Formações ESERO em janeiro de 2020


Comece bem o ano com as formações que o ESERO Portugal preparou para si. São quatro formações que começam já em janeiro. Todas as ações são gratuitas e creditadas.

 

Compreender a Terra através do Espaço I – 25 horas

11 e 18 de janeiro, 01 e 08 de fevereiro e 18 de abril |  14h00 - 19h00

Curso de Formação destinado aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Pré-escolar. Nesta formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação. Mais informações aqui. E inscrição aqui, na página do Centro de Formação Ciência Viva.

 

Robôs em Marte - 6 horas

25 de janeiro |   11h00 às 19h00

Qual a importância dos robôs na exploração espacial? Haverá água em Marte? Utilizando kits LEGO® Mindstorms EV3, vamos montar, programar e equipar com sensores pequenos robôs que, analisando o meio ambiente circundante, podem ser utilizados para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química. Formação destinada aos professores de 3.º Ciclos e Secundário. Mais informações aqui. E inscrição aqui, na página do Centro de Formação Ciência Viva.

 

Treino de Astronautas – 6 horas       

11 de janeiro |   11h00 - 18h00         

Nesta formação, destinada a professores de 2.º e 3.ºciclos, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. Serão utilizados uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X pela Faculdade de Motricidade Humana e baseados no treino físico realizado pelos astronautas durante a sua preparação para as viagens espaciais. Mais informações aqui. E inscrição aqui, na página do Centro de Formação Ciência Viva.

 

Observação da Terra e Alterações Climáticas – 6 horas

25 de janeiro |  10h30 - 18h30

Qual a importância dos satélites na observação da Terra e para o estudo do clima? Quais as missões da ESA que monitorizam a Terra? Que actividades permitem abordar e desenvolver estes temas com os alunos em contexto sala de aula? Esta é uma formação dirigida aos professores de 3ºCiclo e Secundário. Mais informações sobre esta ação aqui e inscrições aqui.

Todas estas formações são certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva (ao abrigo do decreto lei nº 22/2014).




Partilhe





Outras iniciativas