Público alvo: Geral  | Data: 14 setembro 2025 | Horário: 10.00 às 18.00   | Local: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva    | Lingua:  Português

Sobre o evento

 

No próximo dia  14 de Setembro celebra-se o 10º aniversário da primeira deteção das Ondas Gravitacionais. Foi a 14 de setembro de 2015 que foram observadas pela primeira vez, quase 100 anos depois da previsão da sua existência por Albert Eistein. Esta descoberta científica marcou o início de uma nova era na Astronomia e na forma como observamos o Universo, permitindo saber mais sobre eventos raros como os buracos negros. 

 

Mas o que são ondas gravitacionais? Como as podemos observar? E para que servem?

 

Deixamos o convite, a  todas as mentes curiosas , para se juntarem às celebrações nos vários pontos do país, onde poderão encontrar a resposta para estas e outras perguntas.  Em Lisboa, no átrio do Pavilhão do Conhecimento, investigadores e estudantes de física do Instituto Superior Técnico vão explicar a importância desta descoberta ao longo de todo o dia, através de experiências simples e alguns módulos demonstrativos. Não faltará  animação e muita, muita ciência! 

Este evento é organizado em colaboração com a  Sociedade Portuguesa de Astronomia , Sociedade Portuguesa de Física,   Sociedade Portuguesa de Matemática ,  e a Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação .

Programa

 

Lisboa

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

10.00 - 18.00 | A Música do Universo: Ondas gravitacionais

Exposição sobre ondas gravitacionais com elementos expositivos curados por elementos da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação (SPRG). Elementos da SPRG e alunos de física do Instituto Superior Técnico vão receber e guiar os visitantes através das demonstrações.

 

16.30 - 17. 30 | Palestra de Vítor Cardoso

Palestra sobre ondas gravitacionais dada pelo professor Vitor Cardoso seguida de sessão de perguntas. A palestra terá uma nota introdutória do atual presidente da SPRG, Jorge Rocha.

Vítor Cardoso

Instituto Superior Técnico

Vítor Cardoso é Professor Catedrático Distinto no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Bohr Professor no Instituto Niels Bohr na Universidade de Copenhaga onde é Director do Centro de Gravidade. Foi Fellow no CERN, no Perimeter Institute, no Waseda Institute for Advanced Studies e Van der Waals Chair em Amesterdão. Os seus interesses de investigação incidem sobre ondas gravitacionais, buracos negros e a física do espaço e é um pioneiro em espetroscopia de buracos negros e testes da teoria de Einstein. É autor dos livros “O eclipse do tempo” e “Superradiance” e de mais de 300 artigos publicados em revistas internacionais. Editou o livro “Assim Nasce Uma Ideia” e estabeleceu colaborações com artistas ao longo da carreira. A sua investigação foi distinguida três vezes pelo European Research Council. É membro eleito da Academia de Ciências de Lisboa, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade Geral e Gravitação. Em 2015 foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. Em 2024 foi-lhe atribuído o Prémio Ulisboa, em reconhecimento do seu extraordinário contributo para o desenvolvimento da física teórica e para o progresso da ciência a nível global.

Aveiro

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

15.00 - 16. 30 | Palestra de Carlos Herdeiro

Carlos Herdeiro

Universidade de Aveiro

Carlos Herdeiro é físico teórico, formado pela Universidade do Porto e doutorado em Cambridge, sendo atualmente professor e investigador na Universidade de Aveiro, onde lidera o grupo de gravitação. Com passagem por universidades como Stanford, Porto e IST-Lisboa, dedica-se à investigação em gravidade forte, cosmologia e física matemática, tendo publicado mais de 240 artigos científicos com mais de 20 mil citações. Já orientou dezenas de doutorandos e pós-doutorados, coordenou projetos financiados pela União Europeia e lecionou múltiplas disciplinas universitárias. É dinamizador de atividades de divulgação científica e membro ativo em sociedades de física nacionais e internacionais. Reconhecido entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo, recebeu diversos prémios e distinções, incluindo menções honrosas da Gravity Research Foundation e o Prémio Investigador da Universidade de Aveiro em 2022.

Porto

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

15.00 - 16. 30 | Palestra de Lara Sousa

Lara Sousa

Universidade do Porto

Lara Sousa concluiu a licenciatura em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) na FCUP em 2006, o mestrado em Campos Quânticos e Forças Fundamentais no Imperial College (Londres) em 2007 e o doutoramento em Física na FCUP em 2011. É investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço/Centro de Astrofísica da Universidade do Porto desde 2012. Trabalha em Cosmologia, focando-se principalmente na evolução e assinaturas observacionais de cordas cósmicas e outros defeitos topológicos. Tem mais de 30 artigos publicados em revista internacionais e participa ativamente, desde 2014, no Consórcio que prepara a missão LISA.

Organização e Apoios