Eclipse solar em Portugal

Fenómeno vai decorrer na manhã de 29 de março e será visível em todo o território nacional

 

É já amanhã, dia 29 de março, que será possível observar o primeiro de dois eclipses solares parciais de 2025, que terá o seu ponto máximo pelas 10:40h (hora em Portugal Continental). Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, “fazendo uma sombra” sobre a mesma. Este será um eclipse parcial e para a nossa latitude não ultrapassará os 30%, o que significa que ficará visível mais de metade do "disco" do Sol.

 

Atenção!  Para observar este fenómeno é necessário tomar algumas precauções. Deve-se usar óculos especiais ou telescópios com filtros apropriados. NUNCA SE DEVE utilizar métodos caseiros ou não certificados, como óculos de sol comuns, filmes fotográficos, CDs ou radiografias, pois não oferecem a proteção necessária contra a radiação solar e causam danos na visão.

 

Poderá acompanhar este eclipse em vários centros de ciência como no Planetário - Casa da Ciência de Braga, no Planetário do Porto  ou no Centro Ciência Viva de Constância  onde poderá saber mais sobre este fenómeno.

Grafismo da explicativo de um eclipse solar.
Fotografia capturada pelo telecóspio SWAP( Sun  Watcher using  Active Pixel System detector and Image  Processing), a bordo do satélite Proba-2, da ESA, em 2019.
Grafismo da missão Proba-3 , um par de satélites que vai criar eclipses solares artificiais para permitir estudar a corona solar.