Ação em Astrobiologia - ADIADA!


Atenção: Esta ação foi adiada. A nova data será definida em breve de acordo com as indicações da Direção Geral de Saúde.

O ESERO Portugal tem o prazer de anunciar a realização de uma nova ação de curta duração, intitulada Astrobiologia: onde procurar Vida no Sistema Solar, para os professores do Ensino Secundário. 

Com esta ação, pretendemos mostrar como os ambientes aquosos e rochosos terrestres nos podem ajudar a procurar Vida noutros planetas. Abordaremos assim um dos temas que mais curiosidade tem despertado no público em geral.


Esta ação de formação pretende capacitar os professores na área da Astrobiologia. Falaremos de ambientes extremos, das suas características físico-químicas e da sua capacidade para sustentar Vida, entre outros assuntos. Esta ação abordará também a importância da existência de água nos solos de algumas regiões específicas do nosso País e da importância das suas propriedades químicas para o estudo de vida extremófila. Para tal, tiraremos partido do facto da interação água-rocha em Cabeço de Vide e Rio Tinto ser potencialmente significativa para o estudo de outros objetos celestes do Sistema Solar, como é o caso de Marte.

 

Data: Esta ação foi adiada e a nova data da sua realização será anunciada em breve. Aproveitamos para informar que, no seguimento do Despacho n.º 2836-A/2020 de 5 de março, Ponto 4. c), o Centro de Formação Ciência Viva tem as suas actividades suspensas durante os meses de Março e Abril.

Horário: 10h às 13 h | 14h às 18 h

LocalPavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa

Destina-se a: Professores do Ensino Secundário, com os códigos de docência 510, 520 e 560.

Inscrições: As inscrições devem ser feitas aqui, na página do Centro de Formação Ciência Viva.

Formadores: Diana Freire, Adelina Machado e Pedro Coimbra. Contaremos também com a presença de dois investigadores convidados: Carla Rocha, do Instituto Superior Técnico; e André Antunes, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.


Para saber mais sobre os conteúdos que os nossos convidados irão abordar nesta formação, clique aqui.


Objetivos 

  • Promover a temática da astrobiologia em contexto de sala de aula;

  • Capacitar os professores para a introdução de conceitos como vida em ambientes extremos na sua prática letiva;

  • Promover a interligação entre investigadores desta área com as escolas secundárias.


Conteúdos 

  • O que é a astrobiologia;

  • O que são extremófilos e como vivem;

  • Qual a importância das interações entre água-rocha para a existência de vida;

  • Propriedades químicas da água.

 

Quer saber mais?

Clique aqui. Esta ação de curta duração encontra-se certificada pelo Centro de Formação Ciência Viva (ao abrigo do decreto lei nº 22/2014).





Partilhe





Outras iniciativas