Professora EspAcial foi astronauta por um dia

No passado dia 29 de setembro de 2024, a professora Patrícia de Jesus acompanhou a Classe de 2024 do  Astronauta por um Dia , uma iniciativa criada e promovida pela Agência Espacial Portuguesa , em colaboração com a Ciência Viva, a Força Área Portuguesa, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e a Missão Continente.

Este projeto, realizado pela 3.ª vez, seleciona anualmente 30 estudantes do ensino básico e secundário, provenientes de diversos distritos e regiões autónomas do país, para participar num voo parabólico a bordo do avião Airbus A310, que lhes permite vivenciar as condições de microgravidade semelhantes às dos astronautas no Espaço. Este ano, e enquanto parceira do projeto, a Ciência Viva convidou esta professora espAcial do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres para fazer parte desta experiência única.

Conheça a Patrícia de Jesus, uma professora EspAcial

 

Patrícia de Jesus tem um Mestrado em Biologia e Geologia, com uma especialização em Educação. Colabora com a Ciência Viva desde 2001, integrando as equipas do Centro Ciência Viva do Algarve (2001/2003) e do Expolab (2015-2017), onde dinamizou atividades e projetos educativos inovadores e tem mais de duas décadas de experiência no ensino da Biologia e Geologia.

Atualmente é professora no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Aires, em Loulé, onde coordena o Clube Ciência Viva e dinamiza, entre outros, projetos como os "Detetives do Clima", "Moon Camp" e "Acampamento em Marte", que contribuem para despertar nos alunos mais novos o interesse pela ciência e pelo espaço. 

Como embaixadora do ESERO Portugal, programa da Ciência Viva em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), e formadora certificada, Patrícia de Jesus tem contribuído para a utilização do espaço na sala de aula e para a capacitação de outros professores, promovendo uma abordagem prática e interdisciplinar que valoriza o conhecimento científico no desenvolvimento pessoal e social e contribui para mudar práticas letivas na escola.

A sua trajetória como professora, formadora e divulgadora de ciência reflete um compromisso inabalável com a educação e cultura científica.