situs slot gacor slot pulsa 10k situs togel toto 4d Togel 4D situs toto togel 4d situs togel resmi toto 4d Bandar Togel Resmi Toto Macau situs togel terpercaya toto togel macau 4d slot online gacor agen slot terbaru togel toto slot toto togel macau 4d togel toto Macau 4D situs judi slot gacor resmi terbaru Situs Togel terlengkap toto togel macau 4d agen slot online toto togel Macau situs togel toto Terpercaya togel toto 4d togel toto Macau 4d bandar togel terpercaya toto togel 4d resmi situs toto togel macau 4d situs toto togel terpercaya situs toto 4d togel terpercaya situs togel 4d terpercaya toto togel situs toto togel 4d situs toto togel terpercaya Toto Togel Terpercaya
Ação de longa duração em Viana do Castelo!
situs slot gacor slot pulsa 10k situs togel toto 4d Togel 4D situs toto togel 4d situs togel resmi toto 4d Bandar Togel Resmi Toto Macau situs togel terpercaya toto togel macau 4d slot online gacor agen slot terbaru togel toto slot toto togel macau 4d togel toto Macau 4D situs judi slot gacor resmi terbaru Situs Togel terlengkap toto togel macau 4d agen slot online toto togel Macau situs togel toto Terpercaya togel toto 4d togel toto Macau 4d bandar togel terpercaya toto togel 4d resmi situs toto togel macau 4d situs toto togel terpercaya situs toto 4d togel terpercaya situs togel 4d terpercaya toto togel situs toto togel 4d situs toto togel terpercaya Toto Togel Terpercaya
Ação de longa duração em Viana do Castelo!

   Ação de longa duração em Viana do Castelo!


A ação de longa duração "Novas Ferramentas para a Astronomia no Ensino Secundário" decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. A primeira sessão foi dada no dia 16 de março, seguiram-se mais três a 23 e 30 de março e a 6 de abril de 2019 e a última teve lugar no dia 1 de junho de 2019. Esta ação integrou o programa de atividades complementares do Simpósio da União Astronómica Internacional que decorreu nesta cidade em Junho deste ano.

A formação é destinada a professores do Ensino Secundário (código de grupo docência 510).


As inscrições encontram-se agora encerradas.


Conteúdos:

Este curso foi criado para providenciar uma formação estruturada no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nos temas atuais de Astronomia. Deu-se particular destaque à componente prática e foram apresentadas ferramentas computacionais modernas mais apelativas para as novas gerações.

Sendo a Astronomia uma área observacional por excelência, espera-se que os formandos tenham adquirido as competências necessárias para:

  • Serem capazes de planear e efetuar observações com telescópios;

  • Poderem utilizar e dirigir a utilização pelos alunos dos recursos de exploração astronómica que se encontram disponíveis online (como por exemplo para a deteção observacional de objetos como supernovas ou galáxias e a respetiva classificação);

  • Poderem programar (na linguagem que escolherem) algoritmos astronómicos simples e relevantes para os programas do Ensino Secundário (como por exemplo de simulação e visualização de órbitas planetárias).

 

Formadores:

Carlos Martins e Paulo Maurício do CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto).

 

Condições de participação:

Atendendo à dinâmica e metodologias previstas para a formação, determinaram-se os seguintes critérios de frequência:

  • Professores que lecionem nos grupos de recrutamento a que se destina a formação;

  • Condições para realizar as atividades em sala de aula (o professor tem de ter uma turma);

  • Data de entrada da inscrição;

  • Carta de motivação.

 

Outras informações importantes:

A formação foi gratuita e teve uma duração total de 25 horas que foram distribuídas pelos 5 dias. As sessões foram semanais (com a exceção da última, em junho) para que os professores tivessem tempo de aplicar os conteúdos aprendidos em contexto de sala de aula e para que pudessem partilhar os seus resultados com os colegas.

Aguardamos ainda a acreditação na modalidade de Curso de Formação.

Mais informações estão disponíveis no Centro de Formação da Academia Ciência Viva (inclusivamente sobre a metodologia, módulos e avaliação da formação).




Partilhe





Outras iniciativas