Metamorfoses 2022/2023

Projeto escolar do ESERO PT e parceiros nacionais

 

Pelo 4.º ano consecutivo, o ESERO Portugal lançou às Escolas o desafio das Metamorfoses! As inscrições encontram-se agora encerradas.

Este projeto destina-se a todos os alunos do Ensino Secundário que gostem de ciência e tecnologia, storytelling e - sobretudo - que não percam um filme do Star Wars. A missão dos participantes consiste em construir um protótipo biónico e torná-lo o herói de um conto de ficção científica da sua autoria. 

Este projeto resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura: 2017-2027 (PNL2027),  a Ciência Viva / ESERO Portugal e o Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud,  com o apoio da ESA .

Projetos de 2022/2023 (página do PNL)

Apresentação do projeto

Humano ou cyborg ? Num futuro não muito distante poderemos ter outras formas de vida baseadas nos avanços da ciência e da tecnologia.

A ficção científica que se reflete no cinema e na literatura do fantástico explora recursos de diversas áreas das ciências. Por sua vez, estas últimas reconhecem o papel da ficção no desenvolvimento da imaginação e na criação de novas necessidades. O projeto 'Metamorfoses' destina-se a alunos do ensino secundário que tenham especial curiosidade pela ciência e a tecnologia e um gosto particular pela leitura e pela escrita.

Neste projeto escolar haverá lugar para a exploração destas e de outras dimensões. Metamorfoses procura desta forma associar a ciência, a tecnologia, a leitura e a escrita através da construção de um protótipo biónico que servirá de pretexto à criação de um conto de ficção.

Inscrições e informações importantes

 

Cronograma e datas importantes

  • As candidaturas foram submetidas até 20 de novembro de 2022

  • Workshop online dia 5 de dezembro

  • Os trabalhos finais devem ser entregues  até 6 de maio

Organização e apoios

O ESERO Portugal organiza este projeto escolar com a ajuda dos seguintes parceiros e apoios: