Missão Zero do Astro Pi 2022/2023

Objetivos | Participantes | Regulamento | Etapas | Inscrições | Novidades | Partilhas

Objetivos

A missão da tua equipa consiste em enviar uma mensagem da vossa autoria aos astronautas que se encontram a bordo da ISS. As mensagens serão todas lidas e cada uma delas ficará disponível por 30 segundos, contribuindo certamente para animar o dia a dia da tripulação. 

Deverás também informar os astronautas do valor da humidade no interior da estação, fazendo uso da capacidade que o Astro Pi tem de medir esta grandeza em unidades de percentagem de concentração de água no ar. Acredita que os astronautas ficarão muito contentes por ter a tua confirmação que a humidade a bordo se encontra dentro dos valores esperados!

 

Condições de participação

Todos os níveis de escolaridade podem participar, embora esta missão seja especialmente recomendada para principiantes ou alunos dos primeiros ciclos do Ensino Básico. De resto, para poderem participar na Missão Zero, os alunos também têm de verificar os seguintes critérios de eligibilidade:

  • Ter idade igual ou inferior a 19 anos no momento da inscrição;

  • Trabalhar individualmente ou em equipa, que não poderá ter mais do que 4 elementos;

  • O seu trabalho deve ser supervisionado por um mentor: um professor, encarregado de educação, líder escoteiro, ou líder de um Clube de Ciências ou de Programação e Robótica. O mentor terá de se registar para uma conta Raspberry Pi para aceder ao seu Centro de Missão;

  • Estarem matriculados a tempo inteiro numa escola primária ou secundária Portuguesa.

 

Regulamento

O regulamento oficial da Missão Zero pode ser consultado/descarregado aqui.

 

Etapas

Deves escrever um programa simples em linguagem Python que faça uma leitura de sensor de forma a exibir uma mensagem no ecrã LED do Astro Pi. A participação dura cerca de 1 hora. No final, os participantes recebem um certificado oficial com a hora e a localização exatas da ISS no momento em que o seu programa foi executado a bordo - um belo momento de ciência espacial para recordar, sem dúvida! (ver exemplo de um certificado )

Nota : Para mais informações, aconselha-se também a consulta do ' guia passo a passo ' (em Inglês) e uma pequena cronologia da Missão Zero, no seu regulamento oficial (ver seção 'Mission Zero timeline 2022/2023').

 

Inscrições

O mentor de cada aluno/equipa participante deve criar uma conta na página oficial do projeto, através da qual poderá fazer a respetiva inscrição . Aconselha-se a leitura da seção 'How to take part' no regulamento oficial do projeto. 

Atenção : O prazo das candidaturas é 17 de março de 2023 .

 

Novidades em 2022/2023!

Como já foi referido, em 2021 a ISS recebeu dois novos computadores Mark II Astro Pi . Graças a eles, a Missão Zero tem agora um projecto totalmente novo que utiliza o sensor de cor e luminosidade, que nunca antes esteve disponível para os seus participantes! Mas há mais... CONTINUAR A LER >>

 

Partilhas de participantes

As duas imagens abaixo mostram a alegria partilhada por alguns alunos nas suas redes sociais, após a sua participação na Missão Zero: