Regresso de Andreas Mogensen à Terra

A Missão Huginn chegou ao fim

 

Na manhã do dia 12 de março de 2024, a cápsula Crew Dragon da SpaceX, proveniente da Estação Espacial Internacional (ISS), amarou no Golfo do México com os 4 astronautas da Crew-7 . A viagem durou 18,5 horas e todos os tripulantes chegaram de boa saúde.

O dinamarquês Andreas Mogensen foi o piloto, tornando-se assim no primeiro astronauta não americano a comandar a Crew Dragon. Durante a sua missão Huginn, a bordo da ISS, Andreas realizou mais de 30 experiências científicas e tecnológicas em microgravidade que contaram com assinatura europeia. 

Saiba aqui como correu a missão, veja os seus vídeo-diários de bordo e conheça as várias iniciativas em que a Ciência Viva e o ESERO Portugal colaboraram com Andreas!

 

Missão Huginn Vídeos na ISS (Inglês) Andreas e as escolas Com a Ciência Viva

 

Missão Huginn

Regresso ao Espaço

 

No verão de 2023, o astronauta da ESA Andreas Mogensen regressou à Estação Espacial Internacional (ISS) para cumprir a sua segunda missão espacial. A primeira vez foi em 2015, com a missão Iriss, que durou apenas 10 dias. Agora, com Huginn, permaneceu a bordo da estação durante mais de 6 meses, naquela que foi a sua primeira missão de longa duração. 

Conheça aqui algumas experiências interessantes (e deliciosas!) realizadas no primeiro mês da missão Huginn. Veja a brochura da missão e os vídeos da secção seguinte.

Porquê Huginn?

 

O nome da missão foi escolhido pelo próprio Andreas e tem origem na mitologia nórdica. Huginn e Muninn eram dois corvos confidentes e conselheiros do deus Odin e simbolizam a mente humana. Huginn representa o pensamento, e Muninn a memória.

Segundo o mito, ao amanhecer, estas aves eram enviadas por Odin a sobrevoar o reino dos humanos, para recolherem conhecimentos mundanos e reportá-los ao anoitecer.

Percebem-se as semelhanças entre este conto antigo e os voos espaciais humanos: durante o seu tempo na estação, a sobrevoar o nosso planeta, Andreas realizou muitas experiências científicas de ponta em ambiente de microgravidade, cujos resultados poderão servir para ajudar a melhorar a nossa vida na Terra.

Cada missão espacial tem um patch. Trata-se no fundo do seu emblema, cujo design gráfico deve representar os seus objetivos mais importantes, que a tornam única. A figura seguinte explica o significado do patch escolhido para a missão Huginn.

Alguns números da missão

 

Na qualidade de piloto da Crew Dragon da SpaceX, Andreas foi responsável pelos sistemas e desempenho da nave aquando do seu lançamento do Cabo Canaveral, na Florida (EUA).

Ao fim de 199 dias, the Huginn has landed. Clique na ligação para saber mais sobre o fim da missão Huginn e a chegada à Terra da Crew-7. Seguem-se alguns dados sobre a missão:

  • Data da partida : 26 de agosto de 2023, às 08:27 de Portugal Continental 

  • Acoplamento com a ISS : 27 de agosto de 2023, às 14:16 de Portugal Continental

  • Local de lançamento : Plataforma de lançamento 39A, NASA Kennedy Space Center, Florida, USA

  • Veículo espacial : SpaceX Crew Dragon Endurance

  • Tripulação da Crew-7 :

    • Jasmin Moghbeli, comandante e astronauta da NASA;

    • Satoshi Furukawa, especialista de missão e astronauta da JAXA;

    • Konstantin Borisov, especialista de missão e cosmonauta da Roscosmos.

  • Regresso à Terra : No mar, perto de Pensacola, Florida, EUA. 

  • Desacoplamento da ISS : 11 de março de 2024, 15:20 de Portugal Continental

  • Amaragem : 12 de março de 2024, 09:47 de Portugal Continental

 

Vídeos a bordo da ISS

Explorar o Espaço é viajar mais longe para adquirir novas experiências e conhecimentos que irão beneficiar e inspirar a Humanidade para novos desafios. Ou, como disse Mogensen:

“A ISS é um laboratório, onde podemos fazer investigação científica e desenvolver tecnologias, (....) proporcionando conhecimentos mais profundos sobre física, química, biologia e outros. Expande o nosso conhecimento, o que, por sua vez, nos ajuda a todos na Terra.”

 

Consulte o Diário de bordo do Comandante da ISS e veja os vídeo-diários de bordo de Andreas para conhecer as suas rotinas de sono e alimentação, perceber a importância da água a bordo e para observar a Terra a partir da janela mais espantosa do Universo construída por humanos – a Cupola da ISS. Em alternativa, pode também ver os vídeos no Facebook:

Episódio 1 - A vista da Cupola

Episódio 2 - Cozinhar no Espaço

Episódio 3 - Reciclagem da urina

Episódio 4 - Dormir no Espaço

 

Andreas e as escolas

Vídeo-chamada com alunos portugueses

Pavilhão do Conhecimento · 10 de agosto de 2023 (clique na imagem)

 
 

Cerca de 80 jovens participantes no acampamento lunar do ESA Space Adventure tiveram uma grande surpresa: uma conversa exclusiva com Andreas Mogensen, a partir de Houston!

In-flight call com alunos nórdicos

Sessão seguida em direto · 4 de dezembro de 2023 (clique na imagem)

 
 

Durante uma ligação de 20 minutos, em direto da ISS, vários alunos do ensino secundário de escolas portuguesas foram convidadas pelo ESERO Portugal a acompanhar a in-flight call de Andreas Mogensen com alunos e professores na Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca.

 

Com a Ciência Viva

A Ciência Viva acompanhou os preparativos da partida de Andreas Mogensen para a ISS através das reportagens do realizador português Miguel Gonçalves Mendes. Veja os 10 episódios do documentário que foi gravado exclusivamente para a Ciência Viva, intitulado 'A Caminho da Estação Espacial Internacional'.

Andreas Mogensen foi também o convidado da Ciência Viva para a Conferência de Natal de 2018, que decorreu no dia 15 de dezembro desse ano, no Teatro Nacional D. Maria II.