Pine Curse

    Pine Curse

  • Nome da equipa / projeto: Pine Curse (Joane)

  • Nome da Escola: Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Joane

  • Constituição da equipa:

    • Professora: Isabel Guerreiro de Almeida

    • Alunos: Diana Azevedo, Juliana Pereira, Lara Abreu, Maria Ribeiro e Simão Sá (5 alunos do 10.º ano de escolaridade, turma D)

 

  • Breve descrição do projeto:

As mudanças no clima têm vindo a alterar os ecossistemas e inclusive a alterar o ciclo de vida de algumas espécies e a extinção de outras. Na nossa escola temos observado algumas dessas mudanças, como por exemplo a quantidade de lagartas do pinheiro, que tem vindo a aumentar. O parque nacional Peneda-Gerês também tem sido assolado por esta praga. Para além deste inseto, também temos ouvido falar numa outra praga que dizima os pinheiros e outras árvores, os nemátodosDecidimos assim debruçar-nos sobre estes dois seres vivos, fazendo um estudo da presença dos mesmos no nosso agrupamento.

Nota do ESERO PT: Para uma descrição mais detalhada deste projeto, convidamo-vos a consultar aqui o documento contendo o plano de trabalho que nos foi enviado pela equipa, incluindo toda a pesquisa realizada sobre estes dois seres e a recolha de dados feita na escola e nos seus arredores. A partir daqui, foram impedidos de continuar o seu trabalho por culpa da pandemia do Covid-19. Ainda assim, explicam-nos passo a passo o que planeavam fazer nas fases seguintes do seu projeto.

 

  • Diagrama do projeto acompanhado de fotografias relevantes: 

    • FASE I – Revisão bibliográfica (Pesquisa realizada sobre ambas as espécies em estudo, através de livros; de consultoria científica com possíveis colaboradores do projeto; e nos sites do Instituto da Conversação da Natureza e das Florestas, o ICNF; e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o INIAV)

      Nota: A equipa produziu um documento sobre os resultados obtidos durante a sua pesquisa sobre a lagarta do pinheiro. Pode consultá-lo aqui

      Figura Ia - Esquema do ciclo de vida da lagarta do pinheiro (in site do ICNF)


      Figura Ib - Esquema do ciclo de vida do nemátodo (in site da CONFAGRI, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal CCRL)

    • FASE II - Recolha de dados na escola e zona circundante (na freguesia de Joane e em outras zonas limítrofes que possuam um habitat propício às duas espécies)

      Figura IIa - Fotografia de ovos de lagartas do pinheiro tirada no recreio da Escola (geralmente elas põem-nos no topo dos pinheiros)

      Figura IIb - Outra fotografia de ovos de lagartas tirada no recreio da Escola

       

    • FASE III – Idealização de propostas de resolução ou minimização da presença do nemátodo-da-madeira-do-pinheiro e da lagarta do pinheiro (processionária) (Preparação das amostras recolhidas para serem analisadas na Universidade do Minho, a UM, com a colaboração da respetiva equipa de nematologistas)

Nota Importante: Dada a situação de pandemia devido à Covid-19, não nos foi possível recolher amostras, nem analisá-las (parte das FASES II e III e alguns dos documentos de divulgação do trabalho); dado que a UM interrompeu a atividade antes de nós e como tal não nos foi possível efetuar a parte prática.

Nota: Apresentamos no entanto aqui o protocolo experimental criado pela UM para a amostragem e extração do nemátodo-da-madeira-do-pinheiro que tencionávamos utilizar.


    • FASE IV - Divulgação dos resultados e Campanha de prevenção

        • Divulgação do trabalho efetuado na noite dos jovens cientistas e investigadores do Agrupamento, com a exposição dos pósteres elaborados e/ou apresentação oral dos resultados. 

        • Criação de folhetos informativos sobre cada uma das espécies, apontando os cuidados a ter com a floresta ou zonas arborizadas a serem entregues nas diferentes juntas de freguesia e possível apresentação pelos alunos.

        • Criação de um blog (comum também ao dos projetos das equipas SOS CO2 e Water-Team, também elas orientadas pela mesma professora) para divulgação de todo o trabalho efetuado.

 

Figura IV - Regiões no mundo afetadas maioritariamente pela lagarta do pinheiro (segundo o Invasive Species Compendium)





Partilhe