Reveja a Final da 1.ª edição do CanSat Jr


A grande final da 1.ª edição do CanSat Júnior Portugal (CanSat Jr), organizada pelo ESERO PT, decorreu no Centro Ciência Viva de Constância, no dia 19 de Junho de 2021. Veja aqui as fotos e vídeos-resumos comentados do evento.

Pela primeira vez na Europa, equipas formadas por alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico tiveram a oportunidade de participar numa competição oficial deste género, que até à data era exclusiva para os alunos do Ensino Secundário. 

A equipa MiniSalSat dos Salesianos de Lisboa sagrou-se campeã e irá marcar presença na 8.ª edição do CanSat Portugal, em Ponte de Sor. Mas no final todos os participantes saíram vencedores na estreia do CanSat Jr!


Pódio

Seis equipas formadas por jovens alunos entre os 12 e o 15 anos tiveram a oportunidade de lançar os seus CanSats, sob a supervisão dos seus professores e com o apoio técnico do ESERO Portugal e dos seus colaboradores. Todas elas participaram pela primeira vez numa missão espacial “real”, apesar de os seus microssatélites terem as dimensões de latas de refrigerante e de não terem entrado em órbita.

Os lançamentos foram feitos com a ajuda de um drone, que subiu a uma altura de aproximadamente 80 metros. O tempo ajudou, os paraquedas também e todos os CanSats chegaram sãos e salvos ao solo, cumprindo a sua missão de medir a pressão e temperatura atmosféricas. As equipas tiveram que apresentar as suas missões e os seus resultados ao júri, que teve grande dificuldade em escolher os vencedores, tão grande foi a qualidade dos trabalhos apresentados. 

No final, a primeira edição do CanSat Jr foi ganha pela equipa MiniSalSat (ver foto), dos Salesianos de Lisboa, orientada pelo professor Rui Costa. Os jovens campeões vão medir forças no CanSat Portugal dos “mais crescidos”, com equipas de alunos do Ensino Secundário. 

No segundo lugar desta competição, ficaram os SpaceBoys and Girls, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, orientados pelo professor Paulo Sanches. Por fim, o último lugar do pódio foi ocupado pelos Jovim Sat, do professor Nelson Honório, da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, em Gondomar.

Parabéns a todos os participantes! 


Esta montagem foi-nos enviada pelo professor Fernando Silveira do Agrupamento de Escolas de Gondomar, que acompanhou a equipa JovimSat.
Obrigado pelo testemunho e pela partilha!


Fotos e vídeos

Apresentamos 3 vídeos do evento. O primeiro foi comentado pelos membros do júri e da equipa técnica do CanSat Jr, e o segundo foi comentado por alguns dos alunos participantes. No último vídeo, os alunos foram desafiados a responder à questão “O que é o CanSat Jr?” usando apenas uma (ou duas) palavras.

 




Partilhe





Outras iniciativas