CanSat Júnior (NOVO) - Inscrições encerradas


O ESERO Portugal tem o prazer de anunciar o seu novo projeto escolar: o CanSat Júnior Portugal, que se destina exclusivamente aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico.

Chama-se a atenção que esta será ainda uma edição piloto. Pede-se aos participantes que leiam atentamente o regulamento.

 

Objetivos

Este projeto tem como principal objetivo motivar os alunos do Ensino Básico a participar num projeto espacial “real”, como é o caso da construção e o lançamento de satélites. Servirá também para preparar os estudantes do 3º Ciclo para uma eventual futura participação no CanSat Portugal e ajudará a promover ainda mais este concurso.

À semelhança do que acontece na sua versão “sénior”, as equipas participantes no CanSat Júnior terão que construir um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante e equipá-lo com um sistema de comunicações e sensores. O microssatélite em questão terá que ser capaz de comunicar com a base quando for lançado de uma determinada altura, num local a designar posteriormente.

 

Fases do projeto

O desafio será realizado em várias etapas ao longo do ano letivo, desde a construção de um paraquedas eficaz ao equipamento técnico (hardware e software), que por sua vez deverá integrar um sistema de comunicação. O microssatélite em questão terá que cumprir uma Missão Primária, que compreende a medição de parâmetros atmosféricos e a respetiva transmissão por telemetria para uma estação terrestre (ver regulamento).

Nesta primeira edição, as etapas não são eliminatórias e todas as equipas participantes poderão realizar o projeto na sua totalidade. No final da competição, o Júri, que será escolhido pelo ESERO Portugal, indicará a equipa vencedora que, como prémio, irá participar na 7ª edição do CanSat Portugal que terá lugar em Ponte de Sor.

 

Inscrições

As inscrições encontram-se agora encerradas.

Nota: para validar a inscrição das equipas nesta competição, foi necessário preencher um formulário e enviar um vídeo, de acordo com os critérios definidos pelo nosso regulamento.

 

Datas/Prazos Importantes

21 de outubro a 15 de novembro de 2019

Inscrição no CanSat Júnior Portugal 2020 

16 de novembro de 2019 a 20 de janeiro de 2020

Workshops nas escolas/clubes sobre a 1ª fase do projeto (Construção do Paraquedas) 

21 de janeiro de 2020

Workshop de formação de professores CanSat Júnior 2020 (participação obrigatória de 3 professores de cada escola/clube) 

22 de janeiro de 2020 a 15 de fevereiro de 2020

Workshop nas escolas/clubes sobre a 2ª fase do projeto (Comunicações: Rádios e Antenas) 

16 de fevereiro de 2020 a 31 de março de 2020

Workshop nas escolas/clubes sobre a 3ª fase do projeto (Eletrónica e Programação) 

18 de abril de 2020

Encontro final do CanSat Júnior 2020 (Local a designar) 




Partilhe





Outras iniciativas