8.ª edição do CanSat Portugal


Sobre

Novidades

Equipas Finalistas

Normas de segurança em relação à COVID-19

Regulamento

Inscrições

Datas importantes

Recursos

Edições anteriores

Workshop de Formação de Professores (ver também Novidades)

Imprensa

 

13 Equipas Finalistas

Por ordem alfabética

Docente responsável

Escola

Apollo

Pedro Mourão

Colégio Júio Dinis (Porto)

CanSados

Hugo Carmo

Escola Secundária de Camões (Lisboa)

CanSat 5E3

Vítor Guerreiro

Agrupamento de Escolas João de Deus (Faro)

CanSat Missão EVA

Inês Monteiro

Salesianos de Lisboa

Kairos - i9 Solutions

Fernando Silveira

Escola Secundária de Gondomar

MagnoSat

Pedro Jorge

Colégio Valsassina (Lisboa)

Maxplorer - Equipa de Resgate Aeroespacial

Ricardo Pires

Agrupamento de Escolas Miguel Torga (Queluz)

Pegasus Team

João Cera

Escola Secundária de Adolfo Portela (Águeda)

SATaloios

Vera Silva

Escola Secundária José Saramago (Mafra)

SatBloom

Jesuíno Simões

Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã)

SatEmLat

Eduardo Santos

Colégio Nossa Senhora do Rosário (Porto)

SatFun

Teresa Ramos

Agrupamento de Escolas do Fundão

WeCan

Rui Dias

Salesianos de Lisboa

Nota: A estas equipas vão-se juntar os MiniSalSat, dos Salesianos de Lisboa, vencedores da 1.ª edição do CanSat Jr. Farão uma participação especial, extra-concurso.


Sobre o CanSat Portugal

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 

Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

A competição CanSat dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.

  

O que é um CanSat?

Um CanSat é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante; daí o nome CanSat. Os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.

 

Em que consiste a competição CanSat?

As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos. 

Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto especial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.

O ESERO Portugal organiza, desde 2014, uma competição a nível nacional. São selecionadas 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional, organizado pela ESA.

 

Novidades da 8.ª edição

Como se sabe, por culpa da pandemia de SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, não foi possível realizar a final da 7.ª edição do CanSat Portugal. Por esse motivo, a título excecional, neste ano lectivo serão selecionadas 20 equipas para irem à final. Três delas serão provenientes do concurso CanSat Júnior. As restantes vagas serão distribuídas entre as equipas que vão concorrer pela primeira vez este ano e as equipas da edição do ano passado que ainda estiverem interessadas em participar nesta nova edição.

Para além disso, também a título excecional, este ano o workshop de formação de professores deixa de ter carácter obrigatório no ato de inscrição para quem participa pela primeira vez. O ESERO Portugal e o Júri da competição consideram que devem ser feitos todos os esforços para que esta formação tenha uma componente presencial. Porém, dadas as novas regras de confinamento impostas pelo governo e pela DGS, não temos possibilidade de o fazer neste formato respeitando os prazos previstos. Por essa razão, esta formação terá de se realizar no dia 30 de janeiro em formato misto ou totalmente online, depois das equipas terem sido selecionadas. Todos os professores poderão participar, inclusivamente os responsáveis das equipas que não forem apuradas para a fase final. Contudo, pede-se à mesma a participação dos professores estreantes.

 

Normas de segurança em relação à COVID-19

Devido à pandemia de SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, o ESERO PT irá respeitar as normas em vigor do Estado Português e da Direção Geral de Saúde durante a Final da competição em Ponte de Sor. Desta forma, será assegurado o cumprimento das seguintes regras:

  • Os distanciamentos entre os alunos serão respeitados na área reservada para o trabalho das equipas (não só entre as respetivas mesas mas também em cada mesa ou conjunto de mesas, entre os membros de cada equipa);

  • As equipas vão permanecer num regime de semi-isolamento, estando cada uma num espaço reservado para o seu trabalho e para colocarem os seus materiais, evitando os contactos entre as diferentes equipas;

  • A temperatura corporal de cada aluno será medida duas vezes por dia;

  • As mesas de trabalho terão sempre álcool-gel ou outro tipo de desinfetante para as mãos;

  • Os horários de refeição das equipas serão desfasados;

  • No que diz respeito ao alojamento, os alunos não partilharão o espaço com os colegas das outras equipas;

  • Todo os membros do staff e do júri farão testes à COVID-19 antes do início da competição.

O ESERO PT estará atento à evolução da pandemia e fará as alterações necessárias às regras de acordo com as indicações da DGS.

 

Resumo da Missão

Cada equipa deve idealizar um projeto científico para o seu CanSat que integre duas missões obrigatórias, designadas por “Missão Primária” e “Missão Secundária”.

 

Missão Primária

A missão primária do CanSat compreende 3 importantes objetivos:

  • Medição da temperatura do ar

  • Medição da pressão atmosférica

  • Transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.

Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados (como por exemplo o cálculo da altitude do voo) e organizados em gráficos para serem apresentados ao júri.

 

Missão Secundária

A missão secundária do CanSat será definida pela própria equipa. A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do CanSat e poderá ser baseada em missões reais de satélites ou numa demonstração da tecnologia existente no CanSat. Para alguns exemplos de missões secundárias, consulte o regulamento da competição ou a seção Recursos, um pouco mais abaixo.

 

Quem pode concorrer?

Para que uma equipa seja elegível para o concurso CanSat Portugal, deve verificar os seguintes requisitos:

  • Ter entre 4 e 6 alunos, apoiados por um professor/tutor.

  • Todos os alunos devem ser estudantes do ensino secundário a tempo inteiro numa escola em Portugal ou em regime de home schooling, devidamente certificado pelo Ministério da Educação ou organismo regional com tutela da educação.

  • A maioria dos membros da equipa deve possuir a nacionalidade portuguesa.

  • Os alunos têm que ter entre 14 e 20 anos.

  • Cada professor/tutor só poderá ser responsável por uma equipa.

Pode encontrar informação mais detalhada no regulamento da competição.

 

Inscrições encerradas

Inscrições para a 8.ª edição do CanSat Portugal:

As inscrições encontram-se agora encerradas.

Atenção: Por favor tenha em conta que a inscrição das equipas só foi considerada finalizada a partir do momento em que foram cumpridos os seguintes pré-requisitos:

  • Preenchimento de um formulário (agora inativo).

  • Entrega do vídeo de apresentação da equipa (ver regulamento).

  • Entrega do documento de apresentação da equipa (ver regulamento).

O envio do vídeo, que deve ter a duração máxima de 3 minutos, e do documento de apresentação devem ser feitos para o e-mail eseroportugal@cienciaviva.pt. Todos os pré-requisitos referidos tiveram de ser cumpridos até às 23h59 do dia 10 de janeiro de 2021.

 

Workshop de Formação de Professores CanSat 2020:

Esta formação é por norma obrigatória para quem participa no CanSat Portugal pela primeira vez. Por essa razão, em situações normais, teria de ser realizada antes de fecharmos o prazo para as inscrições na competição propriamente dita. Face ao cenário pandémico atual em que vivemos, o ESERO Portugal e o Júri reuniram-se para deliberar se haveria a possibilidade de dar esta formação em regime online. Ambas as partes chegaram à conclusão que devem ser feitos todos os esforços para que este workshop tenha uma componente presencial, pelo que tentaremos que seja realizado num formato misto. No entanto, não é de excluir a possibilidade de ser totalmente dado em regime online.

Posto isto, e dadas as normas da DGS que entraram recentemente em vigor no nosso País, o workshop só poderá decorrer no Pavilhão do Conhecimento no dia 30 de janeiro de 2021

As inscrições no workshop encontram-se agora encerradas.

Assim que o ESERO Portugal tiver novidades sobre o horário da formação, os participantes serão devidamente informados por e-mail em tempo útil. Em princípio, começará às 9h e terminará às 19h.

Em jeito de conclusão e pelas razões apresentadas em cima, este ano o ESERO PT abre uma exceção e permite que TODAS as equipas façam esta formação DEPOIS de as equipas terem sido selecionadas. Contudo, pede-se às equipas que participarem pela primeira vez no concurso para frequentarem à mesma o workshop.

 

Organização

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado em parceria com a Ciência Viva, sob a alçada da Agência Espacial Europeia.

O CanSat Portugal 2021 conta com os seguintes promotores e parceiros:

        (em atualização)

 

Regulamento

Consulte aqui o regulamento para a 8.ª edição do CanSat Portugal, referente ao ano letivo 2020/2021, organizado pelo ESERO Portugal. Nota: As datas foram atualizadas (ver na tabela, mais abaixo).

Consulte aqui o regulamento (recentemente atualizado) para a competição do CanSat Europeu 2020/2021, da Agência Espacial Europeia.

 

Datas importantes (atualizadas!)

20 novembro - 10 dezembro 2020

Inscrição no Workshop de Formação de Professores CanSat 2021

30 janeiro 2021

Workshop de Formação de Professores CanSat 2021 

20 novembro 2020 - 10 janeiro 2021

Período de entrega dos elementos de avaliação para a seleção das equipas finalistas 

3 - 5 fevereiro 2021

Data da revelação das equipas finalistas 

1 junho 2021

Data limite para a entrega do relatório preliminar sobre o andamento do projeto (em Português) 

16 julho 2021

Data limite para a entrega do relatório final (em Inglês)

1, 2, 3, 4 e 5 setembro 2021

Final da 8.ª edição do CanSat Portugal em Ponte de Sor

Entrega do poster científico na final nacional

 

Recursos 

Página da ESA sobre o CanSat Europeu 

Página da ESA com dicas para os concorrentes (2015)

Recursos sugeridos pela ESA para os concorrentes

Página do Arduíno

 

Edições anteriores

Conheça os vencedores do CanSat 2019 (6ª edição), que participaram na final europeia em Bolonha (Itália).

Veja como correram as edições anteriores do CanSat Portugal:

2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 

Veja exemplos de missões passadas na competição europeia CanSat:

2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014

 

Vídeo da ESA sobre o CanSat Europeu

A Agência Espacial Europeia lançou este vídeo em 2015, para motivar os jovens do secundário dos seus Estados Membros a participarem no CanSat Europeu.

 

O que diz a Imprensa sobre o CanSat Portugal

Estudantes portugueses mostram o que se pode fazer pela ciência com satélites do tamanho de latinhas
Público On-line, 06-05-2019

Telejornal Açores 7 maio 2019
RTP Açores, 07-05-2019

Telejornal Açores 29 abril 2019
RTP Açores, 29-04-2019

Falar Global 20 maio 2019
Falar Global, CMTV, 20-05-2019

Equipas apoiadas pelo IPS vencem concurso nacional de microssatélites
PC Guia, 13-05-2019

ESAP recebe menção honrosa no CANSAT Portugal
Página Oficial da Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda), Maio 2019

EPET está na final do projeto CanSat
Mais Educativa, 28-01-2019

Telejornal Açores 29 abril 2018
RTP Açores, 29-04-2018

Telejornal Açores 27 abril 2018
RTP Açores, 27-04-2018

Telejornal Açores 24 abril 2018
RTP Açores, 24-04-2018

Falar Global 24 maio 2018
Falar Global, CMTV, 24-05-2018

Programa Informativo CanSat Portugal 2018
Radio Clube Asas do Atlântico, 05-05-2018

Entrevista Ministro Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - CanSat Portugal
Radio Clube Asas do Atlântico, 30-04-2018

Competição CanSat Portugal 2018
Radio Clube Asas do Atlântico, 26-04-2018

Satélites do tamanho de latinhas foram à procura de vida no espaço
Público On-line, 30-04-2018

Há lugar para (mais) portugueses na ESA
Público On-line, 30-04-2018

Space Rider em Santa Maria já em 2021
Público On-line, 30-04-2018

Alunos vão pôr à prova microssatélites na eliminatória nacional que decorre nos Açores
Diário de Notícias, 28-04-2018

Da procura de vida às soluções para os fogos, cabe tudo numa lata satélite
Diário de Notícias, 29-04-2018

Procura de vida noutros planetas vence CanSat
Diário de Notícias, 30-04-2018 

Jovens construtores de satélites do tamanho de latas de refrigerantes abrem conferência
Diário de Notícias, 28-05-2018

Satélites de lata nos Açores
CM Jornal, 13-05-2018

Final Europeia em Santa Maria CanSat 2018
O Baluarte de Santa Maria, 26-02-2018

Satélites de alunos de Leiria vai confirmar que há vida na... Terra
Jornal de Leiria, 19-04-2018

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018
PC Guia, 04-05-2018

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018
Forum Estudante, 04-05-2018

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018
Distrito - Notícias da Região de Setúbal, 04-05-2018

Equipa do Colégio Guadalupe venceu final nacional de microssatélites
O Seixalense, 15-05-2018

Alunos do Seixal conquistam o júri com um projeto para procurar vida noutros planetas
Rostos.pt, 04-05-2018

Mensagem motivacional do Professor Manuel Paiva, Presidente do Júri nas edições anteriores da competição, dirigida aos jovens participantes do CanSat Portugal em 2020. A fotografia a que ele se refere de ‘uma equipa com as antenas’ foi tirada por Pepe Brix em 2019 e também pode ser encontrada nesta galeria de vídeos e imagens.


Imagens sugestivas da Final do CanSat Europeu no ano letivo 2017/2018, que decorreu na ilha de Santa Maria, nos Açores.

 

Vídeo resumo da final CanSat Portugal 2019, na ilha de Santa Maria (versão longa). Crédito: Pepe Brix Documentary Photography.


Falar Global: Reportagem da CMTV dedicada ao CanSat 2019.


Visita à estação de rastreio da ESA (Edisoft), na ilha de Santa Maria, durante a final do CanSat Portugal 2018. Crédito: EDISOFT Defense & Aerospace Technologies.

 

Reportagem da RTP Açores, no Telejornal de 29/04/2018, sobre a final do CanSat Portugal 2018 - Intervenções de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva e do ESERO Portugal.
 
Reportagem da RTP Açores, no Telejornal de 27/04/2018, sobre a final do CanSat Portugal 2018. Intervenção de Hugo Marée, Diretor da ESA Education, entre outros.

 

CanSatPortugal

Foto de grupo da final CanSat Portugal 2019 na estação de rastreio da ESA (Edisoft). Crédito: Miguel Nunes.

 

CanSatPortugal

A equipa EPA_SAT V, da Escola Profissional de Almada, vencedora do CanSat Portugal 2019. Crédito: Pepe Brix.

 

 CanSatPortugal

Exemplo de CanSat: pode ver-se a estrutura interna do microssatélite com os seus sensores, circuitos e paraquedas.

 

CanSatPortugal

Lançamento de um rocket com os CanSats na ilha de Santa Maria, na final de 2019. Crédito: Cláudia Timóteo.

 

CanSat Portugal
CanSat em queda na final de 2018, na ilha de Santa Maria. Crédito: Miguel Nunes.

 

CanSatPortugal

Equipa em terra com as antenas, durante a final de 2019. Crédito: Pepe Brix. 

 

CanSatPortugal

Intervenção de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior durante a cerimónia de encerramento da final CanSat Portugal 2018. Crédito: Pepe Brix.

 

CanSatPortugal

Troféus da final CanSat Portugal 2017. Crédito: FotoPepe/Derrick Sousa.

 

CanSatPortugal

Visita à estação de rastreio da ESA, na ilha de Santa Maria, durante a final CanSat Portugal 2017. Crédito: FotoPepe/Derrick Sousa

 

CanSatPortugal

Equipa ENTA SAT2, vencedora do CanSat Europeu 2016, que decorreu em Torres Vedras. Crédito: ESA.

 

CanSatPortugal

Equipa GSat, vice-campeã do CanSat Europeu 2018, que decorreu em Santa Maria, nos Açores. Crédito: ESA.

 

CanSatPortugal

A boa disposição imperou durante a final CanSat Portugal 2019, na ilha de Santa Maria. Crédito: Pepe Brix.

 

CanSatPortugal

Apresentação dos trabalhos ao júri, em mais um momento de boa disposição durante o CanSat Portugal 2019. Crédito: Pepe Brix.

 

CanSatPortugal

As equipas a trabalhar nos seus projetos, na tenda montada para o efeito na ilha de Santa Maria. Crédito: Pepe Brix.

 

CanSatPortugal

Alguns dos CanSats recuperados após os voos de teste. Crédito: Pepe Brix.




Partilhe





Outras iniciativas