Workshops e Palestras da 5ª Conferência dos Professores EspAciais




Os professores que participaram na 5ª edição da nossa Conferência de Professores EspAciais tiveram a oportunidade de frequentar 3 dos 6 workshops que se encontram descritos em abaixo.

Este ano, os Professores EspAciais tiveram também a oportunidade de apresentar aos seus colegas um dos seus trabalhos, recorrendo a 3 slides (PowerPoint) em 3 minutos.

Assim que nos for possível, publicaremos fotos e videos deste evento. 

Workshops

1 - Asteroides e Meteoritos (em especial 3º ciclo e ensino secundário) na Escolinha 2

Neste workshop vamos simular uma missão a um Asteroide. Com a utilização da placa Arduíno, vamos criar uma pequena sonda que terá a função de recolher informações dadas por um "asteroide", com o objetivo final de recolher amostras. Esta atividade é baseada em processos de planeamento e de decisão reais da NASA, ESA e JAXA quando efetuam este tipo de missões.

2 - Lego® WeDo: Aplicação à Exploração Espacial (em especial 1º e 2º ciclo) na Biblioteca

Enviaremos robots para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robots que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos científicos.

3 - Como Criar Plantas em Ambientes Inóspitos (todos os ciclos) na Sala dos Relógios

Vamos procurar responder ao desafio de criar alimentos para missões de exploração espacial. Numa perspetiva de inquiry científico, teremos a oportunidade de construir um ecossistema fechado e regulável. Este servirá de ponto de partida para uma melhor compreensão do ciclo da água e dos seus processos, do solo e da sua importância e do papel das plantas no planeta (fotossíntese e respiração foliar). Serão ainda recriados os ecossistemas áridos, tropicais, húmidos e até mesmo ripícolas.

4 - Deteção de Exoplanetas na Sala de Aula (em especial 3º ciclo e ensino secundário) na Escolinha 1

A procura de vida extraterrestre passa forçosamente por encontrar corpos celestes onde esta se possa desenvolver (ou ter desenvolvido). Mas como podemos encontrar planetas que ofereçam as condições necessárias para a existência de Vida? Neste workshop vamos utilizar os métodos mais importantes para simular a deteção de exoplanetas e interpretar um registo de dados numa aplicação digital simples.

5 - Geologia Solar (todos os anos) no Laboratório

Com os pés bem assentes na Terra, fique a saber mais sobre o satélite que nos visita todas as noites: a Lua. Durante esta ação de formação, os professores poderão ainda aprofundar os seus conhecimentos em Geologia e em Palenteologia e ficarão a conhecer algumas atividades de exploração destas áreas científicas.

6 - Base Lunar (todos os anos) no Átrio

Quem nunca sonhou viver na Lua? Que condições temos de criar ou desenvolver para construir uma "casa" na Lua? O nosso satélite natural apresenta características específicas que terão que ser exploradas para que se possa avançar com a sua colonização.

 

Palestras

Geologia Lunar Vera Assis Fernandes (Universidade de Manchester, Reino Unido)

Falarei do que sabemos atualmente sobre a Lua a partir das amostras recolhidas pelas missões Apollo e Luna, meteoritos lunares e modelos matemáticos. A palestra será dividida em três partes distintas: Formação e evolução da Lua; fase de bombardeamento do sistema Terra-Lua e presente mudança de paradigma; e vulcanismo lunar (diferentes tipos e duração).

Projeto Space Rider • Ricardo Conde (Edisoft)

Será dada uma visão geral do projeto Space Rider (missão e operações). Trata-se de um veículo europeu reutilizável onde se podem fazer demonstrações em laboratório envolvendo microgravidade e vários tipos de observações. A ilha de Santa Maria nos Açores foi o local de aterragem seleccionado!

Origem e Deteção de Vida no Sistema Solar • Zita Martins (Instituto Superior Técnico)

Pensa-se que as moléculas que constituem as células – que por sua vez representam a unidade básica da Vida – foram sintetizadas na Terra e/ou trazidas por meteoritos e cometas aquando da sua formação. Este processo poderá também ter acontecido noutros planetas e luas do Sistema Solar, incluindo Marte, Europa e Encélado. Nesta palestra iremos abordar o que se sabe presentemente sobre a origem da Vida na Terra e falar de futuras missões espaciais que irão procurar vida extraterrestre no Sistema Solar.

Astrobiologia: O Contexto Cósmico da Vida Daniel Folha (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

Qual a origem da Vida e como evolui? Existe Vida fora da Terra? Como detetá-la? Qual o futuro da Vida na Terra e no Universo? Estas são as questões fundamentais a que a Astrobiologia tenta dar resposta. Partindo de todas elas, a “Vida” é apresentada no contexto do Universo que habitamos, no qual a Terra pode ser vista como um pequeno grão de poeira numa imensidão de espaço e de tempo.

Divulgação do projeto INFANTE • Sérgio Reis Cunha (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

O projeto INFANTE encontra-se neste momento em curso e tem como objetivo demonstrar o funcionamento de um microssatélite que será lançado em 2020. Trata-se do primeiro a ser desenvolvido pela indústria portuguesa e estará apetrechado com uma tecnologia rica e inovadora. Espera-se que seja o percursor de uma vasta série de satélites que serão utilizados para a observação da Terra e para as comunicações, com particular foco nas aplicações marinhas. Esta palestra, para além de servir para apresentar este projeto, inclui a divulgação de uma experiência científica que decorrerá a bordo do satélite e que será aberta à comunidade educativa.




Partilhe





Outras Notícias


Reveja a 5ª Conferência de Professores EspAciais
Reveja a 5ª Conferência de Professores EspAciais


Workshop de Formação de Professores CanSat 2019
Workshop de Formação de Professores CanSat 2019


Formações da ESA em 2019 para professores do Ensino Secundário
Formações da ESA em 2019 para professores do Ensino Secundário