Os participantes têm como missão identificar um problema climático local, investigá-lo usando imagens reais de satélite e/ou dados históricos sobre o clima, fazer as suas próprias medições no terreno e, por fim, propor uma forma de o monitorizar ou mesmo de o atenuar.
Pretende-se essencialmente que os estudantes aprendam que o Clima na Terra é um sistema complexo em constante mudança e que percebam a importância (e a urgência!) de respeitarmos o meio ambiente.
As equipas terão a oportunidade de partilhar o resultado do seu trabalho na plataforma oficial da ESA para este projeto escolar. Nesta página poderão ver o que as outras equipas têm feito ao longo dos anos na comunidade europeia dos Detetives do Clima. Esta plataforma serve também para promover o trabalho realizado pelas equipas e ajuda os estudantes a sensibilizarem as suas comunidades locais para o problema que investigaram.
Se quiserem participar e precisarem de inspiração para a vossa pesquisa, consultem a galeria do projeto e cliquem em ‘project gallery’ para conhecer alguns dos trabalhos realizados nas 3 edições anteriores. Entre os tópicos que têm sido escolhidos pelos alunos, contam-se alguns problemas ambientais e climáticos relevantes, como as secas, o degelo dos glaciares, a desflorestação e adaptação da agricultura, por exemplo.
Podem também consultar os projetos apresentados pelas equipas portuguesas em 2020, na plataforma do ESERO Portugal que foi criada para o efeito durante o período de confinamento provocado pela pandemia.