O Espaço à Quarta | Próxima sessão dia 26 de Maio


Já ouviu falar de voos parabólicos? E da realização de exames ao sangue em ambientes de micro-gravidade? Não perca a oportunidade de assistir aqui ao próximo O Espaço à Quarta, no dia 26 de Maio, com Thais Russomano, Médica Aeroespacial e Fisióloga Espacial brasileira. A nossa próxima convidada irá falar-nos da sua vasta experiência nas suas áreas de investigação e do seu papel como fundadora do Centro de Pesquisa em Microgravidade (MicroG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O Espaço à Quarta é um ciclo de conversas on-line que decorre sempre na quarta-feira da 4.ª semana de cada mês, às 19h. Nesses dias, o evento será transmitido sempre em direto no nosso canal de YouTube.

Esta é uma ação gratuita, não necessita de qualquer tipo de registo e é destinada ao público em geral. Chamamos a atenção da comunidade educativa que este será mais um recurso para a utilização do Espaço em contexto de sala de aula.


Vídeos das primeiras sessões

(Re)veja aqui as 4 primeiras sessões d′O Espaço à Quarta. Todas elas incluem a rubrica final O Minuto do Professor, na qual a professora Adelina Machado, Coordenadora Educativa do ESERO PT, faz o enquadramento dos temas abordados em cada sessão com os nossos recursos educativos:

 

 

O que é O Espaço à Quarta?

A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa - PT Space, têm o prazer de anunciar a primeira edição deste ciclo de conversas on-line. Clique aqui para saber mais sobre esta iniciativa, os seus objetivos e conhecer os nossos primeiros convidados. 

Todas as sessões são transmitidas no canal de YouTube da Ciência Viva. O público pode colocar questões em direto, na janela de chat desta plataforma. O Espaço à Quarta conta sempre com a participação de investigadores e especialistas de empresas que trabalham em Portugal ou no estrangeiro.


Próxima Sessão

26 MAIO · 19.00

Com: Thais Russomano, Médica Aeroespacial, fundadora do Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (Brasil) e Professora na Faculdade de Ciências da Vida e Medicina do King’s College London (Reino Unido)

Moderação: Ana Noronha

Thais Russomano, Médica Aeroespacial e Fisióloga Espacial brasileira, será a convidada da quinta sessão. Vamos abordar a sua vasta experiência nas suas áreas de investigação, o trabalho que tem desenvolvido como Diretora das empresas InnovaSpace (Reino Unido) e International Space Medicine Consortium Inc. (EUA), sem esquecer a sua participação em 2 campanhas de voos parabólicos da ESA.

Bio:

Thais Russomano tem mais de 30 anos de experiência em ensino e investigação nas áreas de Medicina Aeroespacial, Fisiologia Espacial, Biomedicina Aeroespacial, Engenharia Biomédica Aeroespacial e Telessaúde.

Fundou o Centro de Pesquisa em Microgravidade (MicroG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi sua Coordenadora durante 18 anos. Exerceu diferentes cargos académicos no King’s College London entre 1994 e 2020, no Centre for Human & Applied Physiological Sciences, na respectiva Faculdade de Ciências da Vida e Medicina. Em 2006, liderou o ‘Projeto Van Gogh’, uma equipa formada por cientistas do MicroG e do Kings College London, com a qual testou um equipamento que permite a realização de exames ao sangue em ambientes de micro-gravidade. Dá palestras sobre a função pulmonar no Espaço, Space Analogues, Telemedicina & eHealth. Dirige duas empresas privadas relacionadas com o Espaço, a InnovaSpace (Reino Unido) e a International Space Medicine Consortium Inc. (EUA).

 


Brevemente

23 JUNHO · 19.00

Com: Bruno Carvalho, Engenheiro de formação, especializado em Electrónica e Computação; Diretor das empresas Ilex Space e D-Orbit

Moderação: Ana Noronha

Bruno Carvalho, Diretor da D-Orbit e Ilex Space, será o convidado da sexta sessão. Irá abordar o papel que a D-Orbit tem desempenhado para resolver o problema do lixo espacial, promovendo um acesso sustentável às tecnologias espaciais e preservando o acesso ao Espaço, cujas aplicações temos vindo a demonstrar ao longo desta série de sessões.

Bio:
Bruno Carvalho tem um Mestrado e uma Licenciatura em Electrónica e Engenharia da Computação pelo Instituto Superior Técnico. 
É o Director da Ilex Space desde 2017. Esta empresa oferece aos seus clientes serviços de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Internacionalização e apoio à exportação, contando com a ajuda de uma ampla rede global. Em 2019 assumiu também o cargo de Diretor da D-Orbit, onde procura redefinir o comissionamento e o descomissionamento da indústria espacial, abordando as suas deficiências e preservando os recursos espaciais. 

 




Partilhe





Outras iniciativas