Critérios para se ser Professor EspAcial:
1. Ter participado na Conferência de Professores EspAciais;
2. Ter participado, pelo menos, numa formação de professores pelo ESERO Portugal;
3. Ter aplicado os recursos do ESERO Portugal na sala de aula com originalidade e frequência;
4. Ter disseminado as atividades e recursos do ESERO Portugal entre os seus pares, em eventos e na sua comunidade local.
Professores EspAciais 2022
Cristina Gonçalves
Hugo Oliveira do Carmo
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Física e Química A | 10.º e 11.º anos; Física | 12.ºano (neste ano letivo: Física e Química A | 11.º ano)
“Ser Professor EspAcial é partilhar com os alunos, deslumbrado, o privilégio que temos, enquanto seres conscientes, para conhecer cada vez mais sobre o Espaço e o nosso lugar no mesmo, repleto de mistérios ainda por descobrir. E ensinar Ciência e a sua importância, enquanto ferramenta indispensável para esse conhecimento.”
Jeane de Fátima
Luísa Laborinho Alves
Maria Samora
Nelson Honório
Nuno Bettencourt
Paula Valamatos Reis
Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Cargo: Professora Bibliotecária e Coordenadora do Clube de Ciência Viva na Escola no seu Agrupamento
“Ser Professora é poder inspirar diariamente. É dar e receber. É ensinar e aprender. É trabalhar em rede. Ser Professora EspAcial é mobilizar todos os recursos para honrar a nobre missão dos Clubes de Ciência Viva na Escola. É potenciar o saber em ação para promover a cultura e a literacia científica. É acreditar que o céu é o limite!”
Rui da Costa
Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Aplicações Informáticas B | 12.º ano; TIC | 8.º ano
“Para mim, ser professor EspAcial é uma oportunidade de cativar os alunos para as ciências e tecnologias, nomeadamente as que estão ligadas ao Espaço, pelo fascínio que estas intrinsecamente geram nos alunos. É lançar-lhes a semente do prazer que se tira em ser desafiado e ultrapassar obstáculos a cada dia: reforço sempre a ideia que só é impossível realizar o que ainda não foi realizado.”
Rui Dias
Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Aplicações Informáticas B, TIC e Programação | 4.º, 9.º e 12.° anos
“Ser professor EspAcial permite-me potenciar os conhecimentos dos meus alunos e levá-los a patamares mais elevados.”
Vera Silva
Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Redes de Comunicação | 11.° ano; Arquitetura de Computadores | 10.° ano
“Ser professora EspAcial é utilizar a interdisciplinaridade do Espaço para desenvolver projetos STEAM, permitindo aos alunos alcançarem objetivos específicos através deste tema.”
Professores EspAciais 2021
Ana Monteiro
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química | 7.º ao 12.º ano
“Ser Professora EspAcial é aproveitar todas as oportunidades para aprender, com os olhos postos no Universo, e fazer o melhor em cada dia para inspirar e motivar os meus alunos.”
Carlos Almeida
Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: TIC, Programação, Redes de Comunicação e Aplicações Informáticas | 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário regular e profissional
“Ser professor não é só explicar a matéria, é mostrar aos alunos os diferentes caminhos para uma meta. No fundo, é ensiná-los a pensar. Ser Professor EspAcial é o reconhecimento de que o estamos a conseguir.”
Carlos Marques Dias
Grupo de docência: 500 - Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Matemática | 7.º, 8.º e 9.º ano (3.º Ciclo do Ensino Básico)
“Ser Professor EspAcial é olhar para o céu e querer ver e entender o Universo.”
Fernando Silveira
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade:
Oficina das Ciências Fisico Naturais (resultado da fusão das disciplinas de Ciências Físico Químicas e Ciências Naturais), Física e Química | 7.º e 10.º anos
“Ser Professor EspAcial é ter o privilégio de fazer parte de uma comunidade que leva mais alto professores e alunos com um trabalho absolutamente espacial!”
Jesuíno Simões
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade:
Físico-Química | 9.º ano; Física e Química A | 11.º ano; Física | 12º. ano
“Ser professor é ajudar a aprender, e se for possível fazê-lo com a cabeça na Lua, perfeito.”
João Cera
Grupo de docência: 540 - Eletrotecnia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Controlo e Automação, Programação e Robótica, Tecnologias Aplicadas, Eletricidade e Eletrónica | 7.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano
“Ser Professor é despertar no aluno a vontade de aprender, ser Professor EspAcial é um reconhecimento de que o trabalho desenvolvido deu frutos.”
Maria do Céu Tavares
Maria do Rosário da Silva Baptista
Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano
“Ser Professora EspAcial é levar o Universo para dentro da sala de aula.”
Maria Teresa Teles
Ondina Espírito Santo
Grupo de docência: 520 - Biologia e Geologia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Biologia e Geologia | 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º ano)
“Ser professora é mais do que uma profissão. Amo o que faço, ensino e aprendo todos os dias e todos os dias são diferentes. Ser professora é superar desafios, é fazer parte da vida dos meus alunos, assim como eles fazem parte da minha, é contribuir para a sua formação a caminho do sucesso. E se, ao mesmo tempo, puder acrescentar ao Ensino o Espaço, a minha paixão, alcanço a felicidade suprema na vida de uma professora.”
Rui Patrício
Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Disciplinas e anos de escolaridade:
TIC | 3.º e 4.º ano; Atividades Experimentais | 4.º ano
Projeto Tec. Música “O Digital na Educação Musical”, um projeto piloto com quatro turmas do 4.º ano e duas turmas de 5.º ano
“Ser Professor EspAcial é ser um ‘lançador’ de sonhos nas crianças.”
Sílvia da Conceição
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional
Disciplinas e anos de escolaridade: 9.º, 10.º e 11.º anos de Física e Química A e Curso Técnico de Informática e Gestão de Redes (TIGR) e Curso Técnico Auxiliar de Saúde (TAS)
“Ser Professor EspAcial é ter o privilégio de levar aos meus alunos ‘um novo olhar sobre o Universo’ para que possam sonhar, viajar e acreditar que um dia, também poderão partilhar a beleza do Espaço.”
Professores EspAciais 2019
Alina Louro
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Física, Química e Cidadania e Desenvolvimento (sou Coordenadora Geral da disciplina do Agrupamento de Escolas) | 7.º e 10.º ano (neste ano letivo)
“Para mim, ser Professora de Física é a realização de um sonho de menina. Ser Professora EspAcial é um presente pelo sonho alcançado.”
Helena Capela
Grupo de docência: 500 - Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: 3º ciclo e cursos profissionais (nos últimos anos)
“Ser professora e, em particular, professora EspAcial, é abrir uma janela, afastar um pouco a cortina e dar um vislumbre do mundo em que vivemos para que, no futuro, aqueles que se cruzam connosco o possam amar, explorar, respeitar e proteger.”
Isabel Borges
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Presentemente não está a dar aulas porque se encontra a fazer um doutoramento em Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
“Ser Professora EspAcial é simplesmente bem saber ensinar a Ciência :)”
Maria Manuel Costa
Patrícia de Jesus
Grupo de docência: 520 - Biologia e Geologia do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Biologia e Geologia (10.º e 11.º ano) | Biologia (12.º ano)
“Ser Professora EspAcial é ter o privilégio de ajudar os alunos a acreditar que o sonho comanda a vida! Não existem impossíveis!”
Pedro Jorge
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química A | 10º e 11º anos e Física | 12º ano
“Ser Professor EspAcial é utilizar o Espaço para ensinar Ciência, inspirar os alunos a sonhar e a superarem o que pensam ser os seus limites.”
Sandra Gonçalves
Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Anos de escolaridade: 1º, 2.º, 3.º e 4.º anos
“Ser Professora EspAcial é dignificar a profissão e demostrar aos alunos o potencial do pó de estrelas que está em tudo e que sem ele não somos nada. É semear nas pequenas mentes o despertar para o que parece inatingível, todos os dias.”
Sandra Vasconcelos
Grupo de docência: 120 - Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Disciplinas e anos de escolaridade: Inglês | 3.º e 4.º ano
“Para mim, ser Professora EspAcial foi como abrir as portas do conhecimento, fazendo mais com os meus alunos, e poder trazer mais Espaço para dentro da sala de aula.”
Vera Leonardo
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Física e Química | 9.º e 11.º ano
“Ser Professora EspAcial é muito especial… Significa que o método e pedagogia que uso para ensinar e aprender com os meus alunos tem um foco, um objetivo que orienta a aprendizagem! O tema Espaço está presente em tudo o que aprendemos na sala de aula como tema aglutinador.”
Professores EspAciais 2018
Cátia Santos
Grupo de docência: 230 - Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Disciplinas e anos de escolaridade: Matemática e Ciências Naturais | 5.º e 6.º ano
“Ser professor é ser inspirador de sonhos, é fazer as crianças sonharem enquanto aprendem. É fazer os alunos acreditar que conseguem, ajuda-los a ir mais longe, quem sabe ao Espaço... Ser professor é seguir os gostos e desejos dos alunos, é fazê-los olhar e admirar o mundo, criar curiosidade e fascínio pelo desconhecido e ajuda-los a ir à descoberta, com responsabilidade e autonomia, para serem adultos felizes e preparados.”
César Marques
Cristina Pinho
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química A | 10.º e 11.º anos e Física | 12º ano
“Ser Professora EspAcial é ensinar Física no contexto mais interessante e motivador do mundo: o Espaço.”
Dário Zabumba
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química A e Física | 10.º, 11.º e 12.º anos
“Ser Professor EspAcial é trazer o Espaço para a sala de aula e transportar os alunos para um mundo fantástico, de astros onde apenas o ser humano sonha pisar, que serve de ‘cenário’ para as mais diversas aprendizagens.”
Duarte Cota
Disciplinas: Programação, bases de dados, aplicações informáticas e sistemas de informação
Anos de escolaridade: Cursos profissionais (nível 4), CET (nível V) e CTeSP (politécnico)
“Ser Professor EspAcial é um grande orgulho e o privilégio de fazer parte de uma rede de colegas dinâmicos e inovadores, capazes de estimular os nossos alunos para uma área apaixonante como é o Espaço.”
Fernanda Franco
Isabel Godinho
Miguel Neta
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Disciplinas e anos de escolaridade: Físico-Química A | 10º e 11º anos e Física | 12º ano
“Ser Professor EspAcial é ter o gosto de ensinar aos alunos que a beleza do Espaço, e do que lá podemos procurar e fazer, pode ser entendida e aprendida.”
Paulo Sanches
Rui Delgado
Grupo de docência: 550 - Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Disciplinas: Arquitetura de Computadores e Sistemas Operativos, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Linguagens de Programação
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º anos do Ensino Profissional (equivalentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade)
“Ser Professor EspAcial é levar a sala de aula para o Espaço. É ter o privilégio de poder acompanhar os alunos no seu processo de descoberta e construção do conhecimento, de derrubar barreiras e expandir os nossos horizontes.”
Sofia Ranito
Grupo de docência: 110 - 1.º Ciclo do Ensino Básico
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano | 4.º ano neste ano letivo
“Ser Professora EspAcial é levar os alunos a voar mais alto!”
Teresa Paiva
Grupo de docência: 510 - Física e Química do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Anos de escolaridade: 3.º ciclo nos últimos anos letivos
“Ser Professora é, para mim, a melhor profissão do mundo – adoro ensinar e aprender. Ser Professora EspAcial é recorrer, sempre que possível, à Astronomia e demais Ciências Espaciais para ensinar seja que assunto for.”