Final da 2.ª edição do CanSat Jr em Évora




Os microssatélites voltaram ao Alentejo, que desta vez deu lugar aos mais novos! Por outras palavras, a final da 2.ª edição do CanSat Júnior, referente ao ano letivo 2021/2022, decorreu na Escola Básica André de Resende, em Évora.

No dia 25 de Junho, a final da competição contou com cerca de 80 alunos e professores do 3.º ciclo do ensino básico... e os seus CanSats. Os vencedores foram os TugaSpace, do Agrupamento de Escolas da Lousã.

Em breve publicaremos fotos e vídeos da final. Entretanto, veja aqui o programa do evento, conheça o júri e saiba mais detalhes sobre esta competição.

 

Os vencedores

Os grandes vencedores desta edição foram os alunos da equipa TugaSpace, do Agrupamento de Escolas da Lousã. A equipa é formada pelos alunos Afonso Teixeira, Bella Boothman, Cândida Cabecinha, Inês Gaspar, José Eduardo e Mariana Veríssimo, e foram orientados pelo professor Miguel Matos. Na fotografia estão acompanhados pelos membros do júri:

 

 

O 2.º lugar foi para a equipa dos CanSatos, do Colégio Santa Maria, em Lisboa, formada por alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano. O último lugar do pódio foi repartido por duas equipas: as RibaSatSTAR, do Externato Ribadouro, no Porto (9.º ano); e pelos GulbenkianSats, do Conservatório com o mesmo nome em Braga.

 

Sobre o CanSat Jr

Esta competição desafia os alunos do ensino básico de todo o país a lançarem os CanSats que construíram nas suas escolas, sob a orientação dos seus professores.

Cada CanSat é um modelo funcional de um microssatélite, cujo sistema base – antena, bateria e sensores – terá de estar integrado no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante (“can”, em inglês). Cada equipa é desafiada a lançar o seu CanSat, que deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui também a análise dos dados recolhidos.

Este projeto escolar do ESERO Portugal conta com a parceria da Ciência Viva e com o apoio da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space. O CanSat Jr tem como principal objetivo motivar os alunos que ainda não ingressaram no ensino secundário a participar num projeto espacial “real” em pequena escala ao longo de quase todo um ano letivo.

 

A 2.ª final da competição

Nesta edição do concurso participaram aproximadamente 80 alunos e professores. No total, foram 11 equipas formadas por alunos do 3.º ciclo do ensino básico, oriundos de todos os pontos do País, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Os CanSats foram lançados a uma altura de 50 metros, a partir de um balão meteorológico. Consulte aqui o programa da final deste ano.

O júri que avaliou os projetos foi composto por:

  • Rui Agostinho, o presidente do júri: professor auxiliar do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço;

  • Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa;

  • Duarte Cota, coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores – ENTA – e vencedor, enquanto professor, da final internacional do CanSat Portugal;

  • Pedro Ferreira, diretor do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da ANACOM;

  • Patrícia Nogueira, técnica da Área da União Europeia da ANACOM;

  • Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva.

Esta edição teve o apoio da Câmara Municipal de Évora, dos Serviços da Proteção Civil e da Escola Básica André de Resende.

 

Porquê um CanSat Jr?

A participação de estudantes tão jovens numa competição com este nível de exigência dá-lhes a oportunidade de adquirirem experiência prática a trabalhar numa missão que tem uma forte componente científica e tecnológica. O CanSat Jr fomenta no alunos um espírito empreendedor e obriga-os a trabalhar em equipa, o que é muito importante nestas idades. O facto de se tratar de uma missão espacial torna este desafio ainda mais cativante. Para além disso, serve também como preparação para uma eventual participação futura no CanSat Portugal.




Partilhe





Outras Notícias