O Espaço vai à Escola 2024

Inscrições abertas!

 

O Espaço vai à Escola está de regresso!

Pelo 11º ano consecutivo, o ESERO Portugal convida cientistas e engenheiros especialistas em várias áreas ligadas ao Espaço para darem palestras exclusivas para todas as escolas do País (Ilhas incluídas, claro),

As palestras destinam-se a TODOS os níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário. Recordamos que esta iniciativa é uma ação anual gratuita e terá início na Semana Mundial do Espaço , que decorre de 4 a 10 de outubro.

A lista de palestras está em constante atualização, pelo que encorajamos que visite regularmente a página.

 

 

Como funciona O Espaço vai à Escola ?

 

 

Os professores têm apenas de seguir as instruções indicadas na nossa plataforma para selecionarem o tema ou o palestrante pretendidos. De momento, a nossa oferta vai de 9 de outubro a 15 de novembro e as inscrições já se encontram abertas.

A lista encontra-se em permanente atualização porque durante este período continuaremos a receber várias ofertas de palestras por parte dos investigadores. Os docentes devem assim consultar com frequência a lista das palestras para conseguirem reservar a palestra do seu agrado.

O ESERO Portugal continua a trabalha no sentido de permitir que todas as Escolas de todas as regiões do País possam usufruir desta iniciativa, em formato remoto e/ou presencial.

 

Esta iniciativa tem sempre muita procura, pelo que aconselhamos os docentes a inscreverem-se com a devida antedência!

Formato misto e seus pré-requisitos

 

 

Em 2023 manteremos os formatos presencial e online para as palestras, de acordo com a disponibilidade dos oradores . Em cada caso, os professores devem ter em conta o seguinte:

  • Palestras online : os professores devem dispor dos meios e ferramentas necessárias nas respetivas escolas para poderem ‘receber’ virtualmente o(a) palestrante desejado(a) através de uma plataforma digital.

  • Palestras presenciais : sempre que a palestra escolhida se encontrar disponível em formato presencial, os docentes devem ter em atenção os requisitos pedidos pelos investigadores no que diz respeito à área de localização e ao ciclo de ensino,  sob pena do pedido em questão ser indeferido . Em alguns casos, nos próprios textos com as descrições das palestras, os oradores dão algumas indicações que terão de ser respeitadas pelos professores.

 
 

Cada professor poderá escolher apenas uma palestra por cada ciclo de escolaridade para a sua escola.

 

O ESERO Portugal desaconselha que um investigador repita a palestra para várias turmas do mesmo ano ou de anos de escolaridade diferentes, recomendando que sejam feitas para o mesmo ciclo.

Contactos

 

 

Para envio de fotos das palestras e feedback sobre esta iniciativa ou esclarecimento de dúvidas contacte-nos:  esero@cienciaviva.pt