Final do CanSat Jr no dia 19 Junho


ESERO Portugal tem o prazer de anunciar que a grande final da 1.ª edição do projeto escolar CanSat Júnior Portugal (CanSat Jr) decorreu no Centro Ciência Viva de Constância, no dia 19 de Junho de 2021, sábado. O evento contou com a participação de 6 das 8 equipas finalistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

As equipas em prova tiveram a oportunidade de lançar os seus microssatélites a partir de um drone e de apresentar o resultado do seu trabalho perante o júri da competição. Os vencedores irão participar na final da 8.ª edição do CanSat Portugal, competição exclusiva para os alunos do Ensino Secundário, que por sua vez irá decorrer em Setembro de 2021, em Ponte de Sor.

O programa da final encontra-se disponível aqui, tendo sofrido ligeiras alterações em função das condições climatéricas no local. O evento foi um sucesso!


O que é o CanSat Jr?

Este projeto escolar foi criado pela Ciência Viva / ESERO Portugal no ano lectivo de 2019/2020 e foi concebido com o objetivo de motivar os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico a participar numa missão espacial “real”. Tem também o propósito de preparar os jovens destas idades para uma eventual futura participação no CanSat Portugal, o que ajudará a promover ainda mais este concurso.

À semelhança do que acontece na sua versão ‘sénior’, as equipas participantes no CanSat Jr tiveram de construir um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante e equipá-lo com um sistema de comunicações e sensores. Todas as equipas participantes receberam um Kit CanSat Jr contendo os materiais necessários para a realização do seu trabalho. No dia do lançamento, o microssatélite em questão terá de ser capaz de comunicar com a base quando for lançado de uma determinada altura, num máximo de 100 m. 

Nota: Pode saber mais sobre a edição-piloto do CanSat Jr aqui, ou mesmo na introdução do seu regulamento oficial, redigido no ano letivo de 2019/2020.


A Final

O evento começou às 8h00 da manhã e terminou por volta das 18h30. O programa completo da final encontra-se disponível aqui, tendo sofrido ligeiras alterações de última hora.

  • Apresentações iniciais: Durante a manhã, cada equipa fez uma apresentação prévia do seu trabalho perante o júri.

  • Os CanSats foram lançados através de um drone durante o período da manhã.

  • Apresentações finais: Após os lançamentos, as equipas apresentaram os seus resultados ao júri.

Os vencedores foram anunciados no final do evento e tiveram como prémio a participação na final da 8.ª edição do CanSat Portugal, que este ano irá decorrer em Ponte de Sor, entre 1 e 5 de Setembro.

Em breve publicaremos uma notícia em que anunciaremos os 3 primeiros classificados, juntamente com o vídeo-resumo do evento e algumas fotos.


Equipas participantes

Para a final do CanSat Jr foram selecionadas 8 equipas, oriundas de vários pontos do País. No total, são 47 alunos, acompanhados por 16 docentes, perfazendo um total de 63 participantes. Conheça cada uma das equipas:

Equipas Escolas Professores 

Cybers (6 alunos)

Instituto Educativo do Juncal (Leiria)

Susana Virgílio + 2 docentes

SpaceBoys and Girls (8 alunos)

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

Paulo Sanches + 2 docentes

CSM (9 alunos)

Colégio de Santa Maria (Lisboa)

António Vieira

MiniSalSat  (4 alunos)

Salesianos de Lisboa

Rui Costa + 1 docente

Kokakola Espacial

(7 alunos)

Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda)

Paula Rodrigues + 2 docentes

Labi9Sat (3 alunos)

Escola Secundária de Gondomar

Fernando Silveira

JovimSat desdobrou-se

em duas equipas

(4 e 6 alunos)

Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa (Gondomar)

Nelson Honório + 2 docentes

Nota: A equipa Labi9Sat e uma das equipas da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa desistiram.


Organização e Júri

A Organização do evento esteve a cargo do ESERO PT e contou com o apoio técnico, científico e logístico de dois alumni do CanSat Portugal.

O júri é da responsabilidade do Ciência Viva/ESERO Portugal e foi composto por:

  • Presidente do Júri: Rui Agostinho, astrofísico do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor Universitário na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;

  • Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva;

  • Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space;

  • Sérgio Reis Cunha, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;

  • Máximo Ferreira, astrónomo e Director do CCV Constância;

  • Consultores técnico-científicos do CanSat Jr: Filipe Almeida e André Breda, alumni do CanSat Portugal


Nota final importante

Devido à pandemia de SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, o ESERO PT cumpriu com rigor todas as normas em vigor do Estado Português e da Direção-Geral de Saúde previstas para eventos presenciais durante todas as fases desta final.

O ESERO Portugal agradece a presença e o entusiasmo de todas as equipas na primeira final desta nova competição!







Partilhe





Outras iniciativas