A ação de longa duração "Novas Ferramentas para a Astronomia no Ensino Secundário" decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A primeira sessão foi dada no dia 16 de março, seguiram-se mais três a 23 e 30 de março e a 6 de abril de 2019 e a última teve lugar no dia 1 de junho de 2019. Esta ação integrou o programa de atividades complementares do Simpósio da União Astronómica Internacional que decorreu nesta cidade em Junho deste ano.
A formação é destinada a professores do Ensino Secundário (código de grupo docência 510).
As inscrições encontram-se agora encerradas.
Conteúdos:
Este curso foi criado para providenciar uma formação estruturada no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nos temas atuais de Astronomia. Deu-se particular destaque à componente prática e foram apresentadas ferramentas computacionais modernas mais apelativas para as novas gerações.
Sendo a Astronomia uma área observacional por excelência, espera-se que os formandos tenham adquirido as competências necessárias para:
Serem capazes de planear e efetuar observações com telescópios;
Poderem utilizar e dirigir a utilização pelos alunos dos recursos de exploração astronómica que se encontram disponíveis online (como por exemplo para a deteção observacional de objetos como supernovas ou galáxias e a respetiva classificação);
Poderem programar (na linguagem que escolherem) algoritmos astronómicos simples e relevantes para os programas do Ensino Secundário (como por exemplo de simulação e visualização de órbitas planetárias).
Formadores:
Carlos Martins e Paulo Maurício do CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto).
Condições de participação:
Atendendo à dinâmica e metodologias previstas para a formação, determinaram-se os seguintes critérios de frequência:
Professores que lecionem nos grupos de recrutamento a que se destina a formação;
Condições para realizar as atividades em sala de aula (o professor tem de ter uma turma);
Data de entrada da inscrição;
Carta de motivação.
Outras informações importantes:
A formação foi gratuita e teve uma duração total de 25 horas que foram distribuídas pelos 5 dias. As sessões foram semanais (com a exceção da última, em junho) para que os professores tivessem tempo de aplicar os conteúdos aprendidos em contexto de sala de aula e para que pudessem partilhar os seus resultados com os colegas.
Aguardamos ainda a acreditação na modalidade de Curso de Formação.
Mais informações estão disponíveis no Centro de Formação da Academia Ciência Viva (inclusivamente sobre a metodologia, módulos e avaliação da formação).