Robots em Marte 2023

Ação de curta duração

 

Professores do Algarve, Marte chama por vós!

Os docentes que se inscreverem nesta ação de curta duração terão a oportunidade de aprender vários conceitos úteis e práticos sobre programação e exploração espacial enquanto fazem atividades com robots da LEGO® Education. 

No âmbito da iniciativa Março Jovem 2023, esta formação do ESERO Portugal vai decorrer no dia 18 de março no Agrupamento de Escolas da Bemposta, em Portimão. Destina-se aos professores do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, com os códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.

Não perca esta oportunidade! Saiba tudo aqui.

 

Informações práticas Sobre a formação Galeria de fotos Apoios

Informações práticas

Ação certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva

Data:  18 de março de 2023

Horário:  11h às 13h e das 14h30 às 18h30 (6 horas)

Local: Agrupamento de Escolas da Bemposta

Morada: Rua Pedro Osório - Sítio da Bemposta

8500-291 Portimão

Destinatários : professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, em particular dos grupos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.

Formadores : ESERO Portugal e Professora EspAcial Vera Leonardo

Inscrições : encontram-se agora abertas na página das ações de curta duração do Centro de Formação Ciência Viva

Ficha técnica : mais informações disponíveis aqui ( PDF ).

Sobre a formação

 

Programa geral

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica e da tecnologia em geral.

Partiremos da questão-problema: Enviaremos robots para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?

Utilizando kits LEGO® MINDSTORMS® EV3, iremos montar e programar pequenos robots que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores, analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química. Saiba mais neste PDF .

Nota : O ESERO Portugal empresta estes (e outros) materiais didáticos às escolas.

 

Objetivos

Pretende-se promover a literacia dos professores em relação aos seguintes temas:

  • Exploração espacial;

  • Programação;

  • Desenvolvimento de projectos de investigação em sala de aula;

  • Propriedades da luz;

  • Análise de dados recolhidos com sensores.

Galeria de fotos

As ações 'Robots em Marte' que foram realizadas no Pavilhão do Conhecimento contaram sempre com a presença do Paxi e de cenários marcianos apropriados.
Nesta formação são utilizados robots LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 programáveis, cujos kits incluem motores e sensores. Os robots desempenham o papel de rovers marcianos, como o que se encontra representado na figura.
A ESA organiza anualmente vários workshops de robótica e programação nas suas instalações que utilizam os mesmos materiais desta formação. O ESERO Portugal ajuda a divulgar estas iniciativas na página.

Apoios

Esta formação irá decorrer no Agrupamento de Escolas da Bemposta, no âmbito da iniciativa Março Jovem 2023 .

Contará também com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e do Centro de Ciência Viva de Lagos .