A primeira sessão de “O Espaço à Quarta” decorreu no dia 27 de janeiro, com o astronauta análogo João Lousada. No dia 24 de fevereiro, tivemos connosco a Teresa Ferreira, a Diretora do Espaço na GMV Portugal; no dia 24 de março, Isabel Trigo, investigadora do IPMA e do Instituto D. Luiz; no dia 28 de abril, Vítor Espírito Santo, Diretor do departamento de Agricultura Celular da Eat JUST; no dia 26 de maio, Thais Russomano, médica aeroespacial, professora universitária e fundadora do Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (Brasil); e no dia 23 de junho, Bruno Carvalho, Diretor da Ilex Space e da D-Orbit.
Convidados das primeiras 6 sessões
23 JUNHO · 19.00
Com: Bruno Carvalho, Engenheiro de formação, especializado em Electrónica e Computação; Diretor das empresas Ilex Space e D-Orbit
Moderação: Inês d’Ávila, responsável por projetos na área da segurança espacial da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space
Bruno Carvalho, Diretor da D-Orbit e Ilex Space, foi o convidado da sexta sessão. Falou-nos da importância dos satélites e do papel que a D-Orbit tem desempenhado para resolver o problema do lixo espacial, promovendo um acesso sustentável às tecnologias espaciais e preservando o acesso ao Espaço, cujas aplicações temos vindo a demonstrar ao longo desta série de sessões.
Bio:
Bruno Carvalho tem um Mestrado e uma Licenciatura em Electrónica e Engenharia da Computação pelo Instituto Superior Técnico. É o Director da Ilex Space desde 2017. Esta empresa oferece aos seus clientes serviços de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Internacionalização e apoio à exportação, contando com a ajuda de uma ampla rede global. Em 2019 assumiu também o cargo de Diretor da D-Orbit, onde procura redefinir o comissionamento e o descomissionamento da indústria espacial, abordando as suas deficiências e preservando os recursos espaciais.
26 MAIO · 19.00
Com: Thais Russomano, Médica Aeroespacial, fundadora do Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (Brasil) e Professora na Faculdade de Ciências da Vida e Medicina do King’s College London (Reino Unido)
Moderação: Ana Noronha, Diretora da Ciência Viva
Thais Russomano, Médica Aeroespacial e Fisióloga Espacial brasileira, foi a convidada da quinta sessão. Falámos da sua vasta experiência nas suas áreas de investigação, o trabalho que tem desenvolvido como Diretora das empresas InnovaSpace (Reino Unido) e International Space Medicine Consortium Inc. (EUA), sem esquecer a sua participação em 2 campanhas de voos parabólicos da ESA.
Bio:
Thais Russomano tem mais de 30 anos de experiência em ensino e investigação nas áreas de Medicina Aeroespacial, Fisiologia Espacial, Biomedicina Aeroespacial, Engenharia Biomédica Aeroespacial e Telessaúde.
Fundou o Centro de Pesquisa em Microgravidade (MicroG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi sua Coordenadora durante 18 anos. Exerceu diferentes cargos académicos no King’s College London entre 1994 e 2020, no Centre for Human & Applied Physiological Sciences, na respectiva Faculdade de Ciências da Vida e Medicina. Em 2006, liderou o ‘Projeto Van Gogh’, uma equipa formada por cientistas do MicroG e do Kings College London, com a qual testou um equipamento que permite a realização de exames ao sangue em ambientes de micro-gravidade. Dá palestras sobre a função pulmonar no Espaço, Space Analogues, Telemedicina & eHealth. Dirige duas empresas privadas relacionadas com o Espaço, a InnovaSpace (Reino Unido) e a International Space Medicine Consortium Inc. (EUA).
28 ABRIL · 19.00
Com: Vítor Espírito Santo, Diretor do departamento de Agricultura Celular da Eat JUST
Moderação: Ana Noronha
Vítor Espírito Santo, Engenheiro Biomédico e Diretor de Agricultura Celular da startup americana Eat JUST, foi o nosso convidado da quarta sessão. Falou-nos da produção de carne cultivada em laboratório e explicou-nos de que modo as suas experiências poderão ter um papel essencial para a permanência da humanidade no Espaço durante longos períodos de tempo.
Bio:
Vítor Espírito Santo fez o mestrado integrado em Engenharia Biomédica da Universidade do Minho e o doutoramento em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células estaminais no Centro 3B´s da Universidade do Minho, em colaboração com a Universidade de Kyoto (Japão). Fez investigação em engenharia de tecidos e medicina regenerativa no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), tendo ingressado em 2018 na Eat JUST, uma startup americana na Califórnia que produz carne cultivada em laboratório.
Actualmente desempenha o cargo de Diretor de Agricultura Celular da Eat JUST, liderando uma equipa de desenvolvimento para a produção de carne cultivada segura, com sabor e textura agradáveis e que possa ser comercializada a preços acessíveis, permitindo ultrapassar os desafios ambientais e éticos que se colocam à produção intensiva de carne.
24 MARÇO · 19.00
Com: Isabel Trigo, Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) / Instituto D. Luiz
Moderação: Carolina Sá, responsável pelos projetos de Observação da Terra da PT Space
Isabel Trigo, Investigadora do IPMA e do Instituto D. Luiz, foi a nossa convidada da terceira sessão. Explicou-nos porque podemos afirmar que está a ocorrer uma mudança climática, referindo a importância dos dados dos satélites de Observação da Terra na monitorização da mesma. Mostrou-nos também o que dizem os estudos atuais sobre os eventos extremos e o impacto das alterações climáticas em Portugal.
Bio:
Isabel Trigo tem um Doutoramento em Climatologia de Ciclones na Região do Mediterrâneo, pela Universidade de East Anglia, Reino Unido. Na última década tem realizado várias medições da temperatura da superfície terrestre de forma remota, através dos sensores de satélites da European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT). Isabel Trigo é autora de vários artigos científicos nesta área e tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais apoiados pela Comissão Europeia, Copernicus, EUMETSAT e ESA. É investigadora do IPMA e do Laboratório Associado Instituto D. Luiz.
24 FEVEREIRO · 19.00
Com: Teresa Ferreira, Diretora do Espaço na GMV Portugal
Moderação: Ana Noronha
Na segunda sessão, abordámos a importância do Espaço para os investigadores que estudam a ionosfera e as tempestades solares com Teresa Ferreira. Respondeu-nos também a muitas outras questões: Como podemos desviar asteroides que ameacem o nosso Planeta? Como podemos viajar na Terra sem nos perdermos pelo caminho? E processar os sinais da próxima geração de satélites?
Bio:
Teresa Ferreira tem um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computação pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Em 2004 ingressou na GMV, uma das empresas líderes no setor espacial, para trabalhar como engenheira de projetos na equipa do Sistema Global de Navegação por Satélite. Participou em projetos relacionados com a tecnologia de receptores para a ESA e para a Comissão Europeia. Teresa é, atualmente, a Diretora do Espaço em Portugal da GMV.
27 JANEIRO · 19.00
Com: João Lousada, Astronauta Análogo
Moderação: Ana Noronha
Na primeira sessão tivemos como convidado João Lousada, Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional e Comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco. Tivemos a oportunidade de descobrir o que faz um Astronauta análogo, que já participou em várias simulações de missões espaciais a Marte. Para além de ter partilhado connosco como é acompanhar o trabalho realizado num laboratório científico fora da Terra, falou-nos sobre a sua próxima missão, no deserto de Neguev, em Israel, naquela que foi a primeira conversa deste ciclo on-line.
Bio:
João Lousada é Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional. Tem um Mestrado em Engenharia Aeroespacial com estudos realizados na Universitat Politècnica de Catalunya, em Espanha, e na University of Victoria, no Canadá. É ainda Astronauta análogo e Comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco, tendo participado em várias missões análogas a Marte com diferentes simuladores de fatos espaciais.