Detetives do Clima: Webinar ESERO PT | 12 Abril


No dia 12 de abril de manhã, o ESERO Portugal apresentou o webinar ‘Pergunta ao Cientista’, destinado às equipas participantes na corrente edição do projeto escolar dos Detetives do Clima. O evento foi totalmente falado em Português e tivemos dois cientistas climáticos como convidados.

O webinar foi transmitido publicamente no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento, embora apenas as equipas tivessem permissão para fazer perguntas aos palestrantes. Foi uma ação gratuita e não houve necessidade de fazer qualquer tipo de registo. A sessão pode ser revista aqui.

Este ano, os Detetives do Clima também tiveram a oportunidade de participar no webinar da ESA, que decorreu no passado dia 2 de Março. Este evento pode ser revisto integralmente aqui, bem como alguns dos seus melhores momentos.

 

Revejam o Webinar do ESERO PT (Português)

Para além dos participantes nesta edição dos Detetives do Clima da ESA, convidámos o público em geral a aproveitar esta oportunidade para aprenderem mais sobre o impacto das alterações climáticas, a importância dos satélites e da observação da Terra, as diferenças entre os problemas climáticos locais e globais, o papel do vento e do oceano como agentes climáticos, e para esclarecer muitas outras dúvidas que pudessem ter sobre esta importante temática atual.

O webinar decorreu no dia 12 de abril, às 11h00 de Portugal Continental. A sessão foi gravada e pode ser revista aqui, um pouco mais abaixo.

Nota: Chamamos a atenção da comunidade educativa que este será mais um recurso muito útil para a utilização do Espaço em contexto de sala de aula.

 

Cientistas convidados

Os nossos convidados foram a Ana Bastos e o Pedro Miranda, cientistas climáticos portugueses que têm apoiado as equipas participantes no projeto escolar dos Detetives do Clima ao longo de todas as 3 edições realizadas.

Ana Bastos lidera o Grupo de Pesquisa do Instituto Max Planck de Biogeoquímica em Jena, na Alemanha; e Pedro Miranda é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto D. Luiz.

 

Versão integral do webinar

Revejam a sessão aqui. Se forem participantes dos Detetives do Clima, aproveitem para ouvir novamente as respostas às vossas perguntas!

 

 

Revejam o webinar da ESA (Inglês)

Beniamino Abis foi o cientista convidado pela ESA Education para falar com as equipas dos Detetives do Clima neste webinar. Ele ajudou-as a compreender o papel das florestas no clima do nosso planeta e explicou-lhes como funcionam os satélites de observação da Terra, combinando histórias visuais convincentes e conceitos relacionáveis.

Beniamino trabalha na ESA-ESRIN com dados do satélite Sentinel-3, do programa ambiental europeu Copernicus. Querem saber mais? Vejam os vídeos!

 

Alguns dos melhores momentos

Vídeo 1. Como é que os satélites chegam ao Espaço? Como funcionam exatamente? Vídeo 2. Qual é o papel das florestas? As árvores nas áreas urbanas são mais eficientes em termos de redução de CO2 do que as árvores nas florestas? Vídeo 3. Porque é que as tempestades são tão comuns nos últimos tempos?

  

 

Versão integral do webinar

Revejam tudo aqui. Aproveitem para aprender algumas idéias impressionantes sobre o que todos nós podemos fazer para proteger o clima do nosso planeta!

 




Partilhe





Outras iniciativas