Plasmas para a Sociedade


Será que algum dia iremos controlar a energia das estrelas? Podemos criar combustíveis verdes? Quais são as fontes de explosões de raios gama registadas no universo? Que desafios temos que resolver para prosseguir a aventura espacial?

A resposta a estas e muitas outras perguntas está ao alcance da Ciência e Engenharia dos Plasmas - uma área multidisciplinar que engloba alguns dos mais interessantes tópicos de investigação fundamental e aplicada da actualidade. Plasmas para a Sociedade realizou-se dia 13 de Dezembro, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Houve quatro pequenas palestras e muita interação com o público. A primeira palestra abordou o projecto ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), um esforço internacional envolvendo mais de 35 países que constrói, no sul de França, a maior máquina de fusão do mundo, desenhada para demonstrar a possibilidade de usar a fusão nuclear como fonte de energia limpa, baseada nos mesmos princípios que controlam o Sol e as estrelas. A segunda palestra discutiu o papel dos plasmas na transição da era dos combustíveis fósseis para a utilização de energia renovável, focando a utilização de plasmas para a produção de hidrogénio a partir da água usando apenas energias renováveis. A terceira palestra foi fortemente interactiva, permitindo o contacto real com plasmas. O ciclo de palestras terminou com uma apresentação do estado actual das missões espaciais a Marte e da proposta avançada muito recentemente de utilizar plasmas para a produção de oxigénio in situ directamente a partir da atmosfera marciana.

A participação foi gratuita.

Veja a galeria de fotos do evento.

 

Programa

Star makers: os desafios da energia do futuro

– Carlos Silva (Vice-Presidente do IPFN)

 

Synthesizing hydrogen from water with sunlight

– Thierry Belmonte (Diretor do Institut Jean Lamour, Université de Lorraine)

 

Plasmas illuminate the universe and shape our everyday life

– Olivier Guaitella (Investigador da Ecole Polytechnique)

 

Como produzir oxigénio em Marte… e combustível para voltar a casa!

– Vasco Guerra (IPFN e Departamento de Física do IST)

 

Este evento foi uma organização do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Instituto Superior Técnico (IST) e do Institut Français du Portugal, em colaboração com a Ciência Viva e o ESERO Portugal, e foi dirigido ao grande público abordando alguns destes temas, realçando o papel da Física e Tecnologia dos Plasmas na Sociedade. 

Plasmas para a Sociedade



Galeria de Fotos







Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal com inscrições encerradas
Formações ESERO Portugal com inscrições encerradas