Projetos dos Detetives do Clima 2021/2022




Caros amigas e amigos do Clima, professoras e professores, meninos e meninas [rufar de tambores]... É como muito prazer que vos apresentamos 5 projetos de alunos de escolas portuguesas e brasileiras que foram a concurso este ano na 4.ª edição dos Detetives do Clima da ESA! 

Vários jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos mostraram às respetivas comunidades escolares como podemos ‘fazer a diferença’ perante a ameaça climática. Alguns destes trabalhos foram também apresentados na plataforma online criada pela ESA para o efeito.

 

Sobre os Detetives do Clima

Pelo 4.º ano consecutivo, a ESA e o ESERO Portugal confiaram aos nossos Detetives Climáticos mais jovens uma importante missão em defesa do ambiente que pode ser dividida em 3 etapas distintas:

  • Identificação de um problema climático local ou global, através de medições efetuadas no solo ou a partir de dados de satélite cedidos pela ESA;

  • Pesquisa do que pode ser feito para ajudar a mitigar o problema ou mesmo para o resolver;

  • Divulgação das conclusões alcançadas à comunidade escolar e à própria população local, com o intuito de as sensibilizar para a existência do problema em questão e da urgência em o resolver. 

Para cumprirem a sua missão, os alunos tiveram de trabalhar em equipa nos seus projetos ao longo de todo o ano letivo, sob a orientação dos seus professores. Para esse efeito, contaram também com a ajuda de cientistas climáticos portugueses, que foram convidados pelo ESERO Portugal para darem o seu parecer a cada um dos projetos.

Os alunos tiveram assim a oportunidade de aprenderem mais sobre o mundo que os rodeia, através do seu envolvimento numa missão que tem não só uma importante componente científica mas também humanitária.

 

Partilha de trabalhos

Todos os anos, a ESA convida as equipas europeias participantes no concurso a partilhar os seus projetos na sua plataforma online. Podem ver todos os trabalhos deste ano aqui. Da mesma forma, e à semelhança do que foi feito em edições anteriores, o ESERO PT convidou todas as equipas a partilharem os seus projetos nesta página – mesmo os que ficaram por terminar – como forma de as compensar pelo empenho e dedicação com que se dedicaram a este concurso.

No final, recebemos projetos de 5 das 22 equipas que participaram. Pode ver as suas apresentações clicando em cada uma das imagens seguintes. A primeira contém informações sobre cada um dos projetos. Veja também nesta página os seus pósteres e outros links de interesse. 

 

  

Nota: Os textos apresentados pelas equipas na descrição dos seus trabalhos são da sua única e exclusiva responsabilidade.

 

Agradecimentos

O ESERO PT agradece a preciosa ajuda dos investigadores climáticos Ana Bastos e Ricardo Gomes, no papel de consultores científicos das equipas que participaram nesta 4.ª edição do Detetives do Clima.

Ana Bastos tem-nos dado apoio científico desde a primeira edição do concurso e trabalha no Instituto Max-Planck para a Biogeoquímica, na Alemanha, onde investiga relações entre os ecossistemas e o clima. Por sua vez, Ricardo Gomes trabalha na ESA como analista de missão de projetos de Observação da Terra. Por outras palavras, ajuda a calcular a quantidade de combustível que é necessário utilizar e ajuda a verificar qual deverá ser a orientação dos satélites. 

A partilha de conhecimentos, a disponibilidade e a dedicação de ambos à edição deste ano dos Detetives do Clima foi de uma importância extrema, tanto para nós como para as equipas participantes. Bem hajam!

 

Saudações climáticas para todos, mantenham-se seguros e até para o ano!




Partilhe





Outras Notícias