2.ª edição do CanSat Jr


Sobre o CanSat Júnior Portugal

Em que consiste esta competição?

Regulamento

Inscrições

Datas importantes

Kit CanSat Jr

Primeira edição

Workshop de Formação de Professores

Como começar?

Imprensa

 

Sobre o CanSat Júnior Portugal

O CanSat Júnior Portugal (ou CanSat Jr) é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado em parceria com a Ciência Viva e conta com o apoio da Agência Espacial Europeia. Tem como principal objetivo motivar os alunos que ainda não ingressaram no ensino secundário a participar num projeto espacial “real” em pequena escala ao longo de quase todo um ano letivo.

Esta iniciativa desafia os alunos do 3.º ciclo do ensino básico de todo o País a projetar e a construir um CANSAT, um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante. Terão também de o equipar com um sistema de comunicações e sensores capazes de comunicar com a base, quando o satélite for lançado de uma determinada altitude.

A participação de estudantes tão jovens numa competição como o CanSat Jr dá-lhes ainda a oportunidade de adquirirem experiência prática numa missão interessante e até mesmo cativante, com uma forte componente científica e tecnológica, e que os obriga a trabalhar em equipa, fomentando um espírito empreendedor. Para além disso, serve também como preparação para uma eventual participação futura no CanSat Portugal.

  

O que é um CANSAT?

Um CANSAT é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante; daí o nome Can (lata) - Sat (satélite). Os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena emissora, bateria e sensores.

 

Em que consiste a competição CanSat Jr?

As equipas participantes devem projetar um CANSAT que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Durante a descida, o microssatélite deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise posterior dos dados científicos obtidos.

O desafio será feito por etapas ao longo do ano letivo, desde a construção de um paraquedas eficaz ao equipamento técnico (hardware e software), integrando um sistema de comunicação.

O Júri irá selecionar os 10 melhores projetos e estes terão oportunidade de participar num evento final de lançamento dos CANSATs, no Centro Ciência Viva de Constância, em data ainda a determinar. Neste evento final serão selecionadas as 3 melhores equipas. 

Este ano haverá um prémio intermédio para a equipa que tiver a melhor prestação até final de Abril. A sua nomeação será feita pela equipa de apoio técnico e pelo próprio ESERO PT.

O prémio consiste no acompanhamento da final da 9.ª edição do Cansat Portugal, que se realizará de 5 a 8 de Maio de 2022.

O ESERO PT estreou esta competição no ano letivo 2020/2021. A equipa vencedora participou na final da 8.ª edição do CanSat Portugal, que decorreu em Setembro de 2021 no aeródromo de Ponte de Sor.

 

Resumo da Missão

Cada equipa deve construir, com o apoio da organização, o seu próprio CANSAT JÚNIOR, que deve integrar obrigatoriamente todos os componentes da “Missão Primária”:

 

Missão Primária

A missão primária do CanSat compreende 3 importantes objetivos:

  • Medição da temperatura do ar

  • Medição da pressão atmosférica

  • Transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.

Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados (como por exemplo o cálculo da altitude do voo) e organizados em gráficos para serem apresentados ao júri.

 

Fases seguintes da competição

Seguem-se depois 3 fases: 1. Construção do paraquedas; 2. Construção de uma antena e testes com rádios; e 3. Construção do CANSAT JR com a ajuda do Kit CanSat Jr, de forma a cumprir os objetivos da Missão Primária.

Para saber mais, consulte o regulamento oficial da competição.

 

Quem pode concorrer?

Para que uma equipa seja elegível para a competição CanSat Jr, deve verificar os seguintes requisitos:

  • Os alunos devem pertencer ao 3.º ciclo do ensino básico;

  • Cabe ao professor participante formar a sua equipa de alunos;

  • Cada professor participante só pode orientar uma equipa;

  • Pelo menos 3 professores da escola dos alunos têm obrigatoriamente de participar no workshop de professores CanSat Jr, incluindo o professor participante. A formação pode ocorrer na escola ou em locais próximos;

  • A equipa deverá ser formada por:

    • Alunos das turmas do professor participante, sendo o número máximo de alunos da inteira responsabilidade do professor; 

    • Ou alunos pertencentes a clubes orientados pelo professor participante.

Pode encontrar mais informações no regulamento oficial da competição (pontos 1 e 2, páginas 3 e 4).

 

Inscrições encerradas

Inscrições para a 2.ª edição do CanSat Júnior Portugal:

As inscrições encontram-se agora encerradas.

As candidaturas das equipas só poderão ser validadas pela organização a partir do momento em que forem cumpridos os seguintes pré-requisitos:

Os vídeos de apresentação das equipas foram submetidos aquando do preenchimento do formulário. Os ficheiros que tinham mais de 100 MB foram enviados por WeTransfer ou outro sistema para o e-mail eseroportugal@cienciaviva.pt. Todos os pré-requisitos referidos foram cumpridos até às 23h59 do dia 16 de janeiro de 2022.

 

Workshops de Formação de Professores CanSat Jr 2022:

Prevemos a realização de 3 a 4 momentos de formação obrigatória para quem participa no CanSat Jr pela primeira vez. Os workshops vão decorrer nas escolas, sedes de agrupamento ou outros locais a determinar de acordo com as disponibilidades dos professores e da equipa técnica.

As datas e os locais serão comunicados atempadamente aos professores responsáveis.

 

Organização

A 2.ª edição do CanSat Jr conta, para já, com os seguintes promotores e parceiros:

Regulamento

Consulte aqui o regulamento para a 2.ª edição do CanSat Jr, referente ao ano letivo 2021/2022.

Nota: A data do evento final de lançamento dos CANSATs das equipas finalistas será definida em breve (ver também na tabela em baixo).

 

Datas importantes

16 Janeiro 2022

Prazo de inscrição das equipas e envio dos vídeos

16 Janeiro - 28 Janeiro 2022

Avaliação e seleção das equipas

30 Janeiro - 15 Fevereiro 2022

3 a 4 Workshops de formação de professores CanSat Jr

22 Abril 2022

Data de revelação da equipa vencedora do prémio intermédio*

31 Maio 2022

Data de revelação das equipas finalistas

25 Junho 2022

Evento final de lançamento dos CANSATs JR das equipas finalistas na Escola Básica André de Resende em Évora

*A equipa vencedora do prémio intermédio vai ter a oportunidade de lançar o seu CANSAT JR na final da 9.ª ed. CanSat Portugal, de 5 a 8 de Maio de 2022.

 

Kit CanSat Jr 

As equipas selecionadas receberão o Kit CanSat Jr, concebido pelo ESERO PT e seus colaboradores, responsáveis pelo apoio técnico-científico ao projeto. Será semelhante ao do ano passado:

Kit do CanSat Jr (1.ª edição): Arduíno, sensores, material para paraquedas e antenas.

 

Primeira edição

Clique aqui para conhecer as equipas finalistas da primeira edição do CanSat Portugal, referente ao ano letivo 2020/2021. A final decorreu a 19 de Junho de 2021 no Centro Ciência Viva de Constância e a equipa vencedora foi a dos MiniSalSat, dos Salesianos de Lisboa. Saiba aqui tudo sobre o evento, fotos e vídeos incluídos.

Centro Ciência Viva de Constância: local da final da 1.ª edição do CanSat Júnior, a 19 de Junho de 2021.

Como prémio por terem vencido a competição, os MiniSalSat foram convidados a participar em regime extra-concurso na Final da 8.ª edição do CanSat Portugal, que decorreu no aeródromo de Ponte de Sor, entre 1 e 5 de Setembro de 2021.

Veja os vídeos da final da 1.ª edição do CanSat Jr no topo da página. Veja também o vídeo-resumo da final da 8.ª edição do CanSat Portugal.

 

Como começar?

A ESA Education publicou um recurso intitulado Getting Started with CanSat - A guide to the Primary Mission (trad. “Começar com o CanSat - Um guia para a Missão Primária”). Pode fazer o seu download aqui. 

Está escrito em Inglês e é destinado aos alunos do ensino secundário, mas pode ser um recurso muito útil para os professores que os vão orientar.

 

Imprensa

Alunos de Quarteira convidados a participar no Encontro Ciência 21
Sul Informação, 29-06-2021

Clube das Ciências de Moimenta da Beira no pódio da primeira edição do CanSat Júnior Portugal
Jornal do Centro, 27-06-2021

Clube das Ciências de Moimenta da Beira no pódio da primeira edição do CanSat Júnior Portugal
Notícias de Viseu, 23-06-2021

Alunos criaram microssatélites que cabem em latas - e vão lançá-los
JN Tag, 14-06-2021

 

CanSat Jr no Encontro Ciência 2021

Alguns dos alunos que participaram na 1.ª edição do CanSat Jr foram convidados a partilhar a experiência que viveram nesta competição no Encontro Ciência 2021.

CanSatPortugal

O aluno Pedro Souza dAlte do Colégio de Santa Maria foi um dos participantes da 1.ª edição do CanSat Jr que esteve presente no Encontro Ciência 2021.

Vídeos da edição anterior

Vídeo resumo da final da 1.ª edição do CanSat Jr, comentado pelos membros do júri e equipa técnica. Créditos: Tiago Leão.

 

Vídeo resumo da final da 1.ª edição do CanSat Jr, comentado por alguns dos alunos participantes. Créditos: Tiago Leão.

 

“O que é para ti o CanSat Jr numa única palavra?” Créditos: Tiago Leão.

 

Vídeo resumo da 8.ª edição do CanSat Portugal


Vídeo resumo da final CanSat Portugal 2021, em Ponte de Sor. Contou com a presença dos MiniSalSat, vencedores da 1.ª edição do CanSat Jr. Crédito: Tiago Leão. 

 

Fotos da edição anterior

CanSatPortugal

Chegada ao Centro Ciência Viva de Constância com o Kit CanSat Jr. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

Dois alunos da mesma equipa a preparar o lançamento. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

As equipas preparam os seus CANSATs ao ar livre, mantendo a distâncias de segurança. Crédito: João Dias.

 

CanSatPortugal

“Onde está o CANSAT?, perguntam os membros do Júri. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

Exemplo de CanSat: pode ver-se a estrutura interna do microssatélite com os seus sensores, circuitos e paraquedas.

 

CanSat Portugal
O Paxi dá uma mãozinha nos lançamentos dos CANSATs. Crédito: João Dias.

 

CanSatPortugal

As equipas usam as suas antenas para recolher os dados medidos pelos seus microssatélites. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

Panorâmica do local onde os CANSATs foram lançados com drones. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

Apresentação dos trabalhos, no Anfiteatro Rómulo de Carvalho. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

O Júri atento às apresentações das equipas. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

A equipa técnica de apoio, sempre disponível para ajudar. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

Duas meninas preparam afincadamente a apresentação final. Crédito: Tiago Leão.

 

CanSatPortugal

O Paxi assiste às apresentações (sem máscara). Crédito: Tiago Leão.




Partilhe





Outras iniciativas