Buracos negros com Hugo Messias


Gostaria de saber mais sobre buracos negros? E sobre um buraco negro muito especial, que se encontra no centro da nossa própria galáxia e que foi observado pela primeira vez na História há pouco mais de um mês? 

Reveja aqui a gravação integral da sessão sobre buracos negros com o astrofísico português Hugo Messias, que esteve à conversa connosco no Pavilhão do Conhecimento e respondeu a todas as questões do público. O evento também foi transmitido em direto nas nossas plataformas digitais.

No final da sessão, oferecemos aos participantes uma imagem do buraco negro assinada por Hugo Messias e um livro de banda desenhada sobre a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Reveja ainda o artigo publicado em 2019 pela Ciência Viva sobre a primeira imagem de um buraco negro. Saiba tudo aqui, na sua página espacial favorita!

 

Tudo o que sempre quis saber sobre buracos negros

O astrofísico português Hugo Messias aceitou o nosso desafio de vir ao Pavilhão do Conhecimento no dia 21 de Junho, pelas 16.00, para nos falar de buracos negros. Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, foi a anfitriã desta sessão.

O nosso convidado falou-nos sobre estes enigmáticos e apaixonantes objetos celestes e mostrou-nos algumas imagens e vídeos muito esclarecedores. No final, respondeu às perguntas do público presente no auditório e também de quem assistiu ao evento por via remota, a partir dos canais de Facebook e do YouTube do Pavilhão do Conhecimento. 

No final da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de levar para casa algumas recordações: uma fotografia da ‘sombra’ do buraco negro, obtida pelo EHT e assinada pelo próprio Hugo Messias; e um livro de banda desenhada sobre a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que foi realizada pela expedição de Eddington na Ilha do Príncipe há pouco mais de um século.

Reveja aqui toda a sessão. Trata-se ainda da gravação original. Em breve disponibilizaremos aqui a versão final, devidamente editada e com a inclusão de pelo menos mais um vídeo.

 

 

A sessão “À Conversa com Hugo Messias” foi presencial e decorreu no Pavilhão do Conhecimento no dia 21 de Junho de 2022. Tem a duração aproximada de 1 hora e 36 minutos e começa no minuto 12:52.

 

Quem é Hugo Messias?

Doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Hugo Messias é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Esteve envolvido no projeto do Event Horizon Telescope (EHT) que foi responsável pela obtenção da primeira evidência visual de um buraco negro, a 10 de Abril de 2019. Durante essa campanha de observações operou o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), uma das melhores cadeias de radiotelescópios do mundo. No mesmo ano, foi galardoado com o prémio GQ Men of the Year, na categoria Ciência.

Conheça melhor o nosso convidado neste artigo publicado pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space.

 

Uma comunicação histórica

No dia 12 de Maio, uma vasta equipa internacional de astrofísicos anunciou ao mundo que tinham conseguido obter a segunda fotografia da ‘sombra’ de um buraco negro supermassivo, a primeira daquele que se encontra no centro da nossa Via Láctea.

O ESERO PT acompanhou em direto uma das várias conferências de imprensa em que foi feita esta comunicação. Nesse dia fizemos também uma entrevista exclusiva a Hugo Messias, que também integrou esta equipa de cientistas. Pode rever todo o evento no vídeo que se segue. Mas se quiser assistir apenas à entrevista, comece a ver a partir das 1:32:40:

 

 

Artigos da Ciência Viva

Por ocasião do Encontro Nacional de Ciência 2019, em Julho do mesmo ano, a Ciência Viva publicou o artigo “Uma nova luz sobre os buracos negros” sobre a primeira imagem obtida de um buraco negro. O texto em questão contou também com uma declaração do próprio Hugo Messias.

No mesmo jornal do evento, “Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”, foram também referidas as comemorações do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, feita por Eddington na Ilha do Príncipe a 29 de Maio de 1919. Conheça ainda o livro de banda desenhada “As Luzes do Príncipe”, que foi distribuída no Ciência 2019. Leia ambos aqui (clique em cada imagem para maximizar):

 




Partilhe





Outras iniciativas