Programação da Semana Mundial do Espaço 2020


Todos os anos, de 4 a 10 de outubro, a Semana Mundial do Espaço é celebrada internacionalmente. Este ano o tema escolhido foi “Os satélites melhoram a vida”. Mais uma vez, o ESERO Portugal e o Ciência Viva colaboram nesta iniciativa. Conheça aqui toda a programação (presencial e virtual) que preparamos para si. Para mais informações consulte a página do Ciência Viva.

 

O que é a Semana Mundial do Espaço?

No dia 6 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou que a semana de 4 a 10 de outubro passaria a ser dedicada anualmente ao Espaço a nível global, com o objetivo de celebrar “as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana”. Aproveite para visitar a página oficial da World Space Week aqui.

Trata-se do maior evento espacial realizado no nosso planeta. Só no ano passado, realizaram-se mais de 8000 eventos em mais de 96 Países para celebrar o tema “Lua: Portal para as estrelas”.

Todos os anos, a Organização da World Space Week seleciona um novo tema como orientação para esta celebração. A edição de 2020 será dedicada aos satélites e aos seus amplos benefícios, sob o tema “Os satélites melhoram a vida” [tradução livre do original “Satellites Improve Life”]. 

Com este tema, pretende-se que durante a Semana Mundial do Espaço deste ano seja referida a importância dos satélites no nosso dia a dia e as diferentes formas como eles estão presentes nas nossas vidas. São exemplo disso as comunicações, a monitorização ambiental, os sistemas de navegação dos transportes, as previsões meteorológicas, a telemedicina e a ciência, entre muitas outras.

 

Destaques em 2020

4 a 10 de outubro | Vários dias e horários disponíveis

(Nota: A disponibilidade de algumas palestras poderá estender-se até ao final do mês de outubro) 

PALESTRAS ONLINE DO ESPAÇO VAI À ESCOLA

Descrição: Palestras online sobre o Espaço dadas por vários investigadores e engenheiros durante a Semana Mundial do Espaço

Público-alvo: Alunos e professores de todos os ciclos

Locais: Qualquer Escola do País, mediante inscrição prévia aqui.


 

 

 4 de outubro | Domingo

SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO NO PAVILHÃO

16.00 – Palestra com Rui Agostinho: “Próxima Paragem: Lua”

Descrição: Rui Agostinho, Astrofísico e Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço, fala-nos sobre a importância de olhar para o Espaço e de o explorar, do desenvolvimento tecnológico e dos sonhos que comandam o progresso científico. Antes da palestra, Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, dá as boas-vindas aos participantes.

Trata-se de uma sessão presencial e virtual. Se não puder/quiser deslocar-se ao Pavilhão, pode enviar-nos as suas questões e participar durante a sua transmissão em direto.

 


16.45 – Abertura da exposição “Step into Space – Um Passo no Espaço”

Descrição: Após a palestra, será inaugurada a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento, intitulada “Step into Space – Um Passo no Espaço”. Esta tem como principais objetivos despertar a curiosidade sobre as ciências do Espaço e mostrar a importância que a exploração espacial tem nas nossas vidas. 

Nota: A entrada na exposição é gratuita.

 

 

 

Público-alvo: Todos

Local: Pavilhão do Conhecimento, mediante inscrição prévia para a palestra + Transmissão em live streaming no YouTube (para a palestra)

 

3 a 18 de outubro | Às 16:45

EXPOSIÇÃO "STEP INTO SPACE - UM PASSO NO ESPAÇO

Nota: Entrada gratuita!

 

10 de outubro | Sábado às 16:00

EXIBIÇÃO DO FILME “VIAGEM À LUA”, DE GEORGE MELIÈS + CONVERSA ABERTA COM RUI AGOSTINHO

Descrição: Recorde a “Viagem à Lua”, de George Meliès, o primeiro filme de ficção científica sobre exploração espacial, realizado em 1902(!). Participe numa conversa aberta sobre o futuro no Espaço com o investigador Rui Agostinho (Astrofísico, Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço e Grande Prémio Ciência Viva).

Trata-se uma vez mais de uma sessão presencial e virtual. Se não quiser/puder deslocar-se ao Pavilhão, pode assistir ao filme, enviar-nos as suas questões e participar na conversa aberta durante a sua transmissão em direto.

Público-alvo: Todos

Local: Pavilhão do Conhecimento, mediante inscrição prévia + Transmissão em live streaming no YouTube


Conheça melhor todas as atividades na página criada espAcialmente pelo Ciência Viva para este evento!




Partilhe





Outras iniciativas