazer o Espaço para a sala de aula e transportar os alunos para um mundo fantástico, de astros onde apenas o ser humano sonha pisar, que serve de ‘cenário’ para as mais diversas aprendizagens.”

 

 

Duarte Cota

DisciplinasProgramação, bases de dados, aplicações informáticas e sistemas de informação

Anos de escolaridade: Cursos profissionais (nível 4), CET (nível V) e CTeSP (politécnico)

 

 

“Ser Professor EspAcial é um grande orgulho e o privilégio de fazer parte de uma rede de colegas dinâmicos e inovadores, capazes de estimular os nossos alunos para uma área apaixonante como é o Espaço.”

 

Fernanda Franco

Isabel Godinho

 

Miguel Neta

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química A | 10º e 11º anos e Física | 12º ano

 

 

 

“Ser Professor EspAcial é ter o gosto de ensinar aos alunos que a beleza do Espaço, e do que lá podemos procurar e fazer, pode ser entendida e aprendida.”

 

Paulo Sanches

 

Rui Delgado

Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

DisciplinasArquitetura de Computadores e Sistemas Operativos, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Linguagens de Programação

Anos de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º anos do Ensino Profissional (equivalentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade)

 

“Ser Professor EspAcial é levar a sala de aula para o Espaço. É ter o privilégio de poder acompanhar os alunos no seu processo de descoberta e construção do conhecimento, de derrubar barreiras e expandir os nossos horizontes.”

 

 

Sofia Ranito

Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano | 4.º ano neste ano letivo

 

 

“Ser Professora EspAcial é levar os alunos a voar mais alto!”

 

 

Teresa Paiva

Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Anos de escolaridade: 3.º ciclo nos últimos anos letivos

 

 

“Ser Professora é, para mim, a melhor profissão do mundo – adoro ensinar e aprender. Ser Professora EspAcial é recorrer, sempre que possível, à Astronomia e demais Ciências Espaciais para ensinar seja que assunto for.”

 

 





Partilhe