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   Recursos

Exoplanetas em movimento

Modelo de um sistema exoplanetário



Nível de ensino

12.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Física | Matemática | Físico-Química | TIC

Temática

Astronomia | Matemática | Exploração espacial | Física | Robótica / Programação

Palavras-chave

Cheops | Curva de luz | Dados de satélite | ESA | Exoplanetas | Legos WeDo 2.0 | Método de trânsito | Modelo planetário | Movimento circular | rover

Tipologia

Protocolo experimental


Neste conjunto de atividades os estudantes vão vivenciar como os cientistas utilizam o método de trânsito para estudar exoplanetas observados com satélites como o CHEOPS (CHaracterising ExOPlanet Satellite).


Os estudantes vão construir o seu próprio modelo de um sistema exoplanetário, para depois observarem e interpretarem modelos de curvas de luz.


São fornecidas instruções de montagem para três modelos de trânsito diferentes: mesa giratória (o mais simples), rover (nível intermédio) e impressão 3D (avançado).