CO2 SOS

    CO2 SOS

  • Nome da equipa / projeto: CO2 SOS (Joane)

  • Nome da Escola: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Joane

  • Constituição da equipa:

    • Professora: Isabel Guerreiro de Almeida

    • Alunas: Carolina Machado, Catarina Gomes, Cláudia Silva, Inês Machado e Maria Carvalho (5 alunas do 10.º ano de escolaridade, turma D)

  

  • Breve descrição do projeto:

Dado o impacto que os incêndios têm causado na nossa região, decidimos criar um protótipo de prevenção que nos informe das alterações das quantidades dos gases provenientes dos incêndios; nomeadamente o CO2, sendo este o mais direto de se medir. O protótipo está munido de vários sensores de COe cada um enviará dados via radiofrequência para um computador para posterior análise por um operador.

Sempre que os níveis de CO2 ultrapassarem os valores normais para a zona em estudo, será transmitido um sinal de alerta e a Proteção Civil será informada de tal facto após a confirmação dos dados.

 

Nota do ESERO PT: Para uma descrição mais detalhada deste projeto, convidamo-vos a consultar aqui o documento explicativo que nos foi enviado pela equipa, incluindo todo o trabalho de pesquisa realizado e respetivo enquadramento com os problemas relacionados com a frequência de incêndios na região, o planeamento do projeto e vários links úteis. Explicam-nos também em que momento tiveram que interromper parte do seu trabalho por causa da pandemia de Covid-19.

 

  • Póster de divulgação do projeto: Veja aqui o póster criado pela equipa para divulgar o seu trabalho na sua comunidade escolar.

 

  • Diagrama do projeto acompanhado de fotografias relevantes: 

    • FASE I – Exploração das imagens de satélite (As fotografias obtidas pelo Sentinel-2 permitiram efetuar a análise das zonas afetadas pelos incêndios florestais em 2019. Depois foram identificados os dispositivos da Proteção Civil e comparados com o protótipo criado.)

Figura IaSentinel-2 L1C image (2020-02-05).

Figura IbSentinel-2 L2A image (2020-02-05).

   
    • FASE II - Idealização do protótipo (Criação do protótipo em 3D a partir da modelação usando o programa SketchUp, colocação dos sensores e a respetiva programação em Arduíno)

Figura IIa - Modelo 3D do protótipo.

Figura IIb - Ensaios com sensores.

Figura IIc - Ensaios com a programação finalizada. 

     
    • FASE III – Colocação do protótipo e análise de dados (Colocação do protótipo na zona escolhida e análise dos dados recolhidos, pelo menos de 24 em 24 horas, durante uma semana, para analisar a fiabilidade do mesmo.)

Nota Importante: Dada a interrupção das atividades letivas devido ao Covid-19, a FASE III não foi completada; enquanto que para a FASE IV foram elaborados um póster e uma apresentação multimédia, bem como um folheto de divulgação / prevenção de incêndios florestais.


    • FASE IV - Divulgação do protótipo e do projeto

        • Apresentação do trabalho à comunidade escolar na noite dos jovens cientistas e investigadores do agrupamento (no final de maio ou junho).

        • Divulgação do trabalho no Instagram do grupo, de janeiro a junho, e no blog (comum também ao dos projetos das equipas Pine Curse e Water-Team, também elas orientadas pela mesma professora).

        • Campanha de prevenção contra incêndios, no fim de maio ou junho (ver o folheto em baixo, frente e verso)

 

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