Recursos da ESA para o Moon Camp Challenge (em Inglês)

 

Ensino Básico


   Constituição Lunar (PDF)

   Os alunos são convidados a debater questões sociais e organizacionais de uma futura comunidade de seres humanos na Lua e a relacioná-la com a sua própria comunidade local. Os debates assentam num conjunto de perguntas previamente elaboradas e os alunos podem indicar se concordam ou não com as propostas apresentadas usando um cartão sorridente ou triste.

   Idades: 8 – 12 anos | Temáticas: Ciência; Estudos Sociais; Lua; Cidadania; Sociedade

   Vídeo de apoio (TED Ed): "What would it be like to live on the Moon?" (legendas em Português)

  

 

 

   Astro-agricultor (PDF)

   Neste conjunto de 6 atividades, os alunos investigam quais fatores afetam o crescimento das plantas e relacionam-nos com o espaço. Irão aprender que as plantas precisam de ar, luz, água, nutrientes e de uma temperatura estável para crescer. Observarão também o que lhe pode acontecer quando alguns desses fatores variam. As 6 atividades podem ser feitas individualmente ou como um todo.

   Idades: 8 - 12 anos | Temáticas: Ciência; Lua; Plantas; Meio ambiente; Respiração; Fotossíntese; Nutrientes; Água; Luz; Temperatura

   Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Food on the Moon"

 

 

 

   Astro-comida (PDF)

   Neste conjunto de atividades, os alunos aprendem quais componentes das plantas conhecidas são comestíveis e vão estudar as diferenças entre vegetais, frutas e sementes. Terão ainda que imaginar e desenhar a planta associada a cada fruta / legume / semente. Vão aprender também que cada planta necessita de condições de crescimento específicas. Por fim, vão ter a oportunidade de concluir quais são as plantas que melhor crescem no espaço e que podem também servir como uma boa fonte de nutrição para os astronautas.

   Idade: 6 – 10 anos | Temáticas: Ciência; Plantas; Sementes; Vegetais; Frutas; Comida

   Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Food on the Moon"

 

 

 

   Água na Lua (PDF)

   Os alunos são convidados a tomar nota da quantidade de água que precisam ao longo de um dia. Segue-se uma atividade experimental na sala de aula, onde deverão filtrar “cubos de gelo lunar pré-preparados” para obter água. Os resultados das duas atividades serão usados para calcular quanto gelo lunar precisariam de cavar ou perfurar para fornecer água suficiente para um dia. O recurso sugere discussões sobre o uso da água e a reciclagem, tanto na Terra como no espaço. 

   Idades: 8 - 12 anos | Temáticas: Matemática; Ciência; Água; Lua

   Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Water on the Moon"

 

 

 

      Mão Biónica (PDF)

      Nesta atividade, os alunos constroem uma mão biónica com cartão, cordas, palhas e elásticos. Irão compará-la com suas próprias mãos para entenderem a função dos dedos e a importância do polegar. Entenderão também como funcionam os ossos, músculos, tendões e ligamentos. A atividade pode durar entre 60 e 90 minutos, dependendo da idade dos alunos. No entanto, pode também abranger outras disciplinas de estudo, como as artes, a linguagem e o corpo humano.

      Idades: 8 - 12 anos | Temáticas: Ciência; Artes; Lua; Biónica; Robótica; Corpo Humano

      Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Robots on the Moon"

 
 
 
 
 

   Base Lunar (PDF)

   Neste conjunto de atividades, os alunos analisam a importância de terem um abrigo para se protegerem, tanto na Terra como no espaço. Irão comparar as condições ambientais da Terra com as da Lua e, em grupo, irão imaginar e construir a sua própria Base Lunar usando materiais comparáveis aos do solo da Lua, conhecidos como análogos da Lua.

   Idades: 8 - 12 anos | Temáticas: Ciências; Artes; Lua; Abrigo; Clima

   Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Best place to live on the Moon"

 

 

 

Ensino Secundário


  Extremófilos no Sistema Solar (PDF)

  Os alunos são desafiados a investigar se os seres que vivem em ambientes extremos na Terra conseguiriam sobreviver em outras partes do Sistema Solar. Deverão também examinar as características de diferentes lugares no Sistema Solar para depois usarem os cartões de fatos de alguns extremófilos para descobrirem quais deles sobreviveriam nos diferentes ambientes extraterrestres considerados.

 Idade: 12 – 16 anos | Temáticas: Biologia; Sistema Solar; Planetas; Luas; Extremófilos; Fatores Abióticos; Em Busca de Vida

 

 

 

 Extraindo Água do Solo Lunar (PDF)

 Neste recurso, são estudadas as mudanças do estado da matéria usando a água na Lua como exemplo. Os alunos irão comparar dois métodos diferentes para separar misturas, no contexto da extração de água do solo lunar. Receberão blocos analógicos pré-preparados do solo lunar e compararão a destilação simples à filtração e decidirão qual é a mais eficiente na Terra e na Lua.

 Idades: 12 - 16 anos | Temáticas: Física e Química

 Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Water on the Moon

 

 

 

 

  Alunando (PDF) + Anexo (as notas do Paxi!)

  Neste conjunto de atividades, os alunos são desafiados a planear, projetar e construir um módulo lunar que possa garantir a sobrevivência da tripulação na Lua. Explorarão os fatores que devem ser considerados para que este possa pousar em segurança na Lua e comparar com o que aconteceria se fosse na Terra. Terão de ter em conta fatores de risco e orçamentos, e calcularão a velocidade e a aceleração durante a queda usando a Segunda Lei do Movimento de Newton para estudar as forças na Terra e na Lua.

  Idades: 14 - 16 anos | Temáticas: Física; Matemática; Economia; Alunagem; Gravidade; Atrito; Forças; Aceleração; Velocidade; Leis de Newton; Orçamentação; Análises de Risco

  Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Landing on the Moon"

 

 

 

 Como Produzir Oxigénio e Hidrogénio na Lua (PDF)

 Neste conjunto de três atividades, os alunos aprendem / descobrem a eletroquímica. Na primeira atividade, irão construir uma Pilha de Volta. Na segunda, vão estudar a eletrólise e aprender a usar a corrente elétrica para dividir a água em hidrogénio e oxigénio. Estas duas substâncias podem ser utilizadas como materiais propulsores nas naves espaciais e / ou para fornecer o oxigénio necessário para sustentar uma tripulação. Na última atividade, os alunos irão examinar e usar uma célula de combustível.

  Idades: 14 - 16 anos | Temáticas: Física; Química; Lua; Eletroquímica; Pilha de Volta; Eletrólise; Célula de Combustível

  Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Air on the Moon"

 

 

 

  Alimentando a Exploração Espacial com Energia Solar (PDF)

  Este conjunto de atividades tem como base dois conceitos que influenciam a projeção e a construção de painéis solares para as missões espaciais: a variação da intensidade da luz com o inverso do quadrado da distância à sua fonte e o ângulo de incidência da luz. Os alunos realizarão duas investigações simples utilizando uma célula fotovoltaica e uma fonte de luz.

  Primeiro, terão que medir como varia a energia produzida pelas células com a distância à fonte e tentar comprovar as previsões da teoria. Terão depois que realizar uma segunda experiência para investigar a dependência da potência da célula com o ângulo de incidência. Por último, aplicarão estes dois conceitos às missões espaciais reais da ESA. 

  Idades: 14 - 18 anos | TemáticasFísica; Potência Solar; Lei do inverso do quadrado da distância; Intensidade da Luz; Ângulo de Incidência; Sistema Solar

  Vídeo de apoio (Airbus Foundation): "Powering the Moon"

 





Partilhe





Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se

© Ciência Viva - 2019