Os projetos dos Detetives do Clima 2020




Senhoras e senhores, meninas e meninos [rufar de tambores]... É como muito prazer que apresentamos 10 dos 21 projetos participantes na 2.ª edição do nosso concurso nacional dos Detetives do Clima, um projeto escolar da autoria da Agência Espacial Europeia (ESA).

A ESA e o ESERO Portugal confiaram aos nossos Detetives Climáticos mais jovens uma importante missão científica e até humanitária: foram incumbidos de identificar um problema climático local ou global, através de medições efetuadas no solo ou a partir de dados de satélite cedidos pela ESA. Terminada essa fase, os nossos Detetives foram depois incentivados a divulgar os seus resultados e conclusões a toda a sua comunidade escolar e à própria população local, com o intuito de os sensibilizar a todos para a existência do problema em questão, da sua gravidade e da urgência em o resolver.

As restrições consequentes da pandemia causada pelo surto de Covid-19 e as medidas de quarentena que nos foram impostas a todos não permitiram que os nossos jovens Detetives completassem os trabalhos a que se tinham proposto. No entanto, tanto o ESERO PT como a ESA convidaram todas as equipas a partilhar com a sua comunidade educativa os projetos que desenvolveram até ao momento em que foram forçadas a interromper o seu trabalho, como forma de as compensar pelo empenho e dedicação com que se dedicaram a este concurso.

Recebemos os projetos de 13 equipas. Basta clicarem em cada uma das imagens em baixo para terem acesso a uma nova página onde poderão ver toda a informação que essa equipa partilhou connosco. Nota: as imagens são hiperligações.

 

 

 

         

 

 

         
   
         
   
         
       

 

Por seu lado, a ESA convidou as equipas europeias participantes no concurso a partilhar os seus projetos, completos ou não, na sua plataforma online. Podem ver todos os trabalhos aqui.

Agradecimentos:

O ESERO PT agradece a preciosa ajuda dos investigadores climáticos Ana Bastos (Max Planck Institute for Biogeochemistry), Pedro Miranda (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Instituto Dom Luiz) e Sérgio Brás (ESA), no papel de consultores científicos e mentores das equipas deste ano. A sua partilha de conhecimentos, a sua disponibilidade e dedicação a este projeto foi de uma importância extrema, tanto para nós como para as equipas participantes. Bem hajam a todos!

Atenção:

  • Já não aceitamos mais partilhas nem atualizações de trabalhos. O prazo para nos enviarem a documentação necessária, indicada aqui, terminou no passado dia 5 de junho (já depois de ter sido alargado por mais uma semana).

  • Os textos apresentados pelas equipas na descrição dos seus trabalhos são da sua única e exclusiva responsabilidade.

 

Saudações climáticas para todos, mantenham-se seguros!




Partilhe





Outras Notícias


O Espaço vai à Escola 2020: Novidades!
O Espaço vai à Escola 2020: Novidades!


7.ª Conferência dos Professores EspAciais: Novidades!
7.ª Conferência dos Professores EspAciais: Novidades!


Os projetos escolares da ESA estão de volta!
Os projetos escolares da ESA estão de volta!