Eddington e o peso da luz


Centenário da Expedição de Eddington

No âmbito da comemoração dos 100 anos da expedição de Eddington a S. Tomé e Príncipe, a Ciência Viva convidou várias escolas de Países Lusófonos a participar num projeto educacional e internacional que visa assinalar o centenário do episódio histórico que ocorreu a 29 de maio de 1919.

Neste dia, durante um eclipse solar, foi possível observar a curvatura dos raios luminosos das estrelas, provocada pela deformação do espaço à volta do Sol, tal como Einstein previra na sua Teoria da Relatividade Geral. Saiba mais sobre este assunto na página da Ciência Viva aqui.

Albert Einstein, Arthur Eddington (S. Tomé e Príncipe) e Andrew Crommelin (Sobral).

 

Fotografias do eclipse total do Sol (1919).

Os astrónomos que observaram o eclipse no Sobral (Ceará, Brasil).


Projeto Escolar Internacional

Para este projeto foram convidadas escolas Portuguesas, São-tomenses e Brasileiras (do Sobral). Em solo nacional, o convite foi dirigido às escolas pertencentes à Rede de Clubes Ciência Viva que têm desenvolvido atividades na área da Astronomia, mas também é extensível a outras. Os alunos participantes nos projetos deverão apresentar os seus trabalhos no formato de vídeo com a duração de três a cinco minutos, abordando temas científicos, históricos ou mesmo socio-culturais, desde que estejam relacionados com esta expedição. Para mais informações sobre este projeto e eventual participação das vossas escolas, por favor consultem a página da Ciência Viva aqui.


Prémios

Os alunos com os trabalhos mais significativos, de acordo com os níveis de escolaridade, serão convidados a participar virtual ou presencialmente nas sessões no Sobral (Brasil), S. Tomé e Príncipe ou no encontro Ciência 2019 em Lisboa. A melhor equipa Portuguesa e a melhor equipa São-tomense do 3.º ciclo ou ensino secundário serão convidadas a participar presencialmente nas comemorações, que se realizarão na Ilha do Príncipe, no dia 29 de maio do presente ano.


Programa 10x10: "10 Temas, 10 Países"

No âmbito do projeto "Eddington na Sundy", as escolas poderão ainda beneficiar deste Programa de Intercâmbio Escolar Virtual. Segundo este programa, ao longo de 2019 serão realizadas apresentações mensais sobre 10 temas transversais da ciência envolvendo 10 Países. Os temas em causa serão depois debatidos em simultâneo por alunos e professores de várias instituições de ensino.

Saiba mais sobre o "10 Temas, 10 Países" aqui.




Partilhe





Outras iniciativas


CanSat Portugal 2018
CanSat Portugal 2018


Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II
Curso de Verão - Compreender a Terra através do Espaço II


Formações ESERO Portugal de 2018
Formações ESERO Portugal de 2018