Oradores da 8.ª Conferência

    Oradores da 8.ª Conferência

Clique no nome do orador(a) pretendido para ler a sua biografia: Ana Noronha, Ricardo Conde, Clara Cruz Niggebrugge, Francisco Cunha, Nuno Catarino, Carolina Sá, Monica Talevi, Anca Anghelea, António Araújo, Mário Caetano, Catarina Alves de Oliveira, José Afonso, Cláudio Melo, João LeiteMarta GuimarãesPedro Russo e João Dias.

 

Ana Noronha · Direção Ciência Viva

Ana Noronha licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1980. Em 1987 obteve o doutoramento em Física, na área de Sistemas Não Lineares, no Instituto Superior Técnico.

É Diretora Executiva da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, onde desenvolve a sua atividade desde 1998, participando em vários projetos internacionais sobre o Espaço e o Oceano. Ana Noronha é também a Diretora do ESERO Portugal.

 

Sessão inicial | Abertura da Conferência


 

Ricardo Conde · Presidente da Agência Espacial Portuguesa

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Tecnologias Espaciais. Iniciou o seu percurso profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993 com a participação em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos Segmentos Espaço e Terra.

Em 2019 entrou na Agência Espacial Portuguesa como membro da Direção e cerca de um ano depois foi nomeado Presidente.

 

Sessão inicial | Abertura da Conferência


 

Clara Cruz Niggebrugge · Responsável pelo Projeto ESERO na Agência Espacial Europeia, ESA

Clara Cruz Niggebrugge é a Coordenadora do Projeto ESERO a nível Europeu no Departamento de Educação da Agência Espacial Europeia (ESA). Concluiu uma licenciatura em Matemática no ramo da Educação, na Faculdade de Ciências de Lisboa em 2000, e mais tarde um Mestrado em Gestão de Comunicação Internacional en Haia, na Holanda. 

Há mais de 15 anos que trabalha na ESA em diversas funções ligadas à comunicação de missões de Observação da Terra, Exploração Espacial e gestão de projectos internacionais ligados à Comunicação e Educação.

 

Sessão inicial | Abertura da Conferência


 

Francisco Cunha · Diretor Executivo da GEOSAT

Diretor Executivo da GEOSAT e operador europeu de satélites de Observação da Terra. Formado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e com um MBA da AESE Business School, já trabalhou em think-tanks, centros de I&D e empresas, como diretor de estratégia, I&D, desenvolvimento industrial e de negócio.

Foi também assessor para I&D empresarial num gabinete governamental; consultor da Transparency International para a Defesa; e representou Portugal em grupos europeus na área de Aeronáutica, Espaço e Segurança.

 

Painel com debate | O poder da imagem: da Observação da Terra ao Planeta Digital

 

Nuno Catarino · Chefe de Divisão de Sistemas de Dados da DEIMOS

Licenciado em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. Atualmente é o Chefe da Divisão de Sistemas de Dados da DEIMOS. Dedica-se à exploração do desenvolvimento de novos serviços e produtos, em particular para a Deteção Remota dos Oceanos e Regiões Costeiras.

Nuno Catarino tem liderado vários grandes consórcios internacionais no desenvolvimento de software e hardware para atividades dos satélites Copernicus Sentinel da Europa e para os satélites Earth Exploreres da Agência Espacial Europeia; e mercados de Observação da Terra, envolvendo parceiros industriais, institucionais e académicos.

 

Painel com debate | O poder da imagem: da Observação da Terra ao Planeta Digital

 

Carolina Sá · Projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa

Responsável pelos projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space. Doutorada em Ciências do Mar pela Universidade de Lisboa, trabalhou mais de 10 anos como investigadora estudando o fitoplâncton a partir do Espaço. Especializou-se em deteção remota por satélite da cor do oceano, centrando-se em atividades de validação e desenvolvimento de novos produtos para aplicação na costa portuguesa.

Trabalha na Portugal Space desde 2019 e a delegação nacional que segue os programas da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Comissão Europeia na área da Observação da Terra.

 

Painel com debate | O poder da imagem: da Observação da Terra ao Planeta Digital

 

Monica Talevi · Head of STEM Education and Outreach Unit, ESA

Nascida em Itália, obteve o Mestrado em Matemática e Astronomia pela Universidade de Roma La Sapienza. Entre 1998 e 2009 trabalhou como Coordenadora de Informação Científica na Agência Espacial Europeia (ESA) no European Space research and TEchnology Centre (ESTEC), em Noordwijk, nos Países Baixos.

Atualmente é a Chefe da Unidade de Coordenação e Divulgação, Gabinete de Educação e Gestão do Conhecimento no Departamento Educativo da ESA no ESTEC, cargo que ocupa desde 2012. Coordena o trabalho de todos os ESEROs dos Estados Membros da ESA.

 

Palestra | Highlights of the Education 2030


Anca Anghelea · Earth Observation Data Scientist, ESA

Nascida na Roménia, doutorada em Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade Politécnica de Bucareste e pós-graduada em Sistemas de Radar e Processamento de Dados. Estudou Física Social, Análise de Dados, Aprendizagem de Máquinas e Mastering Design Thinking no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Trabalha atualmente na Agência Espacial Europeia (ESA) desde 2019, a partir das suas instalações em Roma. Ocupou o cargo de Observation Open Data Scientist durante dois anos e em Outubro de 2021 iniciou as suas novas funções como Open Science Platforms Engineer. Foi Investigadora Principal e Gestora de Projetos do Centro de Investigação para a Informação Espacial (CeoSpaceTech), em Bucareste, e Oficial de Projetos no Centro de Satélites da União Europeia em Madrid, Espanha.

 

Painel com debate | Portal RACE: Espaço para a Sociedade

 

António Araújo · Deteção Remota e Geo-informação, GMV

Engenheiro Biofísico e especialista em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica. Investigador do antigo Instituto Geográfico Português em 2004. Em 2009 começou a trabalhar na GMV, iniciando a unidade de deteção remota e geo-informação da GMV em Portugal.

Hoje é responsável por uma equipa de cerca de 20 pessoas que trabalham no desenvolvimento de serviços e aplicações de satélite em vários domínios temáticos: agricultura, floresta, ambiente, resiliência climática, água, energia, mar, entre outros. A sua unidade integra, há vários anos, os consórcios internacionais responsáveis pelos serviços operacionais do Copernicus nas áreas temáticas da Segurança e da Gestão de Emergências.

 

Painel com debate | Portal RACE: Espaço para a Sociedade


Mário Caetano · Investigador Principal da Direção-Geral do Território

Investigador principal da Direção-Geral do Território, onde é Subdiretor-Geral com competências nas áreas da geodesia, da cartografia e da informação geográfica. Tem agregação em gestão de informação da NOVA Information Management School, doutoramento e licenciatura em Engenharia Florestal pela Universidade de Lisboa  e mestrado em Geografia pela Universidade da Califórnia.

Desde 1990 que leciona e trabalha em investigação na área do processamento digital de imagens de satélite e análise espacial em Sistemas de Informação Geográfica.

 

Painel com debate | Portal RACE: Espaço para a Sociedade

 

Catarina Alves de Oliveira · Investigadora da ESA e responsável pela preparação do JWST

Doutorada em 2008 pela Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (Alemanha). Estudou Formação Estelar na nossa Galáxia no Laboratório de Astrofísica de Grenoble (França). Em 2011 juntou-se à equipa de cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA), onde se tem dedicado à preparação do telescópio espacial James Webb (JWST). Trabalhou também em Baltimore, nos Estados Unidos da América, entre 2015 e 2020, para assegurar a contribuição da ESA na fase de desenvolvimento e teste do centro de operações do JWST.

Exerce o cargo de responsável pela definição, design e implementação das contribuições da ESA para as operações científicas das missões Ariel e SMILE. Desempenha as suas funções atuais no Centro Europeu de Astronomia Espacial, em Madrid.

 

Painel com debate | 3, 2, 1... Novo telescópio James Webb!

 

José Afonso · Investigador na FCUL e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Doutorado em Astrofísica (2002) pelo Imperial College de Londres. Investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o qual ajudou a fundar e coordenou até 2021. Estudou formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute (EUA), Australia Telescope National Facility, Onsala Space Observatory (Suécia) e em Portugal.

Atualmente procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a deteção dos primeiros buracos negros do Universo, participando no desenvolvimento de alguns instrumentos astronómicos revolucionários, como por exemplo o espectrógrafo Multi-Object Optical and Near-infrared Spectrograph, a instalar no Very Large Telescope em 2022; e a câmara Wide-Field Imager para o futuro telescópio de Raios-X Athena, da ESA, que será lançado por volta de 2032.

 

Painel com debate | 3, 2, 1... Novo telescópio James Webb!

 

Cláudio Melo · Investigador na Agência Espacial Portuguesa

Nascido no Brasil, doutorado em Astrofísica pela Universidade de Genebra (Suíça). Em 2002, tornou-se bolseiro científico no Observatório Europeu do Sul (ESO), no Deserto do Atacama, no Chile. Durante quase 20 anos, contribuiu para o ESO em muitas funções diferentes. Esteve nas operações do observatório, fez gestão científica e, mais recentemente, envolveu-se na definição da política científica e diplomacia. Faz investigação em exoplanetas e estrelas jovens.

Inspirado pelas ambições espaciais portuguesas de tornar o espaço parte da vida do país, integrou a equipa científica da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space. Deseja fomentar sinergias entre a astronomia espacial e a astronomia terrestre para alimentar a relação entre a ciência e a sociedade.

 

Painel com debate | 3, 2, 1... Novo telescópio James Webb!

 

João Leite · Professor Associado de Informática da FCT NOVA

Professor Associado do Departamento de Informática da FCT NOVA, Portugal, e Senior Invited Fellow da University of New South Wales, em Sydney, na Austrália. Atualmente é Presidente do Departamento de Informática da FCT NOVA, membro fundador do Nova Laboratory for Informatics and Computer Science (NOVA LINCS), e Investigador Principal do grupo de Knowledge-Based Systems.

Foi membro do Centro de Inteligência Artificial desde 1997, e seu Diretor Executivo entre 2012 e 2015, altura em que foi criado o NOVA LINCS. Tem sido regente de várias unidades curriculares na área da Inteligência Artificial, que é também a sua principal área de investigação. É autor de um livro, co-editor de 25 livros e edições especiais de revistas científicas, e co-autor de mais de 120 artigos. Recebeu o Prémio Santander Totta de Investigação Colaborativa em 2017.

 

Painel com debate | Dados para que vos quero: a Inteligência Artificial e o Espaço

 

Marta Guimarães · Líder da Equipa de Inteligência Artificial na Neuraspace

Completou o Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico em janeiro de 2021. Já desenvolveu investigação na área de Machine Learning e Data Science aplicada a gestão de tráfego aéreo, em parceria com a TAP. 

Atualmente trabalha na Neuraspace, onde lidera a equipa de Inteligência Artificial. A sua investigação foca-se principalmente no desenvolvimento de soluções para evitar colisões entre satélites e lixo espacial. 

 

 

Painel com debate | Dados para que vos quero: a Inteligência Artificial e o Espaço

 

 

Pedro Russo · Direção Ciência Viva

Licenciado em Matemática Aplicada, Física e Astronomia na Universidade do Porto, Portugal. Foi bolseiro para a Investigação do Sistema Solar no Instituto Max-Planck, na Alemanha.  Professor assistente em Astronomia & Sociedade na Universidade de Leiden, Holanda, onde lidera o Grupo Astronomia & Sociedade. Em 2021 integrou os quadros da Direção da Ciência Viva.

Foi o coordenador global do Ano Internacional da Astronomia das Nações Unidas 2009. Pedro Russo está envolvido em várias organizações internacionais e o seu trabalho recebeu vários prémios, tais como o Prémio Especial Sementes 2009, Scientix Melhor Recurso Educacional em 2015 e 2016, Atividades Educativas Mais Inovadoras em 2017 e 2018 pela HundrED e o Prémio K. J. Cath da Universidade Leiden de 2018.

 

Moderador do painel | Portal RACE: Espaço para a Sociedade

 

João Dias · Ciência Viva e ESERO Portugal

Mestrado em Astronomia e Astrofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi investigador em Astrofísica Extragalática no Observatório Astrofísico de Arcetri, em Itália, e realizou diversas observações de galáxias distantes no infravermelho no Observatório de La Silla, no Chile. 

Trabalha na Ciência Viva desde Outubro de 2017, tendo integrado a equipa do programa educativo ESERO Portugal, uma parceria da Agência Espacial Europeia com a Ciência Viva. Assumiu as funções de coordenador do ESERO Portugal em 2019.

 

Moderador do painel | 3, 2, 1... Novo telescópio James Webb!





Partilhe