Aprender a programar um Raspberry Pi

Ação de curta duração · Presencial · 25/01/2025 (Nova Data!)

 

Nessta ação de formação iremos explorar a utilização do Raspberry Pi na sala de aula com recurso às linguagens de programação Scratch e Python. Iremos abordar a  importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

As atividades desta formação poderão ser integradas na sala de aula quer a nível do 2.º ciclo, abordando as condições necessárias à vida humana, quer a nível do 1.º ciclo no estudo das condições ambientais, como a temperatura da sala de aula. Esta formação pretende também apoiar os professores inscritos ou que queiram participar no Astro Pi, um projeto da Agência Espacial Europeia, em colaboração com a Fundação Raspberry Pi. 

Aprender a programar um Raspberry Pi decorrerá dia 25 de janeiro, no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva e destina-se a professores do 1.º ciclo e do 2.º ciclo, códigos de docência, 110, 230, 240.

Inscreva-se e envolva os seus alunos no desenvolvimento de projetos motivadores.

 

Informações gerais

 

Título da ação

Aprender a programar um Raspberry Pi

 

Calendarização e formato

A ação de curta duração tem uma duração de 5 horas, e decorrerá dia 25 de janeiro,das 14h00 às 19h00, em formato presencial, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa

 

Destinatários

Professores do 1.º ciclo e do 2.º ciclo, códigos de docência, 110, 230, 240.

 

Metodologia

Sessão teórico-prática.

As atividades propostas foram construídas usando a metodologia do inquiry based science learninge versam os temas indicados sob diferentes perspetivas, pretendendo dar-se aos formandos, perspetivas de utilização das aprendizagens na sala de aula.

 

Formadores

Adelina Machado, Ciência Viva e ESERO Portugal

Fátima Pinto, Ciência Viva e ESERO Portugal

Rui Costa

Rui Dias

 

Para mais informações, consulte aqui a  ficha técnica da ação (nomeadamente sobre os objetivos e avaliação).