Astro Ovo - Desafio Criativo

Um novo desafio para TODOS os estudantes

 

Como podemos garantir que um astronauta aterra em segurança num planeta desconhecido? Como deve ser a cápsula espacial que o transporta? Que tipo de equipamento podemos utilizar na sua construção? E quais os custos envolvidos? Estas perguntas não têm certamente uma resposta fácil. Mas agora imagine que o astronauta em questão é... um OVO.

O ESERO Portugal desafia estudantes de todas as idades a participar no Desafio Astro Ovo, um projeto escolar inspirado nas conhecidas atividades "Egglander" ou "Eggnaut". Esta adaptação pretende ser mais criativa e mais abrangente do que a atividade original, tendo em conta o nível etário e a escolaridade dos participantes.

 

Introdução Perguntas propostas Fases propostas Candidaturas Regras gerais Recursos educativos

Regulamento

 

Introdução

 

A atividade Egglander ou Eggnaut é muito conhecida, tendo já sido realizada em muitas escolas com regras mais ou menos idênticas.

O ESERO Portugal pretende incentivar os professores a utilizar esta atividade como um exemplo de um desafio mais criativo, em função do nível etário e de escolaridade dos alunos. Os professores devem encorajar os seus alunos a formular uma questão problema, pesquisar, investigar e recolher dados.

Desta forma, gostaríamos que para além da construção da base que impeça que o OVO CRU se parta, fossem abordados os conceitos de energia envolvidos, bem como alguns princípios de economia sustentável.

Possíveis questões para os alunos

 

Sugerimos diferentes questões para a parte experimental da atividade, atendendo às idades dos alunos:

ߗ. Qual a energia necessária e suficiente para quebrar a casca de um ovo, tendo também em atenção se a sua queda se faz na longitudinal ou na horizontal?

2. Para diferentes alturas - 1, 2, 5 ou 10 metros - qual a quantidade de energia potencial envolvida?

3. Quais as transformações de energia ao longo da queda?

4. Como caracterizar todas as forças aplicadas ao ovo em queda, tendo em conta o respetivo suporte e resistência do ar?

5. Que tipo de materiais se devem incluir atendendo aos custos dos mesmos e aos recursos necessários para o seu fabrico?

Ꮾ. Onde está situado o centro de massa do sistema ovo + suporte? Poderá ter influência no seu movimento de queda?

7. E se o ovo fosse cozido? O centro de massa seria diferente? A resistência da sua casca sofreria alguma alteração?

8. O paraquedas é um fator determinante para o sucesso da missão Astro Ovo?

9. E em relação à constituição do ovo? O que sabemos acerca da constituição da casca, da gema e da clara?

No passado dia 11 de agosto fizemos uma atividade semelhante no ESA Space Adventure . Neste evento, cerca de 80 alunos viveram num ambiente lunar durante 3 dias no Pavilhão do Conhecimento.

Possíveis fases para o desafio

 

Propomos que o desafio tenha as seguintes fases:

 

ߗ. Levantamento de ideias prévias;

2. Pesquisa de várias ideias como proteger um ovo na queda livre;

3. Discussão das propostas e pesquisa efetuadas;

4. Enquadramento teórico necessário;

5. Proposta das atividades experimentais;

Ꮾ. Discussão das propostas apresentadas;

7. Construção do produto ou protótipo;

8. Lançamento do Astro Ovo;

9. Reflexão sobre o resultado da atividade experimental;

ߗ᠐. Avaliação do projeto;

ꔔ. Apresentação final do trabalho.

Candidaturas

 

A candidatura de cada equipa só é considerada válida pela organização se forem cumpridos os dois pré-requisitos que se seguem :

 

  • As inscrições devem ser feitas através do preenchimento do seguinte formulário:

Formulário de inscrições

 

  • Os trabalhos devem ser apresentados num vídeo com a duração máxima de 3 minutos, onde se demonstre a forma como decorreu todo o projeto e os objetivos propostos. Os links devem ser enviados para o email esero@cienciaviva.pt.

 

O prazo de entrega das candidaturas é 29 de fevereiro.

 

E depois?

 

São selecionados os 10 vídeos mais originais. As equipas serão convidadas a apresentar o seu projeto no Pavilhão do Conhecimento a 13 de Março , para recriarem a parte experimental. (ATENÇÃO à nova data!)

Regras gerais (obrigatórias!)

 

Apresentamos de seguida as regras gerais da competição:

 

1. Podem participar alunos de todos os níveis etários.

2. O desafio deve ser realizado em grupo, não havendo limitação do número de alunos por grupo.

3. Deve ser tomada em conta toda a informação disponível na seguinte tabela, consoante o grupo etário a que pertencem os alunos participantes:

Recursos educativos

Vamos aterrar na Lua?

Constrói um módulo que permita a aterragem segura do teu Astro Ovo na Lua ou num planeta desconhecido!   |   Todos os níveis de ensino   |   Protocolo experimental

Projeta o teu Paraquedas!

Guia para aterrares o teu CanSat em segurança  (esta atividade também pode ser adaptada para o Astro Ovo)   |   3.º ciclo e secundário   |   Protocolo experimental

Organização e Apoios