Introdução

Para cumprirem os objetivos propostos nesta categoria, os alunos deverão estar familiarizados com as necessidades básicas dos astronautas durante longas estadias na Lua, ser pioneiros na exploração do ambiente lunar e a desenvolver uma futura base no nosso satélite natural. Por isso, toca a pesquisar primeiro!

Missão do Pioneers

As equipas são desafiadas a desenvolver uma série de experiências científicas interdisciplinares que visam explorar o ambiente extremo do Espaço e compreender como os astronautas poderiam viver na Lua. Depois terão de planificar a sua base lunar em 3D utilizando um software à sua escolha e de escrever um relatório sobre o seu projeto, que será avaliado por um júri composto por especialistas da ESA, Fundação Airbus e Autodesk.

A base criada terá de estar adaptada ao ambiente lunar e fazer uso de recursos locais, como por exemplo o solo lunar ou o gelo de água. Terá também de servir de protecção contra meteoritos e radiações nocivas e/ou proporcionar boas instalações de vida e de trabalho a pelo menos dois astronautas. Espera-se também que apresente soluções tecnológicas, como por exemplo fontes de energia, sistema de reciclagem e uma câmara de crescimento alimentar.

As equipas participantes irão competir pelo prémio para o melhor projeto nesta categoria.

Condições de participação

  • Apenas os alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos de idade (inclusive) podem participar;

  • As equipas têm de ser formadas por 2 - 6 elementos e o seu trabalho deve ser supervisionado por um professor ou educador;

  • O projeto deve ser apresentado por um professor ou educador;

  • Os estudantes que frequentarem uma instituição de ensino superior não podem participar;

  • Tanto os professores/educadores como as escolas ou clubes de ciências podem ter várias equipas inscritas, mas cada estudante só pode integrar uma única equipa, e cada equipa só pode submeter uma entrada;

  • As equipas que participarem nas categorias Discovery, Explorers e Moon Camp @School também estão autorizadas a submeter um projeto na categoria Pioneers.

Inscrições e prazos

Preencha o formulário do Moon Camp Pioneers para inscrever uma equipa nesta categoria. A página indicada também inclui uma template que deve ser utilizada para a entrega do relatório e alguns recursos sugeridos pela ESA.

Os projetos podem ser submetidos até 18 de abril de 2023 . Consulte o respetivo cronograma .

Avaliação dos projetos

As equipas vencedoras serão avaliadas pela qualidade do seu modelo e relatório. O desenho da base deve ser viável e adaptar-se bem ao ambiente lunar, fazendo uso das suas características naturais. Por sua vez, o relatório deve incluir o raciocínio científico que levou as equipas a tomar as escolhas apresentadas no seu trabalho, tendo especialmente em conta as condições de habitabilidade da sua base lunar e as suas funcionalidades gerais.

Os critérios de avaliação do júri serão os seguintes:

  • Inovação, criatividade e engenho (25%);

  • Competências na utilização do software (25%);

  • Adequação ao objetivo (25%);

  • Preenchimento do formulário online (25%).

Prémios

Nesta categoria serão atribuídos prémios às 3 melhores equipas. Os projetos vencedores serão utilizados como exemplo em futuros eventos da ESA, Airbus Foundation e Autodesk.

Todas as equipas que submeterem inscrições válidas com um nível de qualidade aceitável, de acordo com os critérios definidos pelo júri, receberão um certificado oficial de participação no Moon Camp Explorers por correio electrónico.

Conheça aqui todos os prémios do Moon Camp Pioneers .

Resumo e etapas

O Moon Camp Pioneers é uma missão competitiva para avançados . Seguem-se algumas informações importantes:

 

Software de design 3D LIVRE:

As equipas são desafiadas a conceber parte de uma base lunar utilizando um software de modulação 3D à sua escolha. No entanto, os projetos devem ser submetidos como ficheiros com o formato  .obj, .F3D ou .F3Z (o tamanho máximo deve ser 150 Mb).

Os responsáveis pelo Moon Camp sugerem a utilização do Fusion 360 , que está otimizado para ficheiros .F3D e .F3Z. Este software de design 3D é gratuito para estudantes, educadores e instituições académicas. Os docentes devem seguir estas instruções para obter uma licença educacional. A seção Recursos apresenta alguns tutoriais sobre a sua utilização.

 

Diretrizes:

Para informações mais detalhadas, siga as indicações dadas na página oficial do Moon Camp Explorers, na seção intitulada ' Como apresentar o projeto? '

A partir deste ano, os relatórios podem ser escritos em Português. Serão posteriormente traduzidos para Inglês para serem avaliados pelo júri.

 

Entrega de certificado:

Todos os participantes cujas inscrições cumprirem os critérios estipulados nesta página receberão um certificado especial de participação e o seu projeto será exposto na plataforma online do Moon Camp.

Trabalhos e recursos

Visitem a  galeria com os projetos das edições anteriores, incluindo os vencedores, e consultem os recursos didáticos sugeridos pela ESA. Boa sorte!