Water-Team

    Water-Team

  • Nome da equipa / projeto: Water-Team (Joane)

  • Nome da Escola: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Joane

  • Constituição da equipa:

    • Professora: Isabel Guerreiro de Almeida

    • Alunos: Adriana Pinto, Daniel Costa, José Pedro Pinto, Mariana Abreu, Rita Neto, Francisca Azevedo (6 alunos do 10.º ano de escolaridade, turma D)

 

  • Breve descrição do projeto:

Uma colega do grupo tem um poço no jardim que sempre forneceu água fresca e potável à família. No entanto, nos últimos anos, as análises mostram que a água está imprópria para consumo e não existe uma explicação para esse facto.

Decidimos descobrir em grupo porque é que a água do poço deixou de ser potável. Pretendemos encontrar a fonte do problema e arranjar uma solução para o mesmo; ou pelo menos tentar sensibilizar a população local para este fenómeno, uma vez que na zona onde mora a nossa colega há vários poços.


  • Póster do projeto: Pode ser descarregado aqui (PDF). 

Conteúdo: Apresentação da equipa | Descrição do problema climático | Pesquisa realizada através de imagens de satélite e de mapas | As diferentes fases do projeto: O que foi feito e o que ficou por fazer? | Divulgação dos resultados

 

  • Documento sobre a água: Neste trabalho, a equipa fala-nos também sobre a água potável; o ciclo da água; a poluição dos rios, mares e oceanos; e as suas consequências. Faça o download do documento que nos enviaram aqui (PDF).

 

  • Diagrama do projeto acompanhado de fotografias relevantes: 

    • FASE I – Exploração das imagens de satélite e de mapas (Análise das imagens de satélite obtidas pelo SENTINEL-2 ou Google Earth para visualizar a zona envolvente ao poço; e estudo da Carta Militar n.º 84 do Instituto Geográfico do Exército para estabelecer os possíveis percursos hidrográficos que possam alimentar o poço.)

      Figura Ia - Análise das imagens do Google Earth em sala de aula

      Figura Ib - Análise da Carta Militar n.º 84 em sala de aula

      Figura Ic - Análise da Carta Militar aquando do reconhecimento presencial da zona em estudo.

       

    • FASE II - Recolha e análise das águas (A pesquisa realizada permitiu à equipa estabelecer o percurso que a equipa considerou ser o mais apropriado para recolher as amostras de água que pretendia analisar. Com a colaboração da empresa Águas do Norte do Grupo Águas de Portugal, essas análises seriam feitas de acordo com os dois parâmetros pré-definidos para o efeito: microbiano e químico, este último através de cromatografia)

      Figuras IIa, b e c - Fotos do percurso escolhido

         
    • FASE III – Análise dos resultados (Análise dos resultados das amostras de água recolhidas e sua comparação com os de uma amostra de água potável, para identificação da zona que se encontra em risco e que possa estar na origem da má qualidade da água do poço em estudo.)

Nota ImportanteDada a situação de pandemia devido à Covid-19, não nos foi possível recolher as amostras, nem analisá-las (partes das FASES II e III e alguns dos documentos de divulgação do trabalho), dado que a empresa Águas do Norte do Grupo Águas de Portugal tinha marcado encontro com o grupo no início de março mas depois teve que entrar em confinamento no final de fevereiro...


    • FASE IV - Divulgação dos resultados e Campanha de prevenção 

      • Divulgação do trabalho efetuado na noite dos jovens cientistas e investigadores do Agrupamento, com a exposição dos pósteres elaborados e/ou apresentação oral dos resultados;

      • Criação de folhetos informativos sobre a qualidade da água e os cuidados a ter com o consumo de água a serem entregues nas diferentes juntas de freguesia e possível apresentação pelos alunos;

      • Criação de um sítio no Instagram e de um blog (comum também ao dos projetos das equipas Pine Curse e SOS CO2, também elas orientadas pela mesma professora) para divulgação de todo o trabalho efetuado.






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