O Espaço à Quarta | Próximo: 24 de Março


A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa - PT Space, têm o prazer de anunciar a primeira edição de “O Espaço à Quarta”. Trata-se de um ciclo de conversas on-line que irá decorrer sempre na quarta-feira da 4.ª semana de cada mês, às 19.00. Nesses dias, o evento será transmitido sempre em direto no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento e o link será disponibilizado aqui. 

Esta iniciativa tem como objetivo abordar a importância da investigação espacial no nosso dia a dia, destacando o Espaço em diferentes aplicações e contextos concretos. Os convidados de “O Espaço à Quarta” serão especialistas de empresas ou instituições de investigação científica que poderão abrir novos horizontes na integração do Espaço nas nossas vidas diárias. 

Na próxima sessão, no dia 24 de março, teremos connosco Isabel Trigo, Investigadora do IPMA e do Instituto D. Luiz. Irá falar-nos da importância dos dados dos satélites de Observação da Terra na monitorização da mudança climática, entre outros assuntos.

Esta é uma ação gratuita, não necessita de qualquer tipo de registo e é destinada ao público em geral. Chamamos a atenção da comunidade educativa que este poderá vir a ser mais um recurso para a utilização do Espaço em contexto de sala de aula.


O Espaço está presente no dia-a-dia de todos nós, mesmo sem darmos por isso: para orientar as nossas deslocações, para assegurar telecomunicações, previsões meteorológicas, agricultura de precisão, gestão de recursos preciosos como água potável e para a monitorização de inundações e riscos de incêndio. 

A primeira edição de “O Espaço à Quarta” decorreu no dia 27 de janeiro, com a participação do astronauta análogo João Lousada. No dia 24 de fevereiro, tivemos connosco Teresa Ferreira, a Diretora do Espaço na GMV Portugal. Em ambos os casos, a moderação esteve a cargo de Ana Noronha, Diretora da Ciência Viva. (Re)veja aqui a as duas primeiras sessões, com João Lousada e Teresa Ferreira, respetivamente:


 

 

Todas as sessões serão transmitidas no canal de YouTube da Ciência Viva e em simultâneo no canal de YouTube da Agência Espacial Portuguesa. O público poderá colocar questões em direto, no chat de ambas as plataformas.

O Espaço à Quarta contará sempre com a participação de investigadores e especialistas de empresas que trabalham em Portugal ou no estrangeiro.

 

PRÓXIMA SESSÃO

24 MARÇO · 19.00

Com: Isabel TrigoInvestigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) / Instituto D. Luiz

Moderação: Carolina Sá, da PT Space

Isabel Trigo, Investigadora do IPMA e do Instituto D. Luiz, será a convidada da terceira sessão. Vamos conhecer a importância dos dados dos satélites de Observação da Terra na monitorização da mudança climática.

Bio:
Isabel Trigo tem um Doutoramento em Climatologia de Ciclones na Região do Mediterrâneo, pela Universidade de East Anglia, Reino Unido. Na última década tem trabalhado, sobretudo, com a potencialidade do sensoriamento remoto para obter a temperatura da superfície terrestre, fluxos de radiação e respectivas aplicações com foco em satélites EUMETSAT particulares. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais (EC, EC, Copernicus, EUMETSAT, ESA). É investigadora do IPMA e do Laboratório Associado Instituto D. Luiz.


SESSÕES ANTERIORES

24 FEVEREIRO · 19.00

Com: Teresa Ferreira, Diretora do Espaço na GMV Portugal

Moderação: Ana Noronha

Na segunda sessão, abordaremos a importância do Espaço para os investigadores que estudam a ionosfera e as tempestades solares com Teresa Ferreira. Irá também responder-nos a muitas outras questões: Como podemos desviar asteroides que ameacem o nosso Planeta? Como podemos viajar na Terra sem nos perdermos pelo caminho? E processar os sinais da próxima geração de satélites?

Bio:
Teresa Ferreira tem um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computação pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 2004 ingressou na GMV, uma das empresas líderes no setor espacial, para trabalhar como engenheira de projetos na equipa do Sistema Global de Navegação por Satélite. Participou em projetos relacionados com a tecnologia de receptores para a ESA e para a Comissão Europeia. Teresa é, atualmente, a Diretora do Espaço em Portugal da GMV.

 

27 JANEIRO · 19.00

Com: João Lousada, Astronauta Análogo

Moderação: Ana Noronha

Na primeira sessão tivemos como convidado João Lousada, Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional e Comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco. Tivemos a oportunidade de descobrir o que faz um Astronauta análogo, que já participou em várias simulações de missões espaciais a Marte. Para além de ter partilhado connosco como é acompanhar o trabalho realizado num laboratório científico fora da Terra, falou-nos sobre a sua próxima missão, no deserto de Neguev, em Israel, naquela que foi a primeira conversa deste ciclo on-line.

Bio:

João Lousada é Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional. Tem um Mestrado em Engenharia Aeroespacial com estudos realizados na Universitat Politècnica de Catalunya, em Espanha, e na University of Victoria, no Canadá. É ainda Astronauta análogo e Comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco, tendo participado em várias missões análogas a Marte com diferentes simuladores de fatos espaciais.

 

PRÓXIMAS SESSÕES

28 ABRIL · 19.00

Com: Vítor Espírito Santo, Diretor do departamento de Agricultura Celular da Eat JUST

Moderação: Ana Noronha

Vítor Espírito Santo, Engenheiro Biomédico e Diretor de Agricultura Celular da startup americana Eat JUST, será o convidado da quarta sessão. Ficaremos a saber de que modo as experiências realizadas por esta empresa poderão ter um papel essencial para a permanência da humanidade no Espaço durante longos períodos de tempo.

Bio:
Vítor Espírito Santo fez o mestrado integrado em Engenharia Biomédica da Universidade do Minho e o doutoramento em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células estaminais no Centro 3B´s da Universidade do Minho, em colaboração com a Universidade de Kyoto (Japão). Fez investigação em engenharia de tecidos e medicina regenerativa no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), tendo ingressado em 2018 na Eat JUST, uma startup americana na Califórnia que produz carne cultivada em laboratório.

Actualmente desempenha o cargo de Diretor de Agricultura Celular da Eat JUST, liderando uma equipa de desenvolvimento para a produção de carne cultivada segura, com sabor e textura agradáveis e que possa ser comercializada a preços acessíveis, permitindo ultrapassar os desafios ambientais e éticos que se colocam à produção intensiva de carne.




Partilhe





Outras iniciativas