12.ª Edição do CanSat Portugal

O CanSat Portugal está de volta para a 12.ª edição! Preparem as latas, desenhem as missões e prendam bem o paraquedas, pois o ESERO Portugal vai selecionar os melhores projetos para lançarem o seu microssatélite num foguetão até 1000 metros de altura.

Esta iniciativa, dirigida a estudantes do ensino secundário, desafia alunos de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

Evento Final

Conheça as equipas vencedoras da final do CanSat Portugal 2025, que decorreu de 1 a 4 de maio, na ilha de Santa Maria, nos Açores. As 16 equipas apresentaram projetos de elevada qualidade, dificultando a decisão do júri. Conheça todas as missões e reveja os melhores momentos.

 

Prémio CanSat 2025 

Equipa ASTRO 

Salesianos de Lisboa - Colégio Oficinas de São José - Lisboa

Prémio Melhor Antena / ANACOM 

CANssini 

Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça, Leiria

Prémio Melhor Missão Científica

Micro - B - Plast 

Colégio de Santa Doroteia – Lisboa

Prémio Melhor Desempenho Técnico  

CANssini 

Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça, Leiria

Prémio Divulgação

TugaSpace 

Escola Secundária da Lousã – Lousã, Coimbra

Prémio Equipa Mais Profissional

AzLink

Escola Secundária Antero de Quental - S. Miguel, Açores

Prémio RED 

Khet UP   

Escola Secundária Camões - Lisboa

Menção Honrosa  

Xanthoria   

 Colégio Ribadouro - Porto 

Reveja os melhores momentos

Conheça os projetos das equipas

AgroSat

Escola Secundária Quinta das Palmeiras - Covilhã, Castelo Branco

Transformar as imagens capturadas no voo em dados úteis para a agricultura, usando câmaras multiespectrais, IA e sistema de navegação, o que permite analisar a saúde das plantas, trazendo benefícios e inovação para o setor agrícola!

Ver mais

Argos

Escola Secundária Daniel Sampaio, Sobreda - Almada, Setúbal

Recolher imagens do solo, no visível e infravermelho próximo, e localização GPS, para calcular e mapear o índice NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) permitindo avaliar o estado de saúde da cobertura vegetal.

Ver mais

A.S.T.R.O

Salesianos de Lisboa - Colégio Oficinas de São José - Lisboa

Fazer o processamento dos dados em tempo real, num ambiente unificado e de fácil leitura, que se distinga dos atuais métodos de telemetria de difícil interpretação que exigem processamento manual. O ambiente consistirá em múltiplas janelas como Primary Flight Display (PFD), Telemetry Data Display (TDD), entre outras. 

Prémio CanSat 2025 

AzLink

Escola Secundária Antero de Quental - S. Miguel, Açores

Dividir o CanSat em dois módulos e garantir a comunicação entre o que cai dentro do vulcão e a groundstation, a fim de analisar a temperatura e pressão atmosférica de um vulcão que mostrou recentemente em atividade. Desta forma, será possível obter dados em locais inóspitos para humanos e prever possíveis erupções.

Prémio Equipa Mais Profissional


Ver mais

CANssini

Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça, Leiria

Desenvolver um mapa topográfico e um mapa de temperatura da superfície, com o objetivo de criar microssatélites de emergência que permitam uma resposta imediata a catástrofes, disponibilizando informações essenciais para a monitoração destas.  

Prémio Melhor Antena / ANACOM 
Prémio Melhor Desempenho Técnico 


Ver mais

Espectro

Escola Secundária Camões - Lisboa

Determinar a irradiância de raios ultravioleta, através do efeito fotoelétrico, de modo a tomar as devidas medidas de segurança

HermeSat

Salesianos de Lisboa - Colégio Oficinas de São José - Lisboa

Desenvolver um satélite que combina fotografia aérea, inteligência artificial e voo controlado, destinado a orientá-lo para um local seguro. Tal será possível através do treino de um algoritmo de IA, utilizando o Google Teachable Machines para reconhecer habitações, rochas, superfícies de água e entre outros tipos de terreno.

IRSAT

Escola Secundária José Saramago - Mafra, Lisboa

Determinar a posição, orientação, velocidade e trajetória do CanSat utilizando um sistema de navegação inercial, com o objetivo de explorar a viabilidade de um sistema de navegação inercial de baixo custo, capaz de operar de forma autónoma e precisa em ambientes desprovidos de sinais de GPS, como Marte.

Ver mais

Khet Up

Escola Secundária Camões - Lisboa

Testar se fármacos compostos por proteínas sofrem alterações durante o voo. Usando elementos que simulam medicamentos e medindo a temperatura, pressão e humidade dentro do satélite, será possível comparar a gelatina que esteve no interior do satélite com a gelatina analisada previamente.

Prémio RED 

LimaSat

Escola Secundária Lima-de-Faria - Cantanhede, Coimbra

Identificar a variação dos níveis de radiação UV com a altitude, de forma a sensibilizar a população. Para tal, serão utilizados 4 módulos sensor de radiação ultravioleta UV UVM-30A que, após o devido tratamento dos dados, nos permitirão saber como varia a intensidade da radiação UV em função da altitude.

Micro-B-Plast

Colégio de Santa Doroteia - Lisboa

Detetar a presença e concentração de microplásticos na atmosfera,através do seu espectro de absorção no infravermelho. O ar vai passar por um canal, situado entre um laser de diodo eum fotodiodo. Os microplásticos presentes na coluna de arirão intercetar o laser, absorvendo parte da energia domesmo num comprimento de onda específico.

Prémio Melhor Missão Científica


Ver mais

OrbiSat Oeiras

Escola Secundária Sebastião e Silva - Oeiras, Lisboa

Medir a velocidade do som, e a sua variação ao longo da queda do CanSat.

TerriSpeak

Escola Secundária Adolfo Portela - Águeda, Aveiro

Criar uma central de comunicações que funcionará num contexto de desastres naturais através de um recetor de frequências de rádio e uma estação emissora separada da tradicional (ground station) que irá comunicar com o CanSat enviando dados.

TugaSpace

Escola Secundária da Lousã - Lousã, Coimbra

Rastrear o CanSat(objeto colaborante), através de realidade aumentada com a criação de óculos de realidade virtual, capazes de apontar para a localização prevista do nosso microssatélite num espaço a 3 dimensões.

Prémio Divulgação

Wi-fly

Escola Secundária Camões - Lisboa

Desenvolver um sistema mecânico capaz de ejetar quatro satélites de dimensões reduzidas (todos irão conter a missão primária). Estes irão comunicar entre si via Wi-Fi, comparando dados em tempo real. 

Ver mais

Xanthoria

Colégio Ribadouro - Porto

Desenvolver um revestimento inovador e sustentável para o CanSat, através da utilização de líquenes do género Xanthoria.

Menção Honrosa  


Ver mais

O que é o CanSat Portugal?

Créditos: Tiago Leão | Ciência Viva

O CanSat Portugalé um projeto educativo destinado aos estudantes do ensino secundário. A sua coordenação nacional está a cargo do ESERO Portugal desde 2014.

O que é um CanSat?

Trata-se de um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante. O nome vem da palavra em inglês para lata, " Can ", e da abreviatura " Sat ", para satélite. Nesta competição, os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.

Objetivos

As equipas participantes devem projetar um CanSat capaz de sobreviver a um lançamento que pode ser efetuado a partir de um avião, drone, balão ou mesmo de um pequeno foguetão, podendo chegar a uma altitude de 1000 m. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui também a análise dos dados recolhidos.

Valores

Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto "espacial" real de pequena escala, ao longo de um ano letivo. Por outras palavras, têm de escolher os objetivos da sua missão, projetar o seu CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.

Avaliação

No final, o trabalho das equipas será avaliado por um júri altamente qualificado em duas grandes vertentes: em termos relativos, pela forma como desempenham uma missão comum atribuída a todos os participantes; e em termos individuais, pela criatividade e valor científico de uma missão científica extra escolhida pela própria equipa.

Prémios

Vamos selecionar 16 equipas para a prova final. Existem vários prémios atribuídos, desde o melhor desempenho à melhor divulgação, sendo que os grandes vencedores serão convidados pela ESA a participar no 'Space Engineer for a Day' no ESTEC , nos Países Baixos, no final de junho de 2025.

Datas importantes

  • Data limite para inscrições na formação de professores

    Obrigatória para quem participa pela primeira vez

    até 29 de novembro 2024

  • Formação de professores CanSat Portugal

    Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

    07 dezembro 2024

  • Data limite para submissão de projetos

    Vídeo e documento de apresentação

    17 de janeiro 2025

  • Anúncio dos finalistas

    27 de janeiro 2025

  • Data limite para submissão do relatório e póster

    21 de abril 2025

  • Evento final

    Reveja a 11.ª edição

    1 a 4 de maio

  • Space Engineer for a Day

    Reveja a edição de 2024

    18 a 20 de junho

Resumo das Missões

Cada equipa deve idealizar um projeto científico para o seu CANSAT que integre duas missões obrigatórias, designadas por Missão Primária e Missão Secundária .

Missão Primária

A missão primária do CANSAT compreende 3 importantes objetivos:

  • Medição da temperatura do ar;

  • Medição da pressão atmosférica;

  • Transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.

Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados (como por exemplo o cálculo da altitude do voo) e organizados em gráficos para serem apresentados ao júri.

Missão Secundária

A missão secundária do CANSAT será definida pela própria equipa. A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do CANSAT e poderá ser baseada em missões reais de satélites ou numa demonstração da tecnologia utilizada no CANSAT.

Para alguns exemplos de missões secundárias, consulte a secção Recursos , um pouco mais abaixo.

Como participar

Para que uma equipa seja elegível para o concurso CanSat Portugal, deve verificar os seguintes requisitos:

 

Ter entre 4 e 6 alunos, apoiados por um professor/tutor.

Todos os alunos devem ser estudantes do ensino secundário a tempo inteiro numa escola em Portugal ou em regime de home schooling, devidamente certificado pelo Ministério da Educação ou organismo regional com tutela da educação.

A maioria dos membros da equipa deve possuir a nacionalidade portuguesa. Os alunos têm de ter entre 14 e 20 anos.

Cada professor/tutor só pode ser responsável por uma equipa.

O professor/tutor da equipa deve ter feito o Workshop anual do CanSat Portugal para Professores do ESERO Portugal pelo menos uma vez nos últimos 5 anos.

 

Mais informações no regulamentoda competição, de leitura obrigatória

Candidaturas

As candidaturas das equipas só serão consideradas após:

Preenchimento do formulário (leia tudo com atenção!)

Entrega do vídeo de apresentação e do documento de apresentação da equipa de acordo com o regulamento.

Recursos educativos

Apresentamos 12 recursos ESA/ESERO Portugal que serão certamente úteis para as equipas que estiverem interessadas em participar na próxima edição do CanSat Portugal. Alguns deles estão escritos em Inglês. Clique nas imagens seguintes para consultar ou descarregar cada um:

 

Guia e dicas gerais

 

Paraquedas

 

Arduíno

 

Antena

 

Especialistas

Workshop de Formação de Professores CanSat

Informações importantes

07 de dezembro 2024

Pavilhão do Conhecimento

Gratuita

Obrigatória *

* Para os docentes que participam no CanSat Portugal pela primeira vez e para os que a fizeram há mais de 5 anos

Todos os anos, o ESERO Portugal dinamiza um workshop de formação de professores para o CanSat Portugal. Este ano a formação decorreu no dia 07 de dezembro, das 09:00 às 19:00. A frequência neste workshop é  obrigatória para os professores que querem participar pela primeira vez nesta competição com os seus alunos. Os professores que já participaram anteriormente nesta formação poderão inscrever-se de novo, sendo a sua inscrição aprovada em função do número de vagas disponíveis.

Recordamos ainda que os professores não precisam de ter as equipas já formadas nesta fase inicial da competição . Por outro lado, dado o número crescente de colegas que nos anos anteriores revelaram interesse nesta formação, agradecemos que estejam conscientes que os professores inscritos neste workshop também serão desafiados a participar na presente edição do concurso (embora não sejam obrigados a fazê-lo).

Esta formação não é acreditada, sendo apenas fornecido um certificado de presença

Esta formação é presencial e obrigatória para os docentes que participam no CanSat Portugal pela primeira vez e para os que a fizeram há mais de 5 anos. O workshop da 12.ª edição terá lugar a 7 de Dezembro de 2024, no Pavilhão do Conhecimento. A inscrição é feita através desta ligação. As vagas são sempre limitadas!

Edições anteriores

Saiba como foram as edições anteriores do CanSat Portugal:

2024 |  2023 |  2022 |  2021 |  2020  |  2019 |  2018 |  2017 |  2016 |  2015 2014 

 

Conheça os vencedores e as missões nas edições anteriores na competição europeia:

2024 |  2023 |  2022 |  2021 |  2019 |  2018 |  2017 |  2016 |  2015 |  2014

Entidades responsáveis

Organização