Uma edição muito especial

    Uma edição muito especial

A final do CanSat Portugal regressou após um interregno em 2020. Para além das equipas que tinham sido finalistas da 7.ª edição da competição, cuja final não se realizou, a organização permitiu a participação de mais 10, selecionadas pelo Júri no presente ano letivo. No final, dadas as contingências de um ano difícil para todos pelos motivos sobejamente conhecidos, 14 equipas apresentaram-se na final, das quais 12 foram a concurso.

Das duas restantes, uma participou apenas por via remota por se ter visto impossibilitada de marcar presença e a outra foi convidada a participar extra-concurso, como prémio por ter vencido a 1.ª edição do CanSat Júnior.

Pelos motivos apresentados nos dois parágrafos anteriores, a título excecional e pela primeira vez na história do CanSat Portugal, para além dos alunos do secundário, a final contou com a presença de alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino superior – uma vez que alguns dos que estavam no 12.º ano de escolaridade em 2020 estão agora na universidade. Foi muito interessante ver jovens de idades tão variadas, com claros níveis diferentes de conhecimento, a ajudarem-se e a apoiarem-se mutuamente face às adversidades, criando um ambiente de sã camaradagem, apesar de se tratar de uma competição.

Ao longo das suas oito edições, o CanSat Portugal já contou com a participação de mais de 700 jovens do ensino secundário.





Partilhe